Dom Dulcênio Preside Missa na Catedral e em Queimadas neste XII Domingo do Tempo Comum
Neste XII Domingo do Tempo Comum, 21 de junho, o Bispo Diocesano
de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, presidiu duas celebrações
eucarísticas, reunindo fiéis em momentos de fé, comunhão e fortalecimento da
caminhada cristã.
Pela manhã, o prelado presidiu a tradicional Missa no Lar,
celebrada na Catedral Nossa Senhora da Conceição. A celebração contou com a
participação de centenas de fiéis, incluindo muitos visitantes que estão na
cidade por ocasião dos festejos juninos. Em sua saudação inicial, Dom Dulcênio
acolheu a todos que se reuniram para a oração dominical e manifestou sua
alegria pela presença daqueles que visitam Campina Grande neste período
festivo. A Santa Missa foi concelebrada pelo Padre Luciano Guedes, com
assistência litúrgica do Diácono Anderson e dos seminaristas.
Ao final da celebração, o bispo destacou a importância da oração
pelas vocações sacerdotais, recordando a recente ordenação presbiteral do Padre
Allan Pereira, realizada na última sexta-feira. Dom Dulcênio também mencionou
as duas próximas ordenações sacerdotais: Diáconos Miguel e Mayke Everson, além
dos seis seminaristas que concluíram sua formação e atualmente realizam estágio
pastoral, preparando-se para a ordenação diaconal e, posteriormente, para o
sacerdócio. Na ocasião, Padre Luciano Guedes reforçou o convite para a Campanha
do Frio, incentivando os fiéis a colaborarem com doações de agasalhos e
contribuições financeiras em favor dos mais necessitados.
Homilia
Dom Dulcênio destacou que a missão de anunciar o Evangelho pode
parecer maior que as forças humanas, mas lembrou que Deus nunca abandona aqueles
que chama. Segundo ele, a graça divina sustenta os cristãos em sua vocação e
fortalece o testemunho de fé diante dos desafios da vida.
“Temos a franca impressão de que o encargo a nós concedido pela
Divina Providência é superior à nossa capacidade humana. E, de todo, não
estamos errados ao pensarmos primariamente assim; não estaríamos errados se, ao
lado do labor de testemunhá-Lo, Deus não nos concedesse o auxílio premente da
Sua graça, que a tudo sustém; que nos sustém”, destacou.
Inspirando-se no profeta Jeremias, o bispo recordou que o medo e o
sentimento de incapacidade também marcaram a vida dos escolhidos por Deus.
Apesar das perseguições e dificuldades, Jeremias permaneceu firme porque
confiava na presença do Senhor.
“O próprio Jeremias, sentindo a sua incapacidade, também exclamou:
“Ah! Senhor Deus, não sei falar, sou uma criança” (Jr 1,6). Porém, escutou do
Senhor, tanto o encorajamento quanto a promessa: “Não tenhas medo deles, pois
estou contigo para defender-te” (Jr 1,8). Escutou de tal maneira que pôde
confessar mais tarde: “Tu me seduziste, Senhor, e eu me deixei seduzir! Foste
mais forte do que eu e me subjugaste”, trouxe.
Ao refletir sobre o Evangelho, Dom Dulcênio ressaltou o apelo de
Jesus: “Não tenhais medo”. Para ele, o cristão é chamado a viver com coragem,
colocando sua confiança em Deus acima das adversidades e das pressões do mundo.
“Por três vezes, no Evangelho que acabamos de ouvir, temos o
Senhor a embutir-nos intrepidez: “Não tenhais medo dos homens. [...] Não
tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! [...] Não
tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais” (Mt 10,26.28.31). Para o
cristão que realmente deseja se ocupar das coisas divinas só existe um medo: o
de pecar, desagradando a Deus (cf. Mt 10,28)”, refletiu.
Por fim, convidou os fiéis a recorrerem à oração e a manterem os
olhos voltados para o Senhor, especialmente nos momentos difíceis. O bispo
concluiu lembrando que Deus permanece ao lado dos que O seguem e nunca deixa de
conduzi-los com amor e providência.
“Elevemos a Ele o nosso olhar, o nosso coração, a nossa prece. A
oração confiante é típica daquele que se ocupa das coisas do Senhor, pois, como
bem rezou o Profeta Jeremias, exaltando a justiça divina: “Ó Senhor dos
exércitos, que provas o homem justo e vês os sentimentos do coração, rogo-te me
faças ver tua vingança sobre eles; pois eu te declarei a minha causa”, findou.
Missa e Crisma na Paróquia da Guia, em Queimadas
Já no período da tarde, Dom Dulcênio esteve na Igreja Matriz de
Nossa Senhora da Guia, onde presidiu a Santa Missa com o rito do Sacramento da
Crisma. A celebração reuniu a comunidade paroquial e familiares dos crismandos,
marcando um momento especial na caminhada de fé dos jovens e adultos que
receberam a confirmação do Espírito Santo.
Ao todo, 151 crismandos receberam o Sacramento da Confirmação
durante a celebração, que contou com a concelebração do Padre Francisco
Evaristo e assistência dos seminaristas.
Homilia
Refletiu sobre a confiança que o cristão deve depositar em Deus
diante das fragilidades e desafios da vida. Partindo das palavras do Salmo 27,
o bispo destacou que o Senhor é a verdadeira força do seu povo.
“Muito mais do que um socorro que vem em auxílio da nossa
debilidade, a proteção de Deus em nosso favor é uma manifestação fiel da Sua
graça. Tudo isto consoante aos nossos amor e temor, que têm como resposta a
condução e a firmeza da nossa vida nas trilhas deste mundo sob a luz e o calor
do amor divino, de maneira que o Senhor nunca nos deixa ao abandono, e, fazendo
justiça à Sua fidelidade, supera as nossas expectativas de Sua misericórdia”,
refletiu.
Ao meditar sobre o Evangelho, o bispo enfatizou a tríplice
exortação de Jesus: “Não tenhais medo”. Segundo ele, essas palavras revelam o
cuidado de Deus para com os seus filhos, pois o Senhor conhece profundamente
cada pessoa, suas capacidades e limitações.
“Esta tríplice exortação de coragem é destinada a nós, cristãos,
seres amados por Deus, Ele que nos conhece inteira e profundamente; Ele, que
nos conhece melhor do que a nós mesmos. O Senhor sabe até onde vão as nossas
capacidades humanas, e, por isso, assiste-nos com a Sua graça, que “supõe a
nossa natureza e a eleva”, como diz Santo Tomás de Aquino”.
O bispo também ressaltou que a providência divina não se limita a
suprir as carências humanas, mas manifesta a abundância do amor de Deus
derramado sobre a humanidade por meio de Cristo. Essa certeza, afirmou, deve
despertar nos fiéis uma atitude de louvor e gratidão.
“A graça amorosa de Deus nos preenche, de maneira que o Senhor não
apenas nos compensa, como, com largueza, distribui-nos o Seu amor, “o dom
gratuito concedido através de um só homem, Jesus Cristo, se derramou em
abundância sobre todos” (Rm 5,15). Assim, como Jeremias, na Primeira Leitura,
podemos exclamar: “Cantai ao Senhor, louvai o Senhor, pois ele salvou a vida de
um pobre homem das mãos dos maus” (Jr 20,13)”, pregou.
Concluindo sua reflexão, o prelado recordou o testemunho dos
santos e mártires, que enfrentaram sofrimentos e perseguições por fidelidade ao
Evangelho. Para ele, a perseverança na verdade e na justiça encontra sua força
na promessa de Cristo, que encoraja os discípulos.
“Corajosamente, vale a pena tudo sofrer, tudo enfrentar por amor a
Deus. Esta lição dada pelos santos, em especial pelos mártires, é grande
incentivo de perseverança. [...] Insultos físicos ou morais, tudo sofrermos por
amor ao Senhor, sempre na obediência à verdade e à justiça, para recebermos do
próprio Cristo, diante do Pai, no Espírito Santo, um positivo testemunho de
amor, que nos coroará com o prêmio da vitória do Céu. Enquanto tal plenitude
não nos chega, ecoe no nosso coração as reconfortantes palavras do Onipotente:
“Não tenhais medo!”, findou.
Por:
Ascom
Fotos: Pascom Catedral e Pascom da Guia (Queimadas)






















FOTOS EM QUEIMADAS





















