Tem início a Visita Pastoral Canônica de Dom Dulcênio à Paróquia de Cuité

Atualizado em 12/11/25 às 23:109 minutos de leitura60 views

Teve início na manhã desta quarta-feira, 12 de novembro, a Visita Pastoral Canônica de Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo Diocesano de Campina Grande, à Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, na cidade de Cuité. A programação marcou o primeiro dia de uma semana dedicada ao encontro do Pastor Diocesano com o povo de Deus da paróquia.

A acolhida aconteceu na Capela de São José, onde Dom Dulcênio foi recebido com entusiasmo pelo Pároco, Padre João Paulo, pelo Vigário Paroquial, Padre Marcos Souza, e pelos fiéis que se reuniram para dar as boas-vindas. O seminarista João Victor também acompanha o bispo durante estes dias. Após um momento de oração e agradecimento pela acolhida, o bispo seguiu em carreata até a Igreja Matriz, percorrendo as principais ruas da cidade.

Na chegada à Matriz de Nossa Senhora das Mercês, muitos paroquianos aguardavam o bispo. Ali, juntos, rezaram a Hora Média. Em seguida, Dom Dulcênio, acompanhado dos sacerdotes, dirigiu-se à Casa Paroquial, onde participou de um almoço fraterno com o Tenente Coronel Hilmário, comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, o Cabo Anderson, e o Tenente Kenneth, do Corpo de Bombeiros. O momento foi marcado por convivência e diálogo sobre a importância da presença da Igreja junto às instituições civis.

Durante a tarde, o bispo realizou uma visita institucional à Prefeitura Municipal de Cuité, sendo recebido pelo prefeito e servidores públicos. Depois, visitou o espaço onde está sendo confeccionada a imagem de São João Maria Vianney, que será instalada na Residência Sacerdotal de mesmo nome, localizada nas dependências do Seminário Diocesano, em Campina Grande. O espaço, que será inaugurado no dia 15 de dezembro, será destinado ao acolhimento de padres idosos e enfermos.

Ainda na programação da tarde, Dom Dulcênio visitou o Lar de Idosos “Vó Filomena”, onde vivem cerca de 40 idosos que são acompanhados pela Pastoral da Pessoa Idosa da paróquia. O bispo expressou gratidão e reconhecimento a todos os que se dedicam aos cuidados e à evangelização dos residentes, destacando o carinho e a alegria partilhada com os idosos durante a visita.

Encerrando o primeiro dia da Visita Pastoral, à noite, Dom Dulcênio presidiu a Santa Missa na Igreja Matriz, precedida pelo hasteamento das bandeiras, ao som da banda filarmônica do município. A santa Missa foi marcada pela investidura de 17 novos Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia, com renovação dos veteranos. Durante sua homilia, o bispo convidou os fiéis a rezarem por ele e pela paróquia, para que esta Visita Pastoral seja um tempo de graças e renovação da fé.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial



Comentários (0)