Padre Francisco Tomaz toma posse como novo Administrador Paroquial de Umbuzeiro

Atualizado em 13/08/25 às 00:329 minutos de leitura66 views

Dando continuidade às Posses Canônicas na Diocese de Campina Grande, na noite desta terça-feira, 12 de agosto, o Padre Francisco de Assis Tomaz foi empossado como novo Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Livramento, localizada na cidade de Umbuzeiro e pertencente à Forania Agreste II. A Solene Missa com Rito de Posse foi presidida pelo Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos.

A celebração contou com a presença de Padres, Diáconos, seminaristas e uma expressiva participação dos fiéis, especialmente membros das pastorais, movimentos e serviços paroquiais, que se reuniram para dar as boas-vindas ao novo pastor. Com sua posse, Padre Francisco se torna o 11º sacerdote a assumir a condução da paróquia.

Também estiveram presentes fiéis vindos da Paróquia da Sagrada Família, em Campina Grande, onde o novo administrador paroquial exerceu recentemente seu ministério, prestando apoio e expressando gratidão pela caminhada partilhada.

Nos instantes finais, a senhora Ione, representando a comunidade paroquial, expressou palavras de apoio e fé. Em sua fala, destacou que o padre chega para guiá-los e caminhar junto à comunidade, assegurando que ele poderá contar com as orações e o apoio dos fiéis em sua nova missão. “Que a Virgem Mãe do Livramento o proteja e que juntos possamos realizar a missão de evangelização em nossa comunidade”, exortou.

O acolhimento também contou com a presença do Padre Lucas, que deu as boas-vindas em nome da Forania Agreste 2. “Caminharemos juntos na evangelização. Sinta-se acolhido por nós, padres desta forania”, afirmou.

Em sua fala, Padre Francisco agradeceu ao bispo pela confiança depositada e cuidado à comunidade. Destacou o legado deixado pelos padres anteriores e reafirmou seu compromisso com a continuidade da evangelização. “Chego para caminhar com vocês, cuidar deste rebanho que me foi confiado, desta nova família, e dar continuidade ao serviço pastoral e administrativo”, disse.

Homilia

Na homilia, Dom Dulcênio destacou que a verdadeira grandeza no Reino de Deus está na humildade e no serviço. Ele lembrou que o poder e a ganância não combinam com o seguimento de Jesus e que todo chamado deve ser vivido com espírito de doação, conforme a vontade divina.

“Quando realizo as posses canônicas, o meu pensamento é de súplica a Deus para que tudo transcorra segundo a Sua vontade, por isso, tomo a liberdade de dizer ao nosso irmão Padre Francisco Tomaz, o empossado de hoje, mas que serve para todos; a humildade e o espírito de serviço colocam o discípulo do Senhor entre os maiores do Reino dos Céus. Iluminados pelo Evangelho que ouvimos, chegamos à conclusão que a busca pelo poder e a ganância não condizem com aquele que são seguidores de Jesus Cristo, o Filho de Deus”, iniciou sua pregação.

Inspirado pela leitura do Deuteronômio, o bispo comparou a missão de Padre Francisco à de Josué, que assume a liderança após Moisés. Encorajou o novo Administrador Paroquial a confiar plenamente em Deus, pois é Ele quem guia, fortalece e vence as batalhas junto ao seu povo.

“Padre Francisco, a história e luta do povo de Deus, conduzido por Moisés, nos dá a certeza de uma coisa, quando confiamos em Deus e andamos corretamente, colocando em prática seus ensinamentos, ele nos fortalece e passa a fazer parte da nossa vida e das nossas ações. Quando isso acontece, não há obstáculos capaz de nos intimidar. Nesse sentido, os conselhos que Moisés dá ao povo e a Josué são também valiosos para a sua realidade, assumindo essa nova missão aqui na Paróquia de Nossa Senhora do Livramento de Umbuzeiro”, refletiu.

No Evangelho, Jesus ensina como viver em comunidade: com humildade, perdão e responsabilidade mútua. Dom Dulcênio ressaltou que o valor de um líder está na resposta generosa ao chamado, não no tempo ou posição em que foi chamado. Os últimos podem ser os primeiros, se forem fiéis e perseverantes.

“Como nós que somos líderes, que fomos escolhidos, somos alertados como essa afirmação do Mestre: “Muitos dos primeiros serão os últimos e muitos dos últimos serão os primeiros” (Mt. 19,30). Que advertência! O que Jesus ensina é que pode acontecer que aqueles que receberam a graça e o chamado primeiramente não mereçam tanto como os chamados à última hora; não é a época do chamado, mas a generosidade da resposta o que vai aproximar-nos de Deus, conseguindo-nos a salvação e a santificação; não basta, por outro lado, começar, se não se persevera na prática do bem e da virtude; não basta responder, mas é preciso responder com generosidade às graças recebidas”.

Por fim, o bispo motivou Padre Francisco a não desanimar diante das dificuldades. A missão deve ser vivida com coragem, humildade e desapego, pois quem serve com o coração será grande no Reino dos Céus.

“Concluo, dizendo para o Padre Francisco, para mim mesmo e para todos os presentes. Desapegue o coração das riquezas terrenas, se você não quiser se afastar de Deus; e se ocupa algum posto de honra ou de superioridade, que o faça ser o primeiro, viva com tal humildade e em tamanha atitude de serviço aos outros, que pareça ser os últimos, isto é, os humildes serão os primeiros. Se por acaso esteja desanimado, sem brilho na missão, perante a comunidade, anime-se e tenha confiança, porque se você vive a humildade de coração, poderá chegar a ser o primeiro no Reino de Deus. Amém”, concluiu.

Sobre a Paróquia

A Paróquia de Nossa Senhora do Livramento foi criada em 26 de outubro de 1902 pelo então Arcebispo da Paraíba, Dom Aurélio de Miranda. Localiza-se na cidade de Umbuzeiro, que à época era a Freguesia de Nossa Senhora do Livramento. Atualmente, a paróquia pertence à Forania Agreste II, da Diocese de Campina Grande.

Sua estrutura pastoral é composta por 16 comunidades, sendo 13 localizadas na zona rural e 3 na área urbana.

Com a posse do Padre Francisco de Assis Tomaz, a paróquia passa a contar com o 11º sacerdote a assumir sua condução pastoral desde sua criação, marcando mais um capítulo na história de fé e missão da comunidade umbuzeirense.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial


Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)