Padre Israel Pedro toma posse como Administrador Paroquial em Fagundes

Postado em 31/07/25 às 00:0910 minutos de leitura119 views

Na noite desta quarta-feira, 30 de julho, a Paróquia São João Batista, localizada na cidade de Fagundes, no Agreste paraibano, acolheu seu novo Administrador Paroquial, o Padre Israel Pedro de Oliveira Júnior. Esta é a primeira paróquia assumida pelo sacerdote, que foi empossado durante solene celebração presidida por Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo Diocesano de Campina Grande.

A missa contou com grande participação da comunidade local, representada por seus grupos, pastorais, movimentos, comunidades e serviços, e também dos fiéis da Paróquia de São João Paulo II e n. S. de Fátima, no Aluízio Campos, onde atuava como Vigário Paroquial, além da presença de numerosos sacerdotes da Diocese de Campina Grande e também das Dioceses de Caruaru e Patos. Diáconos e seminaristas colaboraram na liturgia.

Em sua mensagem, Padre Israel agradeceu a confiança do bispo ao confiá-lo à missão em Fagundes, destacou o acolhimento vivido nos últimos meses e agradeceu à Paróquia do Aluízio Campos, na pessoa do Padre Rodolfo Lucena, pela acolhida, convívio e missão conjunta. Demonstrando disposição e entusiasmo, comprometeu-se a servir com escuta, diálogo e proximidade, pedindo a intercessão de São João Batista, São Sebastião e Santo Antônio no início de sua nova missão pastoral.

Representando a Forania Agreste 1, o Padre Carlinhos, da Paróquia São Pedro e São Paulo, em Queimadas, deu as boas-vindas ao novo administrador, desejando-lhe um ministério frutuoso. Ao final da celebração, Dom Dulcênio agradeceu o “sim” do Padre Israel e exortou os fiéis de Fagundes a colaborarem com alegria na caminhada paroquial que agora se inicia.

Homilia

Dom Dulcênio destacou Jesus como o grande pedagogo que, por meio de parábolas, revela o valor do Reino de Deus. Na parábola do tesouro e da pérola, entendemos que o Reino é um bem precioso, que exige entrega total. Quem o descobre, coloca tudo em segundo plano, pois encontrou o verdadeiro sentido da vida.

“Na verdade, as parábolas são uma forma de explicar o valor do Reino; quando descoberto, por ele se deve deixar tudo mais em segundo plano. A pessoa descobrir um tesouro que não estava procurando significa que o Reino não depende dos próprios méritos, mas é dom de Deus que pede de nós uma resposta. Aquele que procura pérolas preciosas e encontra uma de grande valor, não duvida em colocar sua compra em primeiro lugar. Assim, o Reino se transforma no único valor absoluto para aquele que o descobre, isto é, a maior riqueza para o seguidor de Jesus”, iniciou.

Dentro dessa lógica, o sim do Padre Israel à sua vocação é um exemplo de resposta generosa. Ao assumir sua primeira paróquia, ele deixa tudo por amor, para servir ao povo como pai espiritual. Seu ministério é um ato de entrega, como quem reconhece o valor das pessoas que agora são sua nova família.

“As parábolas podem ser entendidas no sentido vocacional como um convite a deixar tudo para seguir Jesus. O sim do Padre Israel, não será uma resposta, deixando tudo para dedicar sua vida exclusivamente a vocês? A resposta é sim, deixar tudo por amor. O verdadeiro amor é o apreço pelas pessoas em si mesmas. É claro que, para isso, é preciso conhecer e valorizar o tesouro do outro, que está a sua frente, neste caso os seus filhos e filhas espirituais, que a partir de hoje serão seus paroquianos”, destacou.

Dom Dulcênio também enfatizou que o amor precisa ser mútuo. Assim como o sacerdote se doa, ele também precisa ser acolhido. Amor com amor se paga. Essa troca sincera fortalece a caminhada de fé.

“Mas atenção, o amor exige reciprocidade, assim como o seu padre transmite amor-doação, também deve receber. “Amor com amor se paga”. Todos sabemos, por experiência, o que isto significa e como é gratificante acolher o amor que alguém nos dedica. Saber-se amado é um privilégio que nos motiva a tornar-nos melhores”, disse.

Nos instantes finais, o bispo lembrou que o padre representa Cristo: ensina, perdoa, celebra, ama. Seu serviço é reflexo da entrega de Jesus, que deu a vida pelos amigos.

“O sacerdote numa paróquia dá continuidade a Missão de Cristo, ele ensina, ele ama, ele liberta, dá sua vida pelos seus, é ele que celebra a Eucaristia, que perdoa em nome de Cristo, é ele que administra os sacramentos, tudo isso faz por amor e com amor. A exemplo de Jesus, os sacerdotes dão a própria vida, deixando tudo, pai, mãe, esposa, filhos, uma família de sangue, sendo um pai pata todos, amigo de todos por amor: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos” (Jo 150 13)”,

Por fim, destacou: “Peçamos ao Senhor pelo Padre Israel, que a partir de hoje recebe sua primeira paróquia, para que ele saiba o amor-doação, que brota da Cruz de Cristo e atravessa séculos, realizando-se nas vidas de seus seguidores. Amém”, concluiu.

Sobre a Paróquia

A Paróquia São João Batista está localizada no município de Fagundes, no agreste paraibano. Criada em 29 de agosto de 1913, a paróquia é composta por 23 comunidades, das quais uma está situada na zona urbana.

Ao longo de sua história, diversos sacerdotes dedicaram-se ao pastoreio dessa porção do povo de Deus. O mais recente foi o Padre Daniel Linhares, que encerrou seu período à frente da paróquia. Agora, a missão de conduzir espiritualmente a comunidade passa ao Padre Israel Pedro, que assume como Adm. Paroquial.

Sobre o Padre Israel

O Padre Israel Pedro nasceu em 29 de agosto de 1998, na cidade de Caruaru, em Pernambuco. Ingressou no Seminário Diocesano da Diocese de Campina Grande em 30 de agosto de 2017, onde iniciou sua formação presbiteral.

Foi ordenado Diácono em 5 de agosto de 2024 e, poucos meses depois, presbítero em 14 de dezembro do mesmo ano. Ambas as ordenações foram presididas por Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo Diocesano, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, em Campina Grande.

Após a ordenação, o Padre Israel assumiu como Vigário Paroquial na Paróquia São João Paulo II e Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro Aluízio Campos, em Campina Grande. Atualmente, também exerce a função de vice-chanceler da Cúria Diocesana.

Agora, ele inicia uma nova missão como Administrador Paroquial da Paróquia São João Batista.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial


Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)