Dom Dulcênio Preside Missa na Segunda Noite da Festa de Senhora Santana, em Soledade

Atualizado em 20/07/25 às 00:177 minutos de leitura74 views

A Comunidade Paroquial de Soledade, pertencente à Forania do Sericar, recebeu com alegria o Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, neste sábado (19), durante a segunda noite do novenário em honra à padroeira da cidade, Senhora Santana.

A Santa Missa, presidida pelo prelado e concelebrada pelo Pároco, Padre João Bosco, e pelo Vigário Paroquial, Padre João Batista, reuniu centenas de fiéis na igreja matriz. Também estiveram presentes o Diácono Divaldo e seminaristas, que colaboraram nos serviços litúrgicos.

Os festejos à padroeira seguem até o dia 27 de julho, com celebrações eucarísticas, quermesses e momentos de confraternização entre os fiéis. A Matriz de Santa Ana, que é a Igreja Jubilar da Forania, receberá no dia 26, os padres e fiéis das paróquias que compõe a forania, para um momento especial de fé e unidade dentro das atividades do Ano Jubilar.

O encerramento das festividades acontecerá no dia 27, com a missa solene e a tradicional procissão com a imagem de Senhora Santana pelas ruas da cidade.

Mais informações e a programação completa podem ser acompanhadas pelo Instagram oficial da paróquia: @santaanapascom.

Na homilia, Dom Dulcênio convidou a refletir sobre o acolhimento de Deus, inspirando-se em Abraão, que reconhece a presença divina nos três visitantes e responde com generosidade. Esse gesto simboliza a fé que acolhe e serve a Deus com o melhor que tem.

“Diante da identificação e do pedido de Abraão, reconhecendo que o Senhor nos vem para que O acolhamos, indaguemo-nos: por que o Senhor vem a nós, instantemente a Se propor, de maneira máxima, vindo a nós de forma sacramental pela Eucaristia, para que comunguemos da Sua vida? A resposta não é outra: porque nos ama. Não merecemos esta constante visita de Deus; Ele nos vem por Sua misericórdia, porque, como disse Abraão, ganhamos a Sua amizade”, refletiu.

Abraão ofereceu alimentos e cuidado, mas, acima de tudo, entregou-se inteiramente a Deus. Dom Dulcênio nos lembra que também nós devemos dar o nosso ser a Ele, mesmo com nossas fragilidades. O que importa é a sinceridade da entrega.

“O que Abraão ofereceu? O melhor que tinha: a mais fina farinha, o melhor bezerro tenro do seu numeroso rebanho, coalhada e leite (cf. Gn 18,6-8). E nós, diante de Deus que, insistentemente bate à porta do nosso coração, o que lhe apresentamos? Será que lhe servimos com o melhor? O melhor que temos é o nosso ser, ainda que ferido e manchado pelos males que praticamos. Repito: o nosso ser é o melhor que temos. Que o entreguemos a Deus sem reservas!”

O bispo destacou que Deus também nos serve, alimentando-nos com Seu Corpo e Sangue. A Eucaristia é sinal dessa troca: damos nossa vida a Deus e recebemos a d’Ele, antecipando a comunhão plena no Céu.

“Servindo-nos, cria intimidade conosco, num intercâmbio: damos o nosso ser a Deus e Ele Se nos dá, dando-nos a Sua vida para que a vivamos em nós. Esta é a nossa recompensa; e isto já começa aqui, neste mundo, mormente pela Eucaristia, onde não apenas ficamos a olhar Deus a Se servir, mas onde somos alimentados por Ele, servidos por Ele, com os Seus próprios Corpo e Sangue que nos concedem a Sua divindade”, destacou.

Por fim, ao comentar o Evangelho de Marta e Maria, Dom Dulcênio nos ensina a unir ação e contemplação. Marta servia, Maria escutava. Ambas atitudes são necessárias: servir a Deus nos irmãos e escutá-Lo com o coração.

“Marta e Maria, cada uma a seu modo, desejavam acolher o Senhor: Marta entregava o seu trabalho, a sua atividade; Maria, o coração, tal como temos de Santo Agostinho o comentário: "Marta [...] ocupava-se dispondo e preparando tudo a fim de servir o Senhor; já Maria, sua irmã, preferiu ser por Ele alimentada" (De Verbo Domini, sermo 26)”.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial


Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)