Regional Nordeste II Encerra Assembleia e Escola de Formação de Catequese

Postado em 07/07/25 às 23:095 minutos de leitura103 views

A Comissão para a Animação Bíblico-Catequética do Regional Nordeste II da CNBB concluiu, neste domingo (6), dois importantes encontros voltados à catequese na região: a Assembleia Regional de Catequese e o segundo módulo da Escola de Formação de Catequistas. Realizados entre os dias 3 e 6 de julho, os encontros ocorreram no Convento Santo Antônio, em Lagoa Seca (PB), reunindo lideranças de todo o regional.

A Assembleia, realizada de quinta (3) até o meio-dia do sábado (5), reuniu 22 coordenadores diocesanos e arquidiocesanos de catequese dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O tema central do encontro foi “Animação Bíblica da Pastoral na Catequese”, refletido sob a assessoria do Padre Wagner Francisco de Sousa Carvalho, Assessor Nacional da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB.

O momento foi marcado pela presença de Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo de Campina Grande e Referencial para a Catequese no Regional Nordeste 2, que acolheu os participantes e presidiu a Missa de abertura na quinta-feira (3), destacando a importância da missão catequética na evangelização da Igreja no Brasil.

Escola de Formação

Paralelamente à Assembleia, foi realizada a Escola de Formação de Catequistas, com o segundo módulo de um ciclo formativo composto por quatro etapas. A temática desta fase foi o Catecumenato: Eixo Teológico-Catequético, e contou com a participação de 148 catequistas vindos de diversas dioceses do Regional Nordeste 2.

O conteúdo foi ministrado em quatro disciplinas:

  • ·       Introdução ao Catecismo da Igreja Católica, com o padre João Igor.
  • ·       Teologia dos Sacramentos, com o padre Israel Pedro.
  • ·       Cristologia, com o diácono Danilo Vasconcelos.
  • ·       Eclesiologia, com o padre Jorge Rodrigues.

A Escola teve início no primeiro semestre deste ano, com o tema “O Querigma”, e seguirá nos semestres de 2026, abordando os temas “Iluminação” e “Mistagogia”, completando o percurso formativo fundamentado na inspiração catecumenal, em sintonia com as orientações da CNBB e do Magistério da Igreja.

Com o encerramento da Assembleia e da Escola de Formação, o Regional Nordeste 2 reafirma seu compromisso com a formação contínua dos agentes catequéticos e com a articulação entre a Palavra, a liturgia e a vida pastoral. Os encontros fortaleceram vínculos entre as dioceses e motivaram os participantes a seguirem com renovado ardor missionário no serviço da evangelização.

Por: Ascom
Fotos: Comissão e Ascom


Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)