Em Queimadas: Dom Dulcênio Preside a 5ª Noite do Novenário em Honra a São Pedro e São Paulo

Postado em 25/06/25 às 22:566 minutos de leitura77 views

A Comunidade Paroquial de São Pedro e São Paulo, localizada no bairro da Vila, em Queimadas, está vivenciando com fé e devoção o novenário em honra aos seus padroeiros. As celebrações tiveram início no último sábado, dia 21 de junho, e seguem até o próximo domingo, 29, quando a Igreja celebra a Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo.

Na noite desta quarta-feira, 25, a comunidade recebeu com alegria Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo Diocesano, que presidiu a Santa Missa, marcando a quinta noite do novenário. A celebração foi acompanhada por grande número de fiéis e contou com o apoio litúrgico do Diácono David e de seminaristas.

Durante a celebração, o Pároco, Padre Carlinhos, expressou sua gratidão pela presença do bispo, destacando que sua participação fortalece a fé e a unidade da comunidade paroquial. Em sua fala, Dom Dulcênio agradeceu a acolhida calorosa e exortou os fiéis a perseverarem na missão evangelizadora, a exemplo dos santos padroeiros.

A programação festiva continua até domingo e inclui, além das celebrações eucarísticas, quermesse, apresentações culturais e música ao vivo, promovendo momentos de confraternização e espiritualidade entre os paroquianos e visitantes.

Homilia

Em sua pregação, Dom Dulcênio destacou o privilégio de celebrar esses dois grandes apóstolos da fé. Recordou a trajetória de São Pedro, o pescador escolhido por Cristo, que mesmo tendo negado o Senhor, foi restaurado e recebeu a missão de pastorear a Igreja. Sua firmeza se tornou fundamento da unidade e da missão da Igreja.

“Quem é que não conhece a vida de São Pedro, daquele pescador da Galileia, escolhido por Nosso Senhor para ser o primeiro Apóstolo? São Pedro, forte na fé, dedicado ao Divino Mestre Nosso Senhor Jesus Cristo, a ponto de querer defendê-Lo com a espada! São Pedro que, fraco na tentação, negou o Mestre Jesus, mas pela contradição se levantou e por Jesus foi nomeado chefe da Igreja! Não é tanto a vida de São Pedro que hoje se nos apresenta, senão mais o seu pontificado”, trouxe inicialmente.

As palavras de Jesus – “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” – foram lembradas como sinal claro da autoridade confiada por Cristo. Dom Dulcênio convidou os fiéis a rezarem pelo Papa, sucessor de Pedro, pedindo a Deus que o fortaleça em sua missão de guiar o povo de Deus.

“Essa mudança de nome é significativa. Jesus mesmo deu a explicação desse nome, quando em Cesareia de Filipe disse: ... “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; tudo que ligares na terra, será ligado nos céus; e tudo que desligares na terra será desligado nos céus” (Mt. 16,18). Nessas palavras Jesus anuncia, entre outras coisas: que Pedro é a rocha inabalável, que serve de fundamento à Igreja; na mesma recebe o supremo poder, e a ela são entregues as chaves do Céu”, trouxe.

Sobre Paulo, o bispo ressaltou sua impressionante conversão e o zelo missionário com que anunciou o Evangelho. De perseguidor a apóstolo, São Paulo levou a Palavra de Cristo a muitos povos, com coragem e entrega, tornando-se modelo de fé viva e ardente.

“[...] Por esse motivo deixou Jerusalém e foi por Cesaréia para Tarso, sua terra natal, onde permaneceu por três anos, pregando o nome e a doutrina de Jesus nas regiões da Síria e Cecília. A pregação de Paulo teve por resultado a conversão de muita gente por todas as regiões por onde passou, e não foram poucas. São Paulo é chamado o Apóstolo dos gentios. Realmente é admirável sua atividade na propagação da fé. De perseguidor de Jesus Cristo fez-se um Apóstolo da Igreja, um missionário de todos os tempos”, pregou.

Por fim, Dom Dulcênio exortou os fiéis a seguirem o exemplo desses apóstolos: firmes na fé como Pedro, e missionários como Paulo. Que cada cristão faça de sua vida um verdadeiro testemunho de amor a Deus e de serviço aos irmãos.

“É preciso, meus irmãos, que como Paulo, sacrifiquemos a nossa carne, demos desprezo ao mundo, tenhamos amor aos nossos irmãos, sejamos castos e puros, e da nossa vida façamos um hino de louvor a Deus. São Pedro e São Paulo – Roguem por nós. Amém”, concluiu.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial


Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)