Dom Dulcênio Ordena 4 Novos Diáconos Permanentes Para a Igreja

Atualizado em 28/05/25 às 00:4810 minutos de leitura145 views

Em uma solene Celebração Eucarística, a Diocese de Campina Grande acolheu com alegria a ordenação de quatro novos Diáconos Permanentes. A missa foi presidida por Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo Diocesano, na noite desta terça-feira, 27 de maio, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, reunindo centenas de fiéis em clima de profunda emoção e comunhão.

Foram ordenados os senhores Danilo de Almeida Vasconcelos, David Severino de Souza, Francisco de Assis Cardoso da Silva e José Vlademir Elói. Com o coração cheio de fé e gratidão, eles disseram “sim” ao chamado de Deus para o serviço à Igreja, assumindo o ministério diaconal com humildade, generosidade e espírito missionário.

A celebração contou com a presença do clero diocesano, diáconos, seminaristas, religiosos, familiares e amigos dos ordenados, além de representantes das paróquias onde cada um atua.

Homilia

Dom Dulcênio expressou a alegria da Igreja ao acolher os novos diáconos na “Casa da Rainha e Imperatriz da Borborema”, destacando o valor do serviço e da caridade na missão. Em sua fala, reforçou a firmeza da Igreja, que permanece inabalável diante de qualquer desafio.

Inicialmente, Dom Dulcênio destacou a ação do Espírito Santo no tempo pascal, ressaltando a fé de Paulo e Silas diante da perseguição e a conversão do carcereiro de Filipos. O bispo relembrou que o testemunho cristão só é possível com a força do Espírito, permitindo aos discípulos enfrentarem o sofrimento com firmeza e esperança.

“O testemunho sereno dos prisioneiros, a sua lealdade, a série de eventos extraordinários, impressionam o carcereiro, que pergunta aos apóstolos: “Senhores, que devo fazer para ser salvo?” A resposta é simples e direta: “Acredita no Senhor Jesus”. Assim, depois de Lídia, prosélita judaica, um funcionário romano, entra a fazer parte da comunidade de Filipos, tão cara a Paulo.”

Aos candidatos ao diaconato, Dom Dulcênio lembrou que o ministério nasce do serviço e da humildade, seguindo o exemplo de Cristo, que se fez servo. O diaconato não é um degrau para o sacerdócio, mas um chamado específico à caridade.

“E tudo começa aqui, como nos recorda o fato de que o diaconato é a porta de entrada para a caridade. Talvez, sejamos todos convidados ao diaconato para sermos mais caridosos com os outros e conosco; ou seja, pensar numa Igreja “constitutivamente diaconal”. Recordemos, por favor, que para os discípulos de Jesus, amar é servir e servir é reinar. O poder está no serviço, não noutro aspeto. Ora, os diáconos são os guardiões do serviço na Igreja, por isso podemos dizer que eles são os guardiões do serviço. Pensai nisto!”, disse.

O bispo também exortou os futuros diáconos a serem bons esposos e pais, testemunhando o Evangelho com a vida. A fé, como ensina São Tiago, sem obras é morta, e por isso a caridade deve estar no centro da missão diaconal.

“Porém, não é suficiente anunciar a fé apenas com as palavras porque, como recorda o Apóstolo Tiago, a fé “sem as obras, está completamente morta”. Por conseguinte, é necessário acompanhar o anúncio do Evangelho com o testemunho concreto da caridade, que “para a Igreja... não é uma espécie de atividade de assistência social... mas pertence à sua natureza, é expressão irrenunciável da sua própria essência” (Deus caritas est, 25)”, pregou.

Por fim, Dom Dulcênio invocou a intercessão de Maria e do diácono São Lourenço, pedindo que inspirem os novos diáconos em sua missão. Com gratidão e bênção pastoral, concluiu destacando que a caridade e o serviço devem ser os pilares de suas ações, sustentadas sempre pelo Evangelho vivido com humildade e alegria.

“Por fim, não menos importante, mas, para selar as minhas palavras, Maria, a humilde serva do Senhor que ofereceu o Salvador ao mundo, e o Diácono Lourenço, que amou o Senhor a ponto de lhe entregar a própria vida, vos acompanhem sempre com a sua intercessão. Com estes sentimentos, concedo de coração a cada um de vós a Bênção do vosso pastor que, de bom grado, torno extensiva a quantos vos são queridos e a todos aqueles com quem vos encontrais no cumprimento do vosso ministério. E lembrem-se: caridade e serviço! A caridade e o serviço sejam os pilares de vossas ações, animadas pelo ânimo do Evangelho!”, concluiu.

Sobre os Diáconos

- O Diácono Danilo de Almeida Vasconcelos, da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, bairro da Prata, atua como professor universitário e fisioterapeuta e é casado com Tatiana Almeida Vieira Vasconcelos. O casal tem duas filhas: Ana Luisa e Maria Alice. Diácono Danilo exercerá seu ministério na Paróquia Imaculado Coração de Maria e Sagrado Coração de Jesus, Monte Castelo.

- O Diácono David Severino de Souza, natural da Paróquia de Nossa Senhora do Desterro, em Boqueirão, é servidor público. É casado com Marta Mineia Macedo Souza e pai de duas filhas: Maria Daniele e Maria Letícia. Sua missão será na Paróquia São Pedro e São Paulo, em Queimadas.

- O Diácono Francisco de Assis Cardoso da Silva é professor e natural da Paróquia de São José, em São José da Mata. Casado com Lindinalva Pedro da Silva Cardoso, tem três filhos: Luiz Miguel, Felipe Gabriel e Lívia Isabele. Ele prestará serviço diaconal na Paróquia de origem.

- O Diácono José Vlademir Elói, natural da Paróquia de Santa Rosa de Lima, em Campina Grande, é corretor e casado com Gilza Albuquerque Elói, com quem tem três filhos: Thiago, José Arthur e João Pedro. Ele servirá na Paróquia Senhor do Bonfim, Distrito de Jenipapo.

Diaconato Permanente

Os Diáconos são ordenados para o Serviço da Palavra, Liturgia e Caridade. Destinam-se para ajudar e a servir os bispos e presbíteros. A doutrina católica estabelece que o grau de diaconato é um grau de serviço, estabelecido desde a época dos apóstolos, como testemunham os Atos dos Apóstolos e a Carta de São Paulo a Timóteo: (Atos 6, 1-6).

O Diácono Permanente diz respeito a homens casados dessa forma, os homens casados que se dedicam a ajudar a Igreja por meio da vida litúrgica, pastoral ou nas obras sociais e caritativas. Ao serem ordenados, os diáconos unem-se mais intimamente ao altar, para cumprir seu ministério com maior eficácia, por meio da graça sacramental.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Diocesana



Comentários (0)