Penúltimo dia da Visita Pastoral Canônica é marcado por encontros e Santa Missa

Atualizado em 29/03/25 às 23:327 minutos de leitura88 views

A Visita Pastoral Canônica à Paróquia de Nossa Senhora das Graças, no bairro da Liberdade, segue em um clima de tranquilidade, união e paz. Neste sábado, 29 de março, a programação começou cedo, com o bispo se reunindo com a catequese, que reuniu cerca de 150 crianças da Matriz. Nesse encontro, o prelado, de forma muito descontraída, contou um pouco de sua história e do que faz um bispo. O bispo também respondeu perguntas das crianças.  Uma pequena encenação sobre Nossa Senhora e o anjo foi realizada. Para finalizar, incentivou que cada um rezasse pelos seus catequistas.


Ainda pela manhã, Dom Dulcênio participou de duas programações: primeiro, visitou a Secretaria da Paróquia, onde conferiu registros dos sacramentos e assinou; também foi apresentado a dimensão financeira, com relatórios e etc. Depois, se reuniu com o Conselho Paroquial, que é composto por representantes de pastorais da paróquia. Cada Pastoral e movimento contou um pouco de suas atividades e ações que realizam.


Continuando com a programação, mas a tarde, Dom Dulcênio se reuniu com a juventude, onde conversou um pouco sobre sua história de vida, sobretudo a caminhada vocacional. Ele foi indagado pelos jovens acerca de sua vida, que respondeu cada uma delas com muita interação. Como destaque, ele ouviu uma canção, de autoria de uma jovem da paróquia,  que fala sobre os 25 anos do EJC - Encontro de Jovens com Cristo, canção que celebra também os 75 anos da paróquia.

Já à noite, concluindo este penúltimo dia, o prelado celebrou a Missa na comunidade Santa Filomena, concelebrada pelos Padres Aldevan e Adeildo, com assistência litúrgica dos seminaristas. A celebração contou com grande quantidade de fiéis, que lotaram a capela da comunidade. 

Em sua pregação, destacou a importância da conversão, oração, caridade e mortificação. Ele lembrou que, a partir de hoje, a Igreja nos convida a focar no mistério da Paixão e Morte de Cristo, e os evangelhos de São João nos conduzirão à salvação pela Páscoa redentora.

Dom Dulcênio sublinhou que a liturgia deste 4º domingo, com os paramentos róseos, nos convida à alegria e reconciliação com Deus, conforme ensina São Paulo. Ele ressaltou que a conversão, representada pelo Filho Pródigo, é uma mudança de coração que nos aproxima de Deus.

“Juntamente com o róseo dos paramentos, esta Liturgia, ao convidar-nos à alegria, chama-nos à reconciliação com Deus, tal como escutamos do Apóstolo São Paulo: "Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus" (2Cor 5,20). Assim, com a atitude do Filho Pródigo (cf. Lc 15,11-32) vemos a idealização da nova e felizarda guinada que a conversão produz no coração do cristão, daquele que se deixa reconciliar com Deus”.

Por fim, Dom Dulcênio ressaltou que a conversão é uma resposta ao amor de Deus, que nos atrai antes mesmo de decidirmos voltar a Ele. Ele sublinhou que a alegria cristã nasce do perdão e da reconciliação, e que, a cada passo dado em direção a Deus, nos aproximamos do céu e da plenitude da vida no Coração misericordioso de Deus.

“A alegria cristã é fruto de um coração reconciliado, perdoado por Deus. Quanto mais nos arrependemos dos nossos pecados, predispostos a chegarmos à celestial mansão que nos espera, mormente o nosso interior se rejubila porque se torna grato pelo perdão recebido”, concluiu.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)