Terceiro Dia da Visita Pastoral: Encontro com Comunidades, Pastorais e Celebração da Via-Sacra
Nesta sexta-feira, 28, o Bispo Diocesano, Dom Dulcênio, deu continuidade à Visita Pastoral Canônica à Paróquia de Nossa Senhora das Graças, localizada no bairro da Liberdade. Acompanhado pelos padres Aldevan e Adeildo e pelos seminaristas Felipe Aleixo, Jailson Júnior e José Pablo, Dom Dulcênio visitou duas importantes comunidades paroquiais.
O primeiro destino foi a Comunidade do Espírito Santo, situada no bairro do Tambor, onde foi calorosamente acolhido pelos fiéis. Durante a visita, a comunidade compartilhou a história da construção da capela, resultado da união e esforço dos moradores locais. Dom Dulcênio, após ouvir os relatos, destacou a fé e perseverança do povo e exortou a todos a cultivar vocações diversas, como sacerdotais, religiosas e catequéticas, para o fortalecimento da Igreja. Ele também agradeceu pelas orações e pelas contribuições ao seminário, mencionando o seminarista Pablo Nunes, fruto da comunidade, que está no terceiro ano de Teologia.
O segundo local visitado foi a Comunidade de São Paulo, no bairro Jardim Paulistano. O coordenador, Professor Guerra, apresentou a trajetória da comunidade, fundada em 1989, destacando o esforço dos moradores na construção da igreja. Dom Dulcênio, emocionado, ouviu relatos sobre a realidade atual da comunidade e as atividades realizadas pelas pastorais e movimentos locais. Ele parabenizou a todos pela dedicação à missão de evangelização.
No período da tarde, o Bispo se reuniu com diversos grupos da paróquia, como o Apostolado da Oração, Cáritas, Legião de Maria e OVS. Ele expressou sua gratidão a cada um pelos trabalhos realizados, destacando a contribuição ao seminário, o serviço de cestas básicas da Cáritas a mais de 41 famílias e a presença constante da Legião de Maria nas comunidades. Dom Dulcênio incentivou todos a manterem o compromisso com a missão.
Na parte final da tarde, Dom Dulcênio presidiu a Missa na Comunidade Sagrada Família, celebrada em conjunto com os padres Aldevan e Adeildo, e com a assistência litúrgica dos seminaristas. Em sua homilia, onde a liturgia fala sobre o primeiro mandamento, destacando que “devemos ponderar a ênfase que Jesus coloca na anunciação do primeiro madamento, porque não diz simplesmente amar a Deus, mas ele enfatiza dizendo ‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força”. Também refletiu sobre a importância da união da comunidade para a construção de sua capela, uma vez que atualmente celebram em um local improvisado. O Pároco, Pe. Aldevan, compartilhou com todos a dedicação dos voluntários que trabalham para o progresso da comunidade.
Para encerrar o terceiro dia da Visita Pastoral, Dom Dulcênio presidiu a Via Sacra, percorrendo algumas ruas do bairro da Liberdade, desde a Comunidade Santa Filomena até a Igreja Matriz, onde fez uma breve reflexão sobre a importância da Campanha da Fraternidade.
A programação da Visita Pastoral segue até domingo, 30, com o encerramento marcado para às 10h30, na Missa de encerramento na Igreja Matriz.
Por: AscomFotos: Ascom e Pascom Paroquial




























