Terceiro Dia da Visita Pastoral: Encontro com Comunidades, Pastorais e Celebração da Via-Sacra

Postado em 28/03/25 às 23:417 minutos de leitura91 views

Nesta sexta-feira, 28, o Bispo Diocesano, Dom Dulcênio, deu continuidade à Visita Pastoral Canônica à Paróquia de Nossa Senhora das Graças, localizada no bairro da Liberdade. Acompanhado pelos padres Aldevan e Adeildo e pelos seminaristas Felipe Aleixo, Jailson Júnior e José Pablo, Dom Dulcênio visitou duas importantes comunidades paroquiais.

O primeiro destino foi a Comunidade do Espírito Santo, situada no bairro do Tambor, onde foi calorosamente acolhido pelos fiéis. Durante a visita, a comunidade compartilhou a história da construção da capela, resultado da união e esforço dos moradores locais. Dom Dulcênio, após ouvir os relatos, destacou a fé e perseverança do povo e exortou a todos a cultivar vocações diversas, como sacerdotais, religiosas e catequéticas, para o fortalecimento da Igreja. Ele também agradeceu pelas orações e pelas contribuições ao seminário, mencionando o seminarista Pablo Nunes, fruto da comunidade, que está no terceiro ano de Teologia.

O segundo local visitado foi a Comunidade de São Paulo, no bairro Jardim Paulistano. O coordenador, Professor Guerra, apresentou a trajetória da comunidade, fundada em 1989, destacando o esforço dos moradores na construção da igreja. Dom Dulcênio, emocionado, ouviu relatos sobre a realidade atual da comunidade e as atividades realizadas pelas pastorais e movimentos locais. Ele parabenizou a todos pela dedicação à missão de evangelização.

No período da tarde, o Bispo se reuniu com diversos grupos da paróquia, como o Apostolado da Oração, Cáritas, Legião de Maria e OVS. Ele expressou sua gratidão a cada um pelos trabalhos realizados, destacando a contribuição ao seminário, o serviço de cestas básicas da Cáritas a mais de 41 famílias e a presença constante da Legião de Maria nas comunidades. Dom Dulcênio incentivou todos a manterem o compromisso com a missão.

Na parte final da tarde, Dom Dulcênio presidiu a Missa na Comunidade Sagrada Família, celebrada em conjunto com os padres Aldevan e Adeildo, e com a assistência litúrgica dos seminaristas. Em sua homilia, onde a liturgia fala sobre o primeiro mandamento, destacando que “devemos ponderar a ênfase que Jesus coloca na anunciação do primeiro madamento, porque não diz simplesmente amar a Deus, mas ele enfatiza dizendo ‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força”. Também refletiu sobre a importância da união da comunidade para a construção de sua capela, uma vez que atualmente celebram em um local improvisado. O Pároco, Pe. Aldevan, compartilhou com todos a dedicação dos voluntários que trabalham para o progresso da comunidade.

Para encerrar o terceiro dia da Visita Pastoral, Dom Dulcênio presidiu a Via Sacra, percorrendo algumas ruas do bairro da Liberdade, desde a Comunidade Santa Filomena até a Igreja Matriz, onde fez uma breve reflexão sobre a importância da Campanha da Fraternidade.

A programação da Visita Pastoral segue até domingo, 30, com o encerramento marcado para às 10h30, na Missa de encerramento na Igreja Matriz.

Por: Ascom
Fotos: Ascom e Pascom Paroquial

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)