Conselho Diocesano de Pastoral Realiza Primeira Reunião de 2025

Postado em 25/03/25 às 19:349 minutos de leitura74 views

Na manhã desta terça-feira, 25 de março, ocorreu a primeira reunião do Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) de 2025, no auditório da Cúria Diocesana de Campina Grande. O encontro foi conduzido pelo Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, e pelo Padre Alexandre Moreira, vice-coordenador de Pastoral. A reunião teve início com um momento de oração presidido por Dom Dulcênio, seguido da leitura da Ata da reunião anterior.

Durante o encontro, Dom Dulcênio destacou a importância da implementação da Pastoral da Saúde nas paróquias, com reuniões programadas para incentivar a realização dessa ação. O Bispo também anunciou o Padre Douglas como o novo responsável pela coordenação da Pastoral da Saúde, com a formação de uma comissão para dar início aos trabalhos.

Durante a reunião, os vigários forâneos apresentaram as atividades realizadas e as programadas para este ano em cada uma das foranias da Diocese, com destaque para as ações de formação, encontros e celebrações que visam fortalecer a fé e a união nas comunidades.

A Forania de Sericá compartilhou que, em fevereiro, foi realizada uma reunião para alinhar suas atividades pastorais e missionárias. Na Forania Sul, foi realizada uma formação focada na espiritualidade quaresmal e na catequese, e agora está prevista uma nova formação sobre a importância do dízimo. A Forania Agreste I iniciou o ano com a abertura do Ano Jubilar e já definiu sua agenda, que inclui momentos de espiritualidade e mutirões de confissões.

O calendário da Forania Cariri II ainda está em fase de organização, mas já estão previstas atividades de formação e celebração. A Forania Leste, por sua vez, elaborou seu calendário para 2025 e está organizando mutirões de confissões, além de uma formação sobre a Campanha da Fraternidade de 2025. A Forania Oeste organizou a peregrinação mensal das paróquias à igreja jubilar, além de uma arrecadação de doações para o Hospital da FAP e a definição de sua agenda de mutirões de confissões.

A Forania Norte, por sua vez, já definiu as datas para os mutirões de confissões e programou uma formação sobre a Campanha da Fraternidade de 2025. Na Forania Cariri I, o calendário dos mutirões de confissões foi estruturado, com destaque para o apoio contínuo à Paróquia de Gurjão. A Forania Brejo também elaborou seu calendário anual e marcou a assembleia forânea, enquanto a Forania Agreste II, com a chegada de seu novo Vigário Forânio, Pe. Arimateia Júnior, estruturou seu calendário de atividades e planejou formações com as comissões nas paróquias.

A Forania Curimataú, além de realizar uma formação sobre a CF2025, organizou seu calendário de mutirões de confissões e programou reuniões a cada dois meses para o acompanhamento pastoral.

As comissões diocesanas também apresentaram suas atividades e o planejamento para o ano. A Comissão de Catequese informou que está organizando a celebração da instituição do ministério de catequista para o dia 20 de julho, além de preparar formações sobre Eclesiologia, Doutrina Social da Igreja e Bíblia para os futuros catequistas. Também foi destacado que, em julho, ocorrerá o segundo módulo da formação do regional, com a participação de representantes de cada paróquia.

A Comissão de Vida e Família apresentou seu planejamento para o ano, incluindo a visitação às foranias, que terá início no primeiro semestre. Além disso, foi destacada a realização de uma espiritualidade para os agentes de pastoral familiar da cidade, que contou com a participação de mais de 200 pessoas. Já a Comissão de Liturgia falou sobre o processo de reelaboração da comissão e o trabalho de elaboração dos roteiros para as celebrações, incluindo o roteiro para a Semana Santa. Também foi anunciado um Encontro Diocesano de Liturgia, previsto para setembro.

A nova Comissão de Caridade, Justiça e Paz foi apresentada, com foco na articulação de ações nos institutos de caridade, especialmente com os jovens. As Pastorais Sociais, que continuam suas reuniões e ações de acolhimento, informaram que a Primeira Via-Sacra pública, envolvendo moradores de rua, será realizada no dia 8 de abril. A Comissão de Pascom, por sua vez, anunciou que está organizando formações por forania, o incentivo à celebração do Jubileu das comunicações, em 12 de junho, e que um Encontro Nacional de Comunicadores será realizado em Manaus.

A Comissão do Dízimo, que já iniciou encontros para promover a formação sobre o tema, informou que visitará as foranias até junho, a fim de aprofundar o entendimento sobre a importância do dízimo. A Comissão de Educação, além das missas mensais para universitários, planeja quatro encontros de capacitação a nível nacional, regional e diocesano, focados em temas do ensino religioso.

A Comissão de Animação Missionária, sob a coordenação do Pe. Lucas dos Santos, anunciou a reestruturação da comissão e a realização de visitas às foranias, com o convite para que cada forania indique um leigo para integrar a comissão. A Renovação Carismática (RCC) apresentou sua programação para o Pentecostes, evento que reunirá os grupos de oração da Renovação Carismática.

A Comissão do Terço dos Homens, em processo de descentralização, informou que as equipes por forania estão sendo organizadas e que a segunda assembleia diocesana abordará a identidade do carisma do movimento. A Comissão de Laicato, que realizará um encontro com as lideranças da diocese em abril para organizar o Dia do Leigo, também marcou um encontro de alinhamento para outubro.

A Comissão das CEBs anunciou a realização de uma reunião ampliada em 12 de abril e destacou as visitas programadas às foranias, além do trabalho de sustentabilidade com recursos arrecadados pelos próprios participantes. Por fim, a Comissão de Campanhas compartilhou que está visitando as foranias para ministrar formações e organizando a Coleta da Solidariedade, prevista para o dia 13 de abril.

Ademais, o Padre Luciano Guedes destacou a Caminhada Penitencial que acontecerá no dia 6 de abril, no quinto domingo da Quaresma. A caminhada terá início na Catedral e seguirá até o Convento de Ipuarana, em Lagoa Seca. O Bispo também reforçou a missa que será celebrada logo após a caminhada, às 8h30, no campo do convento.

Além disso, o Padre Alexandre Moreira destacou o lançamento da Campanha da Fraternidade da Diocese, que ocorreu no Centro Diocesano de Eventos São João XXIII, em Lagoa Seca. O evento contou com um gesto concreto e significativo: a plantação de um pomar, simbolizando o compromisso com a preservação ambiental e a solidariedade. O Padre Alexandre também lembrou da importância da coleta da Campanha da Fraternidade, um gesto de solidariedade que visa apoiar projetos sociais na Diocese.

Outras datas importantes de 2025:

  • 17 de abril: Missa dos Santos Óleos na Catedral.
  • 14 a 16 de maio: Formação do Clero.
  • 7 a 11 de julho: Retiro Anual do Clero.
  • 17 de junho: Reunião do CDP.
  • 27 de maio, 19h: Ordenação Diaconal dos aspirantes Danilo de Almeida, José Elói, Davi Severino de Souza e Francisco de Assis, na Igreja Catedral.

Por: Ascom
Fotos: Dvanilson Marinho


Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)