Diocese de Campina Grande Fortalece Estrutura com Dois Centros para Eventos Pastorais e Sociais

Atualizado em 16/02/25 às 18:5810 minutos de leitura261 views

A Diocese de Campina Grande reforça seu compromisso pastoral e social ao manter dois centros dedicados a encontros, formações e momentos de espiritualidade: o Centro Diocesano de Eventos São João XXIII, em Lagoa Seca, e o Centro Pastoral Dom Luís Gonzaga Fernandes, no bairro José Pinheiro. Ambos os espaços estão abertos para acolher reuniões, retiros, palestras e diversas atividades eclesiais e comunitárias.

Histórico e Transformações dos Centros Diocesanos

Centro Pastoral Dom Luís Gonzaga Fernandes

Por muitos anos, o Centro Diocesano Dom Luís Gonzaga Fernandes funcionou no bairro do Tambor, sendo um espaço de referência para a Diocese de Campina Grande. Criado e inaugurado durante o episcopado de Dom Luís Gonzaga Fernandes, que liderou a Diocese de 1981 a 2001, o centro foi palco de inúmeros encontros e atividades formativas, fortalecendo a fé e a missão da Igreja.

Dom Luís Gonzaga Fernandes destacou-se por sua dedicação pastoral e compromisso social, deixando um legado significativo que foi homenageado com a denominação do centro diocesano em sua honra.

Centro Diocesano de Eventos São João XXIII

Em uma reestruturação patrimonial, a Diocese de Campina Grande permutou o imóvel do bairro do Tambor com a Congregação dos Irmãos Maristas, concentrando suas atividades em novos espaços: o antigo prédio dos Maristas em Lagoa Seca e o edifício onde funcionou o Círculo Operário, no bairro José Pinheiro.

Em 13 de julho de 2021, o prédio onde funcionou o Círculo Operário foi revitalizado e nomeado Centro Pastoral São João XXIII. Os padres Márcio Henrique e Rodolfo Lucena, designados para administrar o novo centro, iniciaram, juntamente com as arquitetas Marcela e Mayara, o planejamento de reformas necessárias para recuperar o espaço, que se encontrava deteriorado. A proposta era que, após a restauração, o local servisse para encontros, formações, reuniões religiosas, missas, adorações e outras atividades pastorais e comunitárias.

Atual Configuração dos Centros Diocesanos

Em fevereiro de 2025, sob a orientação do bispo Dom Dulcênio Fontes de Matos e em comunhão com o Conselho Presbiteral, a Diocese realizou uma nova adequação dos espaços. O antigo imóvel dos Maristas em Lagoa Seca foi designado como Centro Diocesano de Eventos São João XXIII, enquanto o edifício onde funcionou o Círculo Operário, no bairro José Pinheiro, passou a ser denominado Centro Pastoral Dom Luís Gonzaga Fernandes.

Atualmente, a administração dos espaços está organizada da seguinte forma:

O Centro Diocesano de Eventos São João XXIII, em Lagoa Seca, está sob a responsabilidade do Pe. Rodolfo Figueirôa Lucena.

O Centro Pastoral Dom Luís Gonzaga Fernandes, em Campina Grande (José Pinheiro), é administrado pelo Pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes.

Endereços e Contatos para Agendamentos

Centro Pastoral Dom Luís Gonzaga Fernandes

 Rua Marinheira Agra, 428

José Pinheiro

Campina Grande - PB, 58407-400

Brasil

CNPJ: 08.704.413/0074-14

Agendamentos: Larrildo – (83) 99106-4907

 

Centro Diocesano de Eventos São João XXIII

R. Cícero Faustino da Silva, 324

Lagoa Seca - PB, 58117-000

Agendamentos: Samuel – (83) 99682-9845

Espaços a Serviço da Comunidade e da Evangelização

Com essa nova configuração, a Diocese de Campina Grande fortalece suas estruturas para melhor atender às necessidades pastorais e sociais. Ambos os centros estão preparados para acolher encontros, retiros, reuniões, dias de espiritualidade, palestras e eventos institucionais, oferecendo ambientes adequados para momentos de convivência e formação cristã.

A Diocese reafirma, assim, sua missão de evangelizar e promover espaços de acolhimento e comunhão, sempre em sintonia com as demandas da Igreja e da sociedade.

 

Por: Pe. Márcio Henrique
Fotos: Arquivo Pascom, Comunidade PIO X, publicações Luís Henrique Pereira.

FOTOS DO CENTRO DIOCESANO DE EVENTOS SÃO JOÃO XXII - LAGOA SECA
Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia


CENTRO PASTORAL DOM LUIZ GONZAGA FERNANDES - JOSÉ PINHEIRO

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)