Tem Início às Reuniões de Prestação de Contas da OVS

Atualizado em 06/02/25 às 18:057 minutos de leitura205 views

Na manhã desta quinta-feira, 6 de fevereiro, Dom Dulcênio Fontes de Matos, bispo diocesano, deu início às reuniões de prestação de contas da Obra das Vocações Sacerdotais (OVS). O primeiro encontro foi realizado na cidade de São Vicente do Seridó e contou com a participação da Forania do Sericar, que abrange as Paróquias de São José (Juazeirinho), Nossa Senhora da Luz (Pedra Lavrada), Santa Ana (Soledade), São Sebastião (Olivedos), São Severino Bispo e São Vicente Ferrer (Cubati), além da Paróquia de São Vicente e Santo Antônio (São Vicente do Seridó). Padres e coordenadores da OVS de suas respectivas comunidades estiveram presentes.

Durante a reunião, Dom Dulcênio fez uma oração e apresentou o relatório financeiro do último semestre, que abrange os meses de julho à dezembro de 2024. O Bispo também ouviu os leigos e compartilhou sua carta semestral de agradecimento, destacando a importância da oração e colaboração dos fiéis. Ele ressaltou os frutos gerados por essas ações.

Além disso, Dom Dulcênio apresentou um vídeo institucional, mostrando o andamento da construção da Casa Sacerdotal, que está em fase final e deverá ser concluída em junho deste ano. Este projeto visa acolher os padres idosos e doentes da Diocese, oferecendo um local digno e adequado para o seu cuidado.

Na carta, o Bispo agradece a Deus e ao povo da Diocese pelos frutos colhidos através das orações e doações generosas da OVS. Destacou a Ordenação Presbiteral de 5 novos padres, em dezembro passado, um marco de fé e compromisso.

O bispo trouxe ainda que em 2025, a Diocese contará com 51 seminaristas locais. O avanço da residência sacerdotal também foi mencionado. Conclui mencionando os padres que estão em formação de mestrado e doutorado para melhor servir a igreja.

“Por isso, neste ano Jubilar da Esperança, agradeço a todos pelo dedicado serviço em prol das vocações e conclamo a todos que me ajudem nesta missão. Precisamos urgentemente de santos e dedicados pastores do povo cristão”, finaliza a carta de Dom Dulcênio.

Leia a carta na íntegra:

Campina Grande, 02 de fevereiro de 2025

Amados sacerdotes, diáconos, religiosos(as), fiéis leigos, animadores (as) da OVS e forças vivas da nossa Diocese.

A passagem de Mc 3,13 narra que Jesus "subiu à montanha", avisando que algo importante iria acontecer. Em seguida nos diz que Jesus "chamou os que ele mesmo quis", e que esses "foram até ele". Neste pequeno trecho bíblico, é possível perceber o mistério do chamado de Deus unido a resposta positiva do homem a Deus. No entanto, os doze Apóstolos não eram homens perfeitos. Eram homens cheios de entusiasmo e de zelo, mas ao mesmo tempo marcados pelos seus limites humanos. Portanto, Jesus não os chamou porque já eram santos, completos, perfeitos; mas para que os mesmos es tornassem santos. O chamado de Jesus ao seu seguimento é uma ação amorosa de Deus, é graça transformadora.

Amados irmãos, na condição de Bispo Diocesano, testemunho que a vocação é uma das coisas mais belas que há na vida. Sendo assim, não vamos simplesmente dizer o que queremos fazer, o que pensamos, mas o que Deus quer da nossa vida. Isso é o que chamamos de vocação. Vocação é um olhar misericordioso, direto e pessoal que Deus tem para cada um de nós. Deus nos olha diretamente, pessoalmente. Na vocação descobrimos que não somos melhores do que os outros, mas que somos infinitamente amados por Deus e estamos em seu coração.

É com sentimento de gratidão a Deus e ao povo fiel de nossa amada Diocese, que venho através desta, expressar minha alegria pelos frutos colhidos por meio da oração e das doações generosas dos membros da OVS. Desse modo, no dia 14 de dezembro de 2024, na Igreja Catedral, ordenei presbíteros os Diáconos: Adriel David da Silva Falcão, Humberto Carneiro Monte Junior, Israel Pedro de Oliveira Júnior, José Roberto Gomes das Neves e Lucas Pereira dos Santos; concluindo, assim, o nosso ano jubilar diamantino.

Par este ano formativo de 2025, contaremos com 51 seminaristas de nossa Diocese, além de acolhermos em nosso Seminário Diocesano mais 18 seminaristas provindos das Dioceses de Caruaru e Petrolina, totalizando assim 69 seminaristas. Além disso, segue avançada a construção da residência sacerdotal, que será um lugar digno para acolhermos os padres idosos e enfermos. Lembramos, nosso firme compromisso em capacitar ainda mais nossos sacerdotes, através de especializações para melhor servirem a nossa Diocese. Exemplo disto é que enviamos o Pe. Jeferson Barbosa, para o mestrado em Teologia Bíblica na Universidade Gregoriana, em Roma - Itália, o retorno do P.e Van Victor para a conclusão do Doutorado em Direito Canônico em Valência - Espanha, o Pe. Shérmishon Phérikllys para o mestrado em Bioética em Roma - Itália, o Pe. Paulo Sérgio para o mestrado em Teologia Bíblica na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) em Recife, PE, e o Pe. Rodolfo Lucena para o mestrado em Direito Canônico na mesma Universidade.

Por isso, neste ano Jubilar da Esperança, agradeço a todos pelo dedicado serviço em prol das vocações e conclamo a todos que me ajudem nesta missão. Precisamos urgentemente de santos e dedicados pastores do povo cristão.

Dom Dulcênio Fontes de Matos
Bispo Diocesano de Campina Grande

 

Por: Ascom
Fotos: Dvanilson Marinho (Ascom)


Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)