Homenagens aos paroquianos da Catedral marcam a 3ª noite do Novenário à Imaculada Conceição

Postado em 02/12/24 às 00:516 minutos de leitura53 views

Na terceira noite do novenário em honra a Nossa Senhora da Conceição, a Catedral foi tomada por uma grande quantidade de fiéis, que se reuniram para louvar e agradecer a Deus, com fervor e devoção à Virgem Maria. A noite foi dedicada a todos os paroquianos, coordenações e pastorais da catedral. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Padre Luciano, vigário geral e pároco da catedral, e concelebrada pelo Padre Mércio, vigário paroquial, juntamente com os diáconos Anderson e Ricardo e dos seminaristas que prestaram auxílio durante a liturgia.

Logo no início da celebração, todos voltaram seus olhos para a imagem da Imaculada Conceição, oferecendo-lhe rosas como uma singela homenagem de amor e devoção. Com o coração contrito, a comunidade se uniu em louvores a Deus, agradecendo pelas bênçãos. A noite foi marcada por momentos de oração intensa e espiritualidade, reforçando o vínculo entre os fiéis e a Virgem Santíssima.

Ao final da missa, foi lançado o livro sobre a Imaculada Conceição, escrito pela professora Maria Gorete, integrante do coral da Catedral. Ainda nos instantes finais, em um gesto de reconhecimento, o Padre Luciano entregou lembranças a representantes que dedicam suas vidas à missão da igreja, destacando o trabalho de voluntários e colaboradores. Um dos momentos mais emocionantes foi a homenagem ao Sacristão Inácio, que recebeu a lembrança com muito carinho e foi calorosamente aplaudido por todos os presentes, emocionando a comunidade que o acompanha em sua dedicação à paróquia.

A homilia foi proferida por Padre Mércio que iniciou refletindo sobre o significado especial da celebração dos 170 anos do dogma da Imaculada Conceição. Ele questionou a todos sobre como seria ter um coração imaculado, inspirando-se nas leituras do dia, especialmente na carta de São Paulo aos Tessalonicenses, que pede para que os corações sejam confirmados numa santidade sem defeitos aos olhos de Deus. Para o padre, o grande exemplo de um coração imaculado é a própria Virgem Maria, que sempre fez a vontade do Pai e se esvaziou de seus próprios desejos, colocando-se completamente à disposição de Deus.

O padre continuou sua reflexão com base no Evangelho, destacando Maria como exemplo de como devemos nos preparar para a segunda vinda de Cristo. Ele alertou os fiéis para os perigos da insensibilidade espiritual causados pelas distrações da vida cotidiana, como a gula e a embriaguez, e lembrou das palavras de Jesus sobre estar atentos aos sinais da libertação. Maria, segundo o padre, é quem constantemente nos lembra da importância de estar vigilantes e preparados, seguindo o exemplo de sua entrega total a Deus.

Por fim, o Padre Mércio citou a aparição de Nossa Senhora a Santa Bernadette, quando ela se apresentou como "A Imaculada Conceição", um título que ainda estava sendo formalmente reconhecido pela Igreja na época. Ele também mencionou a cena de Jesus na cruz, quando Ele nos entregou Maria como mãe de todos. Concluindo, o padre orientou a comunidade a ler a carta de São Paulo, buscando em Maria o exemplo de como cultivar um coração imaculado, sempre voltado para Cristo.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Catedral


Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)