Tem início a Festa da Padroeira da Diocese de Campina Grande

Postado em 30/11/24 às 01:057 minutos de leitura70 views


 A abertura da Festa de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira da Diocese de Campina Grande e da Catedral, na noite deste dia 29 de novembro, contou com uma programação repleta de de fé e devoção. A noite iniciou com uma acolhida musical oferecida pela Banda Filarmônica de Campina Grande Epitácio Pessoa, que animou quem chegada à Igreja Mãe com louvores e cânticos dedicados à Mãe Imaculada. Em seguida, foi celebrada a Missa e Novena, com a participação das comunidades da Forania Cidade Sul e do Setor Juventude. O Padre Luciano Guedes, Pároco da Catedral e Vigário Geral da Diocese, acolheu a todos expressando sua alegria pela presença do povo de Deus nessa ocasião especial.

O Padre Márcio Henrique, Pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, presidiu a Santa Missa, e coube ao Padre Rodolfo Lucena, Pároco da Paróquia de São João Paulo II e N. Sra de Fátima, fazer a pregação; o Sacerdote destacou a importância de Nossa Senhora da Conceição na vida dos fiéis. Ele fez uma reflexão sobre o tema da festa, “Rainha Concebida sem Pecado”, lembrando que, quatro anos após a promulgação do dogma da Imaculada Conceição pelo Papa Pio IX, em 1854, a Virgem Maria se apareceu à Santa Bernadette em Lourdes, França, dizendo: "Eu sou a Imaculada Conceição".

Durante sua homilia, o Padre Rodolfo também compartilhou com toda comunidade lembranças pessoais, como a oração do Ofício que sua avó rezava aos sábados, uma prática que ele reconheceu como poderosa e repleta de graça. Ele ainda explicou a origem da Ladainha de Nossa Senhora, ressaltando sua conexão com a Santa Casa de Loreto, um local reverenciado por sua tradição e milagres. Além disso, o padre destacou os quatro dogmas marianos presentes na Ladainha: Mãe de Deus, Virgindade Perpétua, Imaculada Conceição e Assunção ao Céu.

O pregador refletiu também sobre outros títulos marianos, como "Mãe da Esperança", "Arca da Aliança", "Porta do Céu" e "Estrela da Manhã", frisando que Maria é um símbolo de fé, luz e esperança para todos os cristãos. Ele afirmou que, ao olhar para Maria, devemos sentir alegria e confiança, pois, por meio dela, chega ao mundo o Salvador, a luz da humanidade. Ele ainda citou a "Mãe cheia de Graça", título dado pelo anjo Gabriel a Maria, e expressou a profunda devoção de todos ao afirmar que, ao nos aproximarmos de Maria, ela nos toma pela mão e nunca mais nos solta.

A noite também foi marcada pelo lançamento da Campanha do Alimento, uma ação solidária que, como em anos anteriores, visa arrecadar donativos para os serviços sociais da Catedral. O Diácono Ricardo fez o anúncio oficial da campanha, convidando os fiéis a contribuir com alimentos para ajudar aos mais necessitados, lembrando que a caridade é uma parte fundamental da celebração da festa. Por fim, o Padre Luciano Guedes prestou seus agradecimentos e convidou os fiéis a vivenciarem esses dias de fé e devoção à Padroeira.

Por: ascom
Fotos: Pascom Diocesana


Comentários (0)