Conselho Diocesano de Pastoral realiza última reunião de 2024

Atualizado em 19/11/24 às 12:596 minutos de leitura46 views


Nesta terça-feira, 19 de novembro, o Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) se reuniu no Auditório da Cúria Diocesana para a sua última reunião de 2024; presidido por Dom Dulcênio Fontes de Matos e o Coordenador de Pastoral, Padre João Afonso, a reunião começou com a leitura da Bula do Jubileu Ordinário de 2025 e a oração inicial. O bispo acolheu os novos membros do CDP, como os diáconos Humberto e Lucas, e o assessor de imprensa Dvanilson Marinho, além de agradecer a Rafael Augusto pelo trabalho prestado ao longo desses 5 anos e meio.

Dom Dulcênio enfatizou que as comissões precisam de um planejamento eficaz, que esteja alinhado com as foranias e as paróquias, para que as ações aconteçam de forma integrada e concreta. Ele pediu que todos se dedicassem ao trabalho pastoral e alertou para o risco de se acomodarem, lembrando que a mobilização de toda a diocese depende do esforço conjunto. O bispo reforçou a necessidade de um trabalho sinérgico entre as diversas comissões, que devem se apoiar mutuamente para alcançar os objetivos propostos.

Durante a reunião, foram feitas avaliações sobre o Ano Jubilar de 2024, com contribuições de várias foranias, comissões e vigários forâneos. Também foram discutidos temas como o Jubileu Ordinário de 2025, a Campanha da Fraternidade de 2025 e os preparativos para a Festa da Padroeira de Campina Grande. As comissões de Catequese, Laicato, Liturgia, Vida e Família, Pastorais Sociais e Juventude apresentaram seus relatórios, destacando ações e planejamentos para 2025.

A partilha das comissões começou com o Padre Jorge que falou sobre os trabalhos da Catequese, suas ações e o projetos para o ano que entra. A comissão para as Pastorais Sociais com o diácono Cazuza também expôs seu relatório, assim como a Comissão Vida e Família que agora terá o diácono Anchieta Araújo à frente.  

O Diácono Humberto detalhou o trabalho da Comissão de Liturgia, destacando a continuidade que será dada à missão da Liturgia, falou da reestruturação do hinário litúrgico, que terá um formato renovado e terá a identidade da diocese. Além disso, ele anunciou que novos membros farão parte da comissão diocesana de liturgia; também mencionou o planejamento de encontros nas foranias, com o primeiro encontro diocesano agendado para 21 de setembro de 2025. A comissão também irá elaborar um diretório diocesano de liturgia, além de promover formação contínua para os responsáveis pela liturgia nas paróquias.

A Comissão de Juventude, coordenada pelo Pe. Rodolfo Lucena, apresentou suas ações e apontou para 2025, e concentrará em preparar a juventude para o Jubileu ordinário. O foco será em Carlo Acutis, cuja beatificação será celebrada, trabalhando especialmente a vivência da Eucaristia e incentivando a participação da juventude nos grupos de catequese e perseverança.

A Comissão para Educação, Cultura e Universidades, liderada pelo Pe. Josandro, vem fortalecendo a presença da Igreja nos espaços acadêmicos. O trabalho consistiu neste ano de 2024 em estreitar laços com universidades, bem como o IFPB, e promover a Educação Católica, além de participar de eventos culturais e acadêmicos. O Pe. Josandro mencionou também o avanço do Círculo de Leituras, uma iniciativa que promove encontros para leitura e reflexão de obras literárias e religiosas, e destacou o trabalho com hospitais universitários.

O Terço dos Homens, coordenado por Igor Araújo, segue com um trabalho de expansão em toda a diocese, visitando as igrejas matrizes nas paróquias. Atualmente, são 604 grupos que se reúnem para orações e encontros espirituais. Durante a reunião, Igor relatou que o Encontro Diocesano de Terço dos Homens, realizado em Serra Branca, contou com a presença de representantes de todas as paróquias e foranias.

A Comissão do Dízimo Missionário, representada por Maria, tem se empenhado em fortalecer a vivência do dízimo nas paróquias. Maria detalhou que a comissão tem realizado encontros formativos nas foranias e participa ativamente no Programa Formação Permanente da Rádio Caturité. Além disso, foi anunciado que a comissão irá disponibilizar vídeos formativos mensais para reforçar a conscientização sobre a importância do dízimo missionário e promover um encontro diocesano sobre o tema em 2025.

As Foranias compartilharam suas atividades, incluindo mutirões de confissões, assembleias e momentos de convivência. Cada região tem se dedicado a fortalecer a fé e a mobilizar os fiéis para uma participação mais ativa nas ações pastorais, como foi o caso das Foranias Brejo, Oeste, Leste, Norte, Agreste I, Sul, Cariri I, Cariri II e Sericar, que apresentaram seus avanços e planos para 2025.

Dom Dulcênio também anunciou datas importantes para 2025, como a Abertura do Jubileu da Esperança, marcada para 29 de dezembro, com uma procissão que sairá do Seminário em direção à Catedral. A Abertura da Campanha da Fraternidade ocorrerá em 6 de março, no novo centro Diocesano de Eventos, em Lagoa Seca-PB, e outras datas de eventos diocesanos, como o Retiro Anual do clero e a Assembleia Diocesana de Pastoral, foram comunicadas.

O Padre Luciano Guedes, destacou a Festa da Padroeira de Campina Grande, com o tema “Rainha Concebida sem Pecado”, e reiterou a fala do bispo pedindo a participação massiva de todas as foranias. O dia 08, será o ápice de toda festa e bispo determinou que as paróquias e suas caravanas estejam em Campina Grande, exceto as paróquias que também celebram à N. Sra da Conceição.

Por fim, o bispo apresentou mais datas e detalhes importantes para 2025 que serão divulgados em breve, garantindo que toda a diocese esteja alinhada e preparada para viver um ano de grandes mobilizações pastorais e espirituais, com o objetivo de fortalecer a missão evangelizadora em todas as paróquias e foranias.

Por: Ascom
Fotos: Dvanilson Marinho 

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)