Capítulo das Esteiras: Um Encontro de Fé e Fraternidade

Postado em 18/11/24 às 12:015 minutos de leitura52 views


Entre os dias 14 e 17 de novembro, o Convento Ipuarana, em Lagoa Seca (PB), foi palco do Capítulo das Esteiras, evento que reuniu mais de 80 participantes, entre frades, leigos e religiosas, em uma celebração da espiritualidade e da fraternidade franciscana. O encontro marcou o itinerário jubilar da Família Franciscana, convocado pelo Ministro Geral, Frei Mássimo Fusarelli, OFM.

Tradição e renovação espiritual

Inspirado nos encontros promovidos por São Francisco de Assis desde 1221, o Capítulo das Esteiras é uma oportunidade de reviver a simplicidade e a comunhão. Dom Beto Breis, Arcebispo Metropolitano de Maceió-AL, destacou a relação entre sinodalidade e fraternidade: “Sem o Espírito Santo, não há sinodalidade”, afirmou, reforçando que a fraternidade é o primeiro anúncio do Evangelho.

Sinodalidade como tema central

Com foco na sinodalidade – caminhar juntos como Igreja –, o evento incluiu celebrações, rodas de conversa e reflexões em grupo. Frei Wellington Buarque, secretário geral do evento, explicou que o Capítulo das Esteiras, ao contrário de outros capítulos franciscanos, não possui caráter eletivo, mas é um espaço de convivência e renovação espiritual.

Testemunhos e partilha

Representantes de diversos ramos da Família Franciscana trouxeram suas contribuições. As Irmãs Concepcionistas e Clarissas enfatizaram o papel da oração na sustentação da missão. Para Helmir Soares, da Ordem Franciscana Secular, o encontro reforçou o compromisso de viver em comunhão com o carisma franciscano.

Desafios e compromissos

No sábado, a temática “Irmãos, vamos recomeçar!” guiou reflexões sobre os desafios e possibilidades para a missão franciscana nos tempos atuais. Participantes assumiram compromissos renovados, buscando fortalecer a presença franciscana junto às comunidades.

Síntese e esperança

O encerramento, no domingo, contou com a celebração da Santa Missa e a criação de uma síntese das reflexões. Frei Rogério Lopes, Ministro Provincial, destacou a importância de levar as aprendizagens para as fraternidades locais. “O olhar para o futuro deve ser de esperança”, disse.

Um testemunho vivo de fraternidade

O Capítulo das Esteiras reafirma a missão franciscana de viver e anunciar o Evangelho com simplicidade e fraternidade. Em comunhão, os participantes partem inspirados para ampliar o carisma franciscano em suas realidades.

Com informações e fotos: Matéria por Leticia Florêncio | Serviço Provincial de Comunicação | Revisão por Frei Lorrane Clementino, OFM | Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Edição: Ascom
 

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)