VIII Dia Mundial dos Pobres: evento na Diocese reuniu centenas de pessoas
O Santuário da Divina Misericórdia, no Bairro dos Cuités, em Campina Grande, por mais um ano foi o local da celebração do VIII Dia Mundial dos Pobres, neste domingo, 17 de novembro de 2024. O evento reuniu mais de mil participantes, entre pessoas em situação de vulnerabilidade social, voluntários e caravanas de diversas localidades, incluindo o Rio Grande do Norte da cidade de Ceará Mirim, João Pessoa e Caruaru-PE. Promovido pela Diocese de Campina Grande, o dia foi dedicado ao acolhimento dos pobres e à sensibilização sobre a importância da solidariedade e da caridade cristã.
A programação teve início com a chegada de ônibus trazendo famílias assistidas pelas Cáritas paroquiais, pessoas em situação de rua, que foram recebidas em um ambiente acolhedor. As atividades incluíram uma Santa Missa, momentos de louvor, brincadeiras para crianças, como pula-pula e escorregadores, passeios de quadriciclo e serviços sociais, como corte de cabelo e atendimentos de enfermagem. Além disso, foram servidas refeições completas, incluindo café, almoço, lanches e a distribuição de picolés, garantindo cuidado especial a todos os participantes.
A primeira Missa do dia, realizada às 10h30, foi presidida pelo Padre João Afonso, Pároco de Pocinhos-PB e Coordenador de Pastoral, que representou o Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos. Embora ausente por questões de agenda, o bispo enviou votos de entusiasmo e bênçãos aos presentes. Em sua homilia, o padre destacou a importância de "preferenciar os pobres", conforme ensina o Papa Francisco, reforçando a missão da Igreja de estar ao lado dos marginalizados e de promover a dignidade humana.
À tarde, o Padre Paulo Sérgio, Reitor do Santuário, presidiu a segunda Missa, voltada aos voluntários e participantes. Ele expressou gratidão pelo trabalho realizado, sublinhando que todos os serviços prestados foram dirigidos a Cristo. O sacerdote também reforçou que a ação caritativa deve ser uma prioridade missionária da Igreja, dada a permanência da pobreza e a necessidade de uma resposta concreta e contínua para mitigar as dificuldades enfrentadas pelos mais vulneráveis.
Com a participação de vários grupos, como as Novas Comunidades e Pastorais de Cunho Social, o evento superou as expectativas. Segundo o Diácono Cazuza, Coordenador da Comissão para as Pastorais Sociais, mais de 600 pessoas em situação de vulnerabilidade social foram assistidas, além de uma média de 300 pessoas das caravanas e mais de 100 voluntários. Ainda de acordo com o diácono a palavra gratidão é muito simples para resumir tudo o que aconteceu, entregando tudo para o louvor de Deus.
O VIII Dia Mundial dos Pobres reafirmou o compromisso da Igreja em ser presença viva na vida dos mais necessitados, promovendo momentos de espiritualidade, lazer e cuidado, num verdadeiro testemunho de fé e solidariedade.
Por: Ascom
Fotos: Pascom Diocesana com Pascom do Santuário