Bispo de Campina Grande-PB preside Missa Festiva em Carnaúba dos Dantas-RN

Atualizado em 25/10/24 às 22:005 minutos de leitura78 views


Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo Diocesano de Campina Grande, presidiu Missa festiva na manhã desta sexta-feira, 25, em Carnaúba dos Dantas-RN, na Diocese de Caicó-RN. O evento, que atraiu centenas de fiéis, celebrou com grande fervor à Nossa Senhora das Vitórias, cujo monumento é uma das principais atrações turísticas do Seridó Potiguar.

A missa ocorreu no Santuário de Nossa Senhora das Vitórias, no Monte do Galo, e o Bispo Diocesano de Campina Grande foi acolhido pelo Padre Ronney e demais sacerdotes da região. A Missa realizada na manhã desta sexta-feira, foi um momento bonito de devoção e espiritualidade que marcou a comunidade com a presença de Dom Dulcênio.

O Bispo de Campina Grande inicialmente falou da sua alegria em celebrar em Carnaúba dos Dantas-RN, na festa de Nossa Senhora das Vitórias, e destacou que o tema da maternidade e devoção conduz às vitórias de Maria, Ela que sempre esteve aberta à vontade Divina doando-se totalmente ao projeto de Deus.

Ao falar do caminho de fé de Abraão, lembrou que é perpassado por alegria mas também obscuridade quando deve subir ao monte Moriá para cumprir um gesto complexo: Deus pede a vida de Isaac, filho seu; o que não acontece porque o anjo impede e reconhece a fidelidade de Abraão a Deus.

O bispo, ao abordar essa história, lembrou que a confiança plena de Abraão no Deus fiel às promessas não esmorece nem sequer quando a sua palavra é misteriosa e difícil, quase impossível de aceitar: “Quantas vezes não subimos este Monte do Galo? Ou para pedir a cura dizer: “ – Toma Senhor, é teu! Eu te entrego! Agora é contigo, porque já não consigo suportar... Quantas vezes não subimos para sacrificar o nosso Isaac? Já se perguntaram qual foi o seu Isaac deixado na sala das promessas ou na capelinha?”, disse.

O bispo também explicou que o nosso caminho de fé nós encontramos momentos de luz, mas vivemos também outros nos quais Deus parece ausente; o seu silêncio pesa no nosso coração e a sua vontade não corresponde à nossa, àquilo que nós gostaríamos, todavia, quanto mais nos abrimos à vontade de Deus, acolhendo o dom da fé, em Deus depositarmos a nossa confiança – Como Abraão e Maria – “Isso significa sair de nós mesmos e dos nossos projetos, a fim de que a Palavra de Deus seja a lâmpada orientadora dos nossos pensamentos e das nossas ações”, refletiu.

Após todo esse embasamento em seu raciocínio o bispo retomou que a Virgem Maria, por sua maternidade, atrai a devoção de milhares e milhares de fiéis, é por meio dessa maternidade que Nossa Senhora mantém uma íntima relação com cada um de nós em todos os momentos de nossas vidas.

“É devido essa maternidade, que hoje, conseguimos procurar nossas vitórias neste Santuário. É por esta mesma maternidade, que fortalecemos uma fé que ninguém rouba de nós: na Mãe de Deus, que é capaz de nos conceder uma esperança. Está aqui, o ápice da nossa devoção! Portanto, confirmo: - um fiel que não constrói uma devoção mariana, não saberá, muito menos participará da maternidade que o Filho de Deus recebeu”, pregou.

Por fim, Dom Dulcênio aludiu ao lugar onde esteve celebrando, o monte do Galo que conduz a Deus! “Que não nos esqueçamos daquilo que a Virgem Maria disse a Pedro Alberto nesta cidade: ‘Eu sou Nossa Senhora das Vitórias, sua protetora’! Não esqueçam desta fala... ela deve ecoar nos vossos ouvidos”.

“Nossa Senhora das Vitórias só consegue chegar às verdadeiras vitórias, porque conseguimos agradecer ao Seu Filho por todo cuidado. Por isso, façamos a experiência de rezar com fé, porque alcançaremos o amor com toda esperança!”, findou.

Um pouco de história

Inaugurado aos 25 de outubro de 1928, o Monte do Galo é Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico do Rio Grande do Norte.

Foi idealizado para ser um monumento ao tido fundador da cidade, Caetano Dantas Corrêa, entretanto, na inauguração, o sr. Pedro Alberto Dantas doou a pequena imagem de Nossa Senhora das Vitória para o monumento (Cruzeiro). Já no ano seguinte, 1929, o local passou a receber um grande fluxo de fiéis, que acusavam receber milagres prodigiosos. Tão logo, a romaria ao Santuário cresceu expressivamente, se tornando um dos Santuários mais vidrados do Nordeste brasileiro.

Anualmente recebe um grande contingente de fiéis, sobretudo no mês de outubro, quando de celebra o dia de Nossa Senhora das Vitórias (25/10). Em junho de 2024 foi inaugurada a imagem da padroeira com mais de 15 metros de altura, com intuito de aumentar o fluxo de romeiros, turistas e visitantes, aumentando, também, a economia local da cidade.

Por: Ascom, com informações de Arthur Medeiros
Fotos: Bianca Santos - Santuário de Nossa Senhora das Vitórias - (PASCOM Carnaúba dos Dantas )

 

Comentários (0)