29º Domingo do Tempo Comum: Encontro Diocesano do Terço dos Homens e Festa de São Lucas

Postado em 20/10/24 às 20:5614 minutos de leitura112 views


O Bispo de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, presidiu a Missa no Encontro Diocesano do Terço dos Homens, realizado na cidade de Serra Branca-PB, na manhã deste domingo dia 20. O evento atraiu mais de duas mil pessoas de toda a Diocese, que chegaram em caravanas desde as primeiras horas do dia.

A programação do encontro incluiu momentos de pregação, louvor, recitação do Santo Terço e Adoração ao Santíssimo Sacramento, culminando na Santa Missa celebrada pelo bispo. Dom Dulcênio expressou sua alegria pelo engajamento do movimento e pela participação entusiasmada dos presentes.

A celebração contou ainda com a concelebração dos Padres Fernando Jacinto, Diretor Espiritual do Terço, e do Pároco de Serra Branca, Padre Joselito, além da assistência dos diáconos Lucas e Israel. O evento reforçou a importância da devoção e da união entre os fiéis.

A homilia de Dom Dulcênio no Encontro Diocesano do Terço dos Homens, com o tema "A Via da Glória", ofereceu uma reflexão sobre a busca pela verdadeira grandeza no contexto cristão. Ele inicia abordando a vaidade e a soberba, evidenciando como Tiago e João, ao pedirem lugares de honra ao lado de Jesus, refletem uma presunção que permeia a sociedade atual, especialmente no tocante a ambiência digital.

Conforme ensinou o bispo, os discípulos, ao buscarem a glória pessoal, mostram-se alheios ao verdadeiro ensinamento de Cristo sobre o sacrifício e o serviço. Dom Dulcênio destacou que a grandeza, aos olhos de Deus, está enraizada na capacidade de servir aos outros, em contraste com a cultura de competição e status que muitas vezes nos cerca.

“Com as suas intenções mesquinhas, os discípulos “filhos do trovão” (cf. Mc 3,17) provaram que nada aprenderam; e, juntamente com os demais discípulos que, ao tomarem ciência do que aqueles dois pediram, ficaram indignados (pois também este era o desejo interno de todos: a glória concebida de acordo com os caracteres dos favores mundanos), havia uma séria concorrência acerca da superioridade de uns sobre os outros. O Senhor prova-nos o contrário do que pensavam os discípulos e do que pensa o mundo na realidade atual: o caminho de importância aos olhos de Deus é a capacidade de, amando, sujeitar-se ao serviço desinteressado a Deus e aos irmãos”, explicou.

Dom Dulcênio insistiu em dizer que a humildade é uma virtude que todos nós deveríamos buscar, pois ninguém é superior a outrem, lembrou também que a verdadeira glória se conquista pelo amor e pelo serviço desinteressado, como exemplificado por Jesus ao lavar os pés dos discípulos. Por fim pediu aos terçários que sejam instrumentos da graça, por meio da evangelização com o Santo Terço, sejam agentes transformadores, mas que estejam no serviço apenas para aparecer, mas para servir ao próximo.

Festa de São Lucas é encerrada com Missa presidida pelo Bispo Diocesano

Ainda neste mesmo domingo, dia 20, o Bispo Diocesano celebrou a Missa de encerramento da Festa de São Lucas, na comunidade localizada no sítio Lucas, na Zona Rural de Campina Grande, pertencente à paróquia de Nossa Senhora das Dores e São Lucas. Durante a Missa, 36 jovens e adultos receberam o sacramento da Crisma, marcando um momento significativo na vida da comunidade.

A Missa foi realizada em frente à Capela e contou com a participação de um expressivo número de fiéis. O Pároco, Padre Eude Araújo concelebrou ao lado do bispo, enquanto o diácono Erik prestou assistência litúrgica no serviço do altar.

A homilia de Dom Dulcênio nesta celebração, refletiu com todos sobre a verdadeira grandeza no Reino dos Céus, revelando que a obediência a Deus é a chave para alcançá-la. O Pastor Diocesano destacou a necessidade de abandonar a competitividade e a busca por prestígios mundanos, como exemplificado pelos discípulos Tiago e João, que pediram posições de destaque.

Dom Dulcênio menciona que, em contraste com a glória enganosa do mundo, a grandeza no Reino é encontrada no serviço ao próximo. Jesus é o modelo perfeito de obediência e serviço, tendo se entregado completamente à vontade do Pai, culminando em Sua Paixão, Morte e Ressurreição. Ele nos ensina que o verdadeiro líder é aquele que serve, não quem busca ser servido.

“Qual a chave para a grandeza no Reino dos Céus? Que parâmetros utiliza o Senhor para concedê-lo a nós? _a obediência à vontade de Deus; percebemos que a glória de Deus difere das glórias traiçoeiras do mundo (se é que podemos chamar de glória as coisas passageiras, que ludibriam o coração humano para o pecado). Não apenas Tiago e João, ao fazerem o inusitado pedido, como também os seus pares, quando se indignaram com eles dois”, refletiu.

O bispo enfatiza que o caminho da obediência é também um caminho de transformação, onde somos moldados à imagem de Cristo. Ele nos exorta a sermos dóceis à vontade divina, reconhecendo que, ao fazê-lo, experimentamos o amor e a proteção constantes de Deus em nossas vidas.

“O Senhor, apontando para o caminho da obediência, vê-la como serviço a Deus e ao próximo, e, para tanto, como Deus, põe-Se como modelo. O caminho do serviço pela obediência é o único querido pelo Senhor porque, em si, compendia todo o mistério do ser cristão. Basta que Lhe voltemos o coração e nos predisponhamos a, mediante o recomeço na graça, servi-lo profundamente pela docilidade de nossa vida ao Seu divino querer. E, assim, sentiremos o que já é uma constante, independentemente da nossa fidelidade ao Senhor, o Seu amor, a Sua proteção, pois Ele é fiel”, findou.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Diocesana (Rafael Augusto) e Pascom Paróquia de São Lucas

 

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia


Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)