29º Domingo do Tempo Comum: Encontro Diocesano do Terço dos Homens e Festa de São Lucas

Postado em 20/10/24 às 20:5614 minutos de leitura65 views

O Bispo de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, presidiu a Missa no Encontro Diocesano do Terço dos Homens, realizado na cidade de Serra Branca-PB, na manhã deste domingo dia 20. O evento atraiu mais de duas mil pessoas de toda a Diocese, que chegaram em caravanas desde as primeiras horas do dia.

A programação do encontro incluiu momentos de pregação, louvor, recitação do Santo Terço e Adoração ao Santíssimo Sacramento, culminando na Santa Missa celebrada pelo bispo. Dom Dulcênio expressou sua alegria pelo engajamento do movimento e pela participação entusiasmada dos presentes.

A celebração contou ainda com a concelebração dos Padres Fernando Jacinto, Diretor Espiritual do Terço, e do Pároco de Serra Branca, Padre Joselito, além da assistência dos diáconos Lucas e Israel. O evento reforçou a importância da devoção e da união entre os fiéis.

A homilia de Dom Dulcênio no Encontro Diocesano do Terço dos Homens, com o tema "A Via da Glória", ofereceu uma reflexão sobre a busca pela verdadeira grandeza no contexto cristão. Ele inicia abordando a vaidade e a soberba, evidenciando como Tiago e João, ao pedirem lugares de honra ao lado de Jesus, refletem uma presunção que permeia a sociedade atual, especialmente no tocante a ambiência digital.

Conforme ensinou o bispo, os discípulos, ao buscarem a glória pessoal, mostram-se alheios ao verdadeiro ensinamento de Cristo sobre o sacrifício e o serviço. Dom Dulcênio destacou que a grandeza, aos olhos de Deus, está enraizada na capacidade de servir aos outros, em contraste com a cultura de competição e status que muitas vezes nos cerca.

“Com as suas intenções mesquinhas, os discípulos “filhos do trovão” (cf. Mc 3,17) provaram que nada aprenderam; e, juntamente com os demais discípulos que, ao tomarem ciência do que aqueles dois pediram, ficaram indignados (pois também este era o desejo interno de todos: a glória concebida de acordo com os caracteres dos favores mundanos), havia uma séria concorrência acerca da superioridade de uns sobre os outros. O Senhor prova-nos o contrário do que pensavam os discípulos e do que pensa o mundo na realidade atual: o caminho de importância aos olhos de Deus é a capacidade de, amando, sujeitar-se ao serviço desinteressado a Deus e aos irmãos”, explicou.

Dom Dulcênio insistiu em dizer que a humildade é uma virtude que todos nós deveríamos buscar, pois ninguém é superior a outrem, lembrou também que a verdadeira glória se conquista pelo amor e pelo serviço desinteressado, como exemplificado por Jesus ao lavar os pés dos discípulos. Por fim pediu aos terçários que sejam instrumentos da graça, por meio da evangelização com o Santo Terço, sejam agentes transformadores, mas que estejam no serviço apenas para aparecer, mas para servir ao próximo.

Festa de São Lucas é encerrada com Missa presidida pelo Bispo Diocesano

Ainda neste mesmo domingo, dia 20, o Bispo Diocesano celebrou a Missa de encerramento da Festa de São Lucas, na comunidade localizada no sítio Lucas, na Zona Rural de Campina Grande, pertencente à paróquia de Nossa Senhora das Dores e São Lucas. Durante a Missa, 36 jovens e adultos receberam o sacramento da Crisma, marcando um momento significativo na vida da comunidade.

A Missa foi realizada em frente à Capela e contou com a participação de um expressivo número de fiéis. O Pároco, Padre Eude Araújo concelebrou ao lado do bispo, enquanto o diácono Erik prestou assistência litúrgica no serviço do altar.

A homilia de Dom Dulcênio nesta celebração, refletiu com todos sobre a verdadeira grandeza no Reino dos Céus, revelando que a obediência a Deus é a chave para alcançá-la. O Pastor Diocesano destacou a necessidade de abandonar a competitividade e a busca por prestígios mundanos, como exemplificado pelos discípulos Tiago e João, que pediram posições de destaque.

Dom Dulcênio menciona que, em contraste com a glória enganosa do mundo, a grandeza no Reino é encontrada no serviço ao próximo. Jesus é o modelo perfeito de obediência e serviço, tendo se entregado completamente à vontade do Pai, culminando em Sua Paixão, Morte e Ressurreição. Ele nos ensina que o verdadeiro líder é aquele que serve, não quem busca ser servido.

“Qual a chave para a grandeza no Reino dos Céus? Que parâmetros utiliza o Senhor para concedê-lo a nós? _a obediência à vontade de Deus; percebemos que a glória de Deus difere das glórias traiçoeiras do mundo (se é que podemos chamar de glória as coisas passageiras, que ludibriam o coração humano para o pecado). Não apenas Tiago e João, ao fazerem o inusitado pedido, como também os seus pares, quando se indignaram com eles dois”, refletiu.

O bispo enfatiza que o caminho da obediência é também um caminho de transformação, onde somos moldados à imagem de Cristo. Ele nos exorta a sermos dóceis à vontade divina, reconhecendo que, ao fazê-lo, experimentamos o amor e a proteção constantes de Deus em nossas vidas.

“O Senhor, apontando para o caminho da obediência, vê-la como serviço a Deus e ao próximo, e, para tanto, como Deus, põe-Se como modelo. O caminho do serviço pela obediência é o único querido pelo Senhor porque, em si, compendia todo o mistério do ser cristão. Basta que Lhe voltemos o coração e nos predisponhamos a, mediante o recomeço na graça, servi-lo profundamente pela docilidade de nossa vida ao Seu divino querer. E, assim, sentiremos o que já é uma constante, independentemente da nossa fidelidade ao Senhor, o Seu amor, a Sua proteção, pois Ele é fiel”, findou.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Diocesana (Rafael Augusto) e Pascom Paróquia de São Lucas