Assembleia Diocesana de Pastoral é concluída e aponta caminhada para a vivência no Ano Jubilar da Esperança

Postado em 19/10/24 às 16:2113 minutos de leitura67 views

Neste sábado, 19 de outubro, segundo e último dia da Assembleia Diocesana de Pastoral teve início às 9h, com a oração da Hora Média. Momento marcado também pelas felicitações a Dom Dulcênio Fontes de Matos, o Bispo Diocesano que neste dia completa mais um aniversário natalício.

A programação neste último dia seguiu com a 4ª Conferência, conduzida pelo Diácono Humberto, que falou sobre o tema “Levantaram-se e foram a Jerusalém” (Lc 24,33) — um convite a caminhar, encontrar e anunciar a esperança.

De acordo com o que foi explicado, o Jubileu convocado pelo Papa convida a refletir sobre a experiência da esperança através do encontro e do anúncio. A passagem evangélica destaca como o Ressuscitado se revela aos discípulos ao abrir as Escrituras e ao partir o pão, simbolizando a renovação da comunhão e o testemunho fervoroso de que “o Senhor vive”.

Este espírito de caminhada e encontro é fundamental para a celebração do Jubileu Ordinário de 2025, que marca um ano de alegria para a Igreja. O conceito de Jubileu, explicado pelo diácono e pelo Padre, contém raízes no livro do Levítico, ao estabelecer um tempo de renovação e liberdade, simbolizado pelo toque da trombeta. Desde o primeiro Jubileu católico proclamado por Papa Bonifácio VIII em 1300, a periodicidade das celebrações tem se transformado, refletindo as necessidades da Igreja e do mundo.

O Jubileu de 2025, convocado pelo Papa Francisco e formalizado pela Bula “Spes non confundit”, surge num momento de reflexão profunda, especialmente após os desafios impostos pela pandemia e conflitos recentes. A abertura e fechamento da Porta Santa da Basílica de São Pedro marcam os tempos de graça e perdão, convidando todos a uma renovação espiritual.

Na diocese, a celebração começará com uma peregrinação e uma missa de abertura no dia 29 de dezembro de 2024, envolvendo a participação de várias paróquias. As peregrinações durante o ano permitirão aos fiéis lucrarem a indulgência, por meio de visitações e participações das celebrações indicadas pelo Bispo Diocesano, bem como por meio da prática de obras de misericórdia, promovendo um espírito de comunidade e solidariedade.

Clique aqui e baixe o material apresentado na 4º Conferência

Após a conferência, os participantes se dividiram em 8 grupos para análises e propostas relacionadas ao Comunhão de Espiritualidade: Foram três perguntas pertinentes, sendo a primeira delas refletindo sobre os aspectos de nossa vivência eclesial podem inspirar a espiritualidade diocesana?

Por conseguinte, os grupos refletiram sobre o âmbito da comunhão e participação, buscando saber qual a sua sugestão efetiva para cultivar ainda mais a espiritualidade diocesana? E por fim, os grupos pensaram sobre as ações que a Diocese desenvolverá no Jubileu da Esperança. Após dirigirem-se ao plenário, os grupos apresentaram suas sínteses e encaminharam à Coordenação de Pastoral para uma compilação em breve.

A 43ª Assembleia de Pastoral foi encerrada com um momento de imensa alegria, quando os participantes parabenizaram o Senhor Bispo. Dom Dulcênio, radiante, agradeceu a todos não apenas pelo o aniversário, mas também pela contribuição e o carinho para com toda diocese.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Diocesana (João Neto)