Diocese de Campina Grande realiza a sua 43ª Assembleia Diocesana de Pastoral

Postado em 18/10/24 às 21:0512 minutos de leitura83 views

A Diocese de Campina Grande deu início à sua 43ª Assembleia Diocesana de Pastoral nesta sexta-feira, 18 de outubro, no Centro Diocesano Dom Luís Gonzaga Fernandes. O evento reúne mais de 200 participantes, entre clérigos e leigos, sob o tema "Por uma Espiritualidade de Comunhão na Práxis Evangelizadora". A assembleia tem como foco a importância da união e a colaboração na missão pastoral da Igreja.

A abertura do evento foi marcada pela Oração da Hora Média, seguida pelo discurso do Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos. Em sua fala, o bispo destacou a relevância da espiritualidade diocesana e a necessidade de unidade entre os cristãos, afirmando que essa unidade é fundamental para a eficácia da missão cristã. Ele enfatizou que a Igreja deve conduzir o "mundo" a uma verdadeira relação com Deus, afastando-o da alienação e do pecado.

Dom Dulcênio também convidou todos a uma reflexão profunda sobre a oração, ressaltando que a comunhão nasce da escuta ao Espírito e que a Diocese, com seus 75 anos de história, é um verdadeiro espaço de Aliança. "Estamos construindo uma verdadeira Galileia", concluiu, chamando todos a permanecerem em comunhão.

Após a abertura, o Padre Alexandre Moreira, da Coordenação de Pastoral, deu as boas-vindas a todos e abriu espaço para o Vigário Geral da Diocese, Padre Luciano Guedes que introduziu um material sobre as atividades jubilares, agradecendo o empenho dos padres nas iniciativas. Padre Luciano apresentou um material fotográfico a agradeceu prontamente todo empenho do Bispo, primeiro motivador, e a todos que se empenharam na realização do jubileu. Logo em seguida, o Padre Marcos Souza apresentou uma síntese do Ano Pastoral da Missão, destacando as visitas às foranias e paróquias para formações.

A programação continuou com a primeira conferência ministrada pelos Padre Paulo Sérgio, que abordou o tema: "O que conversavam pelo caminho?" (Lc 24,17). Ao trabalhar seu material, o sacerdote falou sobre a sinodalidade, discernimento e a essência da espiritualidade cristã, enfatizando que a sinodalidade deve ser uma prática histórica e inclusiva, refletindo o desejo de escuta entre os membros da Igreja.

Foi abordado ainda, o "sonho da igreja do Papa Francisco", que diz respeito a uma visão de uma comunidade eclesial que caminha unida e acolhe a todos. A sinodalidade foi apresentada não apenas como um conceito teológico, mas como uma prática histórica que remonta aos primeiros séculos do cristianismo. O sínodo atual, segundo o Padre Paulo, não se limita a ser um evento, mas sim um convite para que todos os membros da Igreja contribuam com suas vozes e experiências, refletindo um desejo de escuta e inclusão.

No turno vespertino, o Pe. José Marcondes refletiu sobre os paradigmas do discipulado, destacando a importância da unidade e diversidade dentro da Igreja. Ele citou a carta de São Paulo, enfatizando que a verdadeira unidade é uma dádiva do Espírito Santo, enquanto o Diácono Humberto Carneiro apresentou a Igreja como uma família, ressaltando a importância da acolhida e da partilha na vivência da fé.

O dia foi encerrado com uma Santa Missa celebrada por Dom Dulcênio em homenagem a São Lucas Evangelista. O bispo destacou a importância do médico São Lucas, venerado pela tradição cristã como autor do Evangelho Lucano e dos Atos dos Apóstolos.

Dom Dulcênio enfatizou que as dificuldades enfrentadas em sua vida foram superadas com a ajuda de Cristo. Ele ressaltou a importância da autêntica comunhão, onde um sente a dor e as alegrias do outro.

Referindo-se à relação de Lucas com Paulo, Dom Dulcênio destacou Lucas como um grande conselheiro, simbolizando a verdadeira comunhão. Ele lembrou a lição de São Paulo: "quem planta, colhe", reforçando que a pregação da verdade pode causar desconforto, mas é essencial.

O tema do Evangelho de Lucas foi também abordado, com foco na vocação. Dom Dulcênio mencionou a preocupação do Papa Francisco com as vocações, citando a Amazônia como um exemplo. Ele enfatizou a necessidade de evangelização em todas as circunstâncias.

Na Diocese, o bispo afirmou que Deus está mostrando o caminho, e todos estão comprometidos em trabalhar pelas vocações. Ele concluiu com um apelo para que não falte o "vinho da alegria vocacional" e expressou sua preocupação tanto com o presente quanto com o futuro.

A Assembleia segue com sua programação, buscando fortalecer a espiritualidade de comunhão entre os fiéis e aprofundar a prática evangelizadora na Diocese.

Clique aqui e tenha acesso ao material que foi apresentado neste dia.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Diocesana (Aline Tenório, Ryan Caio e João Pedro)