Bispo celebra Missa no Mosteiro das Clarissas e Preside Missa e Crisma na Paróquia de Massaranduba-PB

Postado em 30/09/24 às 01:1114 minutos de leitura110 views


Neste domingo, 29, o Bispo de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, presidiu uma Missa solene no Mosteiro das Clarissas, situado na região central de Campina. A celebração marcou os votos perpétuos de duas irmãs que se consagraram a Deus por meio da vocação religiosa.

A Profissão Solene dos Votos Perpétuos na Ordem de Santa Clara foram das Irmãs Maria Helena da Sagrada Paixão e Maria Faustina do Coração Misericordioso de Jesus; a comunidade acompanhou com emoção este momento de muita fé.

A Missa presidida pelo bispo, foi concelebrada pelo Padre Douglas, sacerdotes da comunidade franciscana, presente também o diácono Gleydson e os seminaristas. 

Na homilia, Dom Dulcênio enfatizou que o amor verdadeiro transcende o simples afeto e se fundamenta na escolha e na entrega. O livro do Cântico dos Cânticos, trazido na reflexão, é apresentado como uma celebração da paixão que, ao contrário dos cantos de amor comuns, promove um diálogo íntimo, simbolizando a relação entre Deus e a humanidade.

“O Cântico dos Cânticos é fundamentalmente um canto de amor, de paixão, mas, não um amor efêmero: fala-se de um noivo e de uma noiva. E a característica que talvez torne o amor tão sublime é justamente porque se trata de um amor de eleição, de escolha, um amor que como diz o Cântico é “forte como a morte”. O amor situa-se no âmbito do estático; do sublime; do divino. Isto é, o amor do Cântico dos Cânticos não é somente de paixão ou de aprazimento, mas, é feito de relação e de distância; de proximidade e de afastamento; de palavras e de silêncios; de vida e de morte”, disse.

Dom Dulcênio também utilizou a imagem do fogo para ilustrar a intensidade desse amor, que é capaz de resistir a qualquer desafio: “Alguém aqui já presenciou o crepitar do fogo numa madeira? Já perceberam as pequenas fagulhas de fogo subirem, vagarosamente; e no fundo da cena, as labaredas e um crepitar... um estalado que sussurra aos nossos ouvidos, lento e serenamente...? Esta é a posição final do fogo de amor que, já incendiado e totalmente queimado, serenamente se esvai no tempo. Esse é o movimento do amor. A chama divina é tão inexplicável – e hoje, de modo particular me portando às Damas que se entregarão definitivamente ao Esposo – que nos interpela com o pedido inusitado da amada: “Grava-me como selo! Imprima caráter em mim!” Isso é forte”, refletiu.

Além disso, o Prelado também refletiu que a vocação das irmãs é vista como um reflexo do amor divino, onde os votos de pobreza, obediência e castidade se tornam caminhos para uma vida plena em Cristo. Ao convida-las para a meditação, ressaltou que, ao olhar para Jesus, elas se transformam e se configuram com Ele. Essa transformação é apresentada como essencial para viver a radicalidade do amor, que deve ser continuamente nutrido e vivido no cotidiano.

Por fim, O Senhor Bispo reforçou que o amor não pode ser comercializado; e pediu que as Irmãs mirem sempre o Cristo, o espelho, o modelo perfeito a ser seguido. A entrega total a Deus é descrita como a verdadeira felicidade, ressaltando a ideia de que, ao abrir mão do mundo, elas ganham a alma.

"Não esqueçam da Teologia Espiritual do Espelho, que Clara deixou para vocês: lembrem-se que, somente no reflexo do crucifixo, está toda beleza e toda dimensão espiritual e de amor que devem seguir. A contemplação para Santa Clara é um processo de transformação; é olhar para Jesus (o espelho) e transformar a própria imagem, para ficar cada vez mais parecido com Ele. Por isso, olhem-No sempre!", findou.

Missa e Crisma nas Festividades de Santa Teresinha, em Massaranduba-PB

À noite, Dom Dulcênio esteve na Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus, em Massaranduba-PB, onde presidiu Missa e Crisma dentro das festividades alusivas à Padroeira. O Pastor Diocesano foi acolhido pelo Pároco, Padre Antoniel Batista, bem como pelo Diácono Gleydson Lopes, além da Comunidade paroquial que marcou presença em grande número.

Durante a Missa, Dom Dulcênio crismou 145 jovens e adultos, um momento significativo que representa a confirmação do Batismo por meio da unção crismal, fortalecendo a vida espiritual dessas pessoas.

Na homilia de Dom Dulcênio, a mensagem central girou em torno da vocação de cada cristão como testemunha do Senhor. O bispo ressaltou que nossa existência foi criada por Deus para ser um cântico de louvor, ecoando o Salmo 150: "Todo ser que respira louve ao Senhor". Assim, o bispo disse que aqueles que receberam os sacramentos do Batismo e da Confirmação, tem por missão louvarem e anunciarem a Boa Nova da salvação, tais como os profetas.

Dom Dulcênio, lembrou que Moisés expressou sua preocupação com a necessidade de líderes espirituais entre o povo de Israel durante sua travessia no deserto. Conforme disse, Moisés desejou que todo o povo fosse profeta, um desejo que se concretiza na entrega do Espírito Santo à Igreja, permitindo que os cristãos se tornem vozes de Deus no mundo. Assim, o bispo convidou todos a viverem como profetas, especialmente em tempos em que a moral do evangelho se apresenta como um desafio.

“E sendo profeta, hajamos como tal nas diversas ocasiões de nosso cotidiano, caso contrário, compactuaremos com o pecado em seus mais variados âmbitos e circunstâncias, inclusive na vida civil. Por isso, é que Jesus radicalmente pede que nós no profetismo que o seu Espírito nos impele, optemos pela moral que brota do evangelho, o que pode ser escândalo de uma vida desconexa com o plano de santidade que Deus tem para nós e que pode ser empecilho para que os débeis na fé optem em trilhar o caminho que a palavra de Deus, por meio de nossa atitude profética, lhes propõe”, pregou.

Ser profeta, segundo Dom Dulcênio, não é um privilégio reservado a alguns; trata-se de um compromisso que expõe cada cristão. Ele destaca que a verdadeira ação profética requer coragem e a disposição de se arriscar, assim como Jesus se arriscou ao deixar as 99 ovelhas para buscar a perdida. Esta atitude se alinha com a visão do Papa Francisco sobre uma "Igreja em saída", que deve se lançar ao mundo, mesmo diante das dificuldades.

“Ser profeta com ação de Cristão, não é pertencer a uma reservada casta, não se trata disso, é um compromisso exigente que nos expõe e nos sujeita. O Senhor se arrisca e quer que nos arrisquemos, para que todos o conheçam, o amem, tal como o Pastor que deixou as 99 ovelhas no redil, sujeitando-se para salvar a única que se perdeu”, refletiu.

Ao dirigir-se aos crismandos, enfatizando que a Crisma não é apenas uma formalidade, mas uma missão. Dom Dulcênio pediu que todos se tornem sinais de Cristo no mundo, buscando fazer a vontade de Deus, como Santa Teresinha fez. Concluiu exortando os jovens a serem luz para o mundo, defendendo a fé com firmeza e clareza, e a não se deixarem levar por opiniões instáveis.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Diocesana (Matheus e Ryan) e Pascom Paroquial de Massaranduba

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia


Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)