Festa de Nossa Senhora das Mercês Celebra 223 Anos, em Cuité-PB

Atualizado em 15/09/24 às 20:353 minutos de leitura57 views


No contexto do Jubileu dos 75 anos da Diocese de Campina Grande, a Freguesia de Nossa Senhora das Mercês, em Cuité-PB, comemora seus 223 anos de Ereção Canônica. Com o tema “Mãe das Mercês acolhe a nossa oração e nos conduz ao teu Filho”, as festividades tiveram início no dia 14 de setembro com a IX Cavalgada, reunindo devotos e devotas que percorreram as ruas da cidade, acompanhados pela Cavalaria da Polícia Militar do Estado da Paraíba.

Na mesma noite, uma procissão motorizada levou a imagem da Virgem das Mercês do sítio Muralhas até a Igreja Matriz. O evento foi marcado pela Solene Concelebração presidida pelo padre Henrique Gustavo, da Paróquia de Nossa Senhora do Desterro, em co-celebração com o pároco João Paulo e o vigário Fabiano Cruz. Assim começou o novenário, reunindo a comunidade de Cuité em oração.

Durante as noites da novena, os fiéis vivenciaram momentos de profunda espiritualidade e confraternização, mergulhando na humildade da Mãe das Misericórdias, a libertadora dos cativos. A festa tem crescido a cada ano, promovendo não apenas um retiro espiritual, mas também um forte senso de unidade entre os paroquianos. As quermesses no pavilhão foram marcadas pela presença das famílias, destacando o jantar do reencontro, um momento especial para os filhos ausentes que voltam a se encontrar sob a proteção da Virgem das Mercês.

A programação continua nesta terça-feira, feriado no município, permitindo uma participação mais ativa da população. As festividades começam às 5h30 com um giro da Banda Filarmônica Udijagra. Às 6h, acontece o Ofício de Nossa Senhora, seguido da Solene Concelebração Eucarística às 10h, presidida pelo padre Joselito Ferreira, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Serra Branca-PB. O encerramento será às 16h30, com a celebração do Excelentíssimo Bispo Dom Dulcênio Fontes de Matos e, em seguida, a tradicional procissão de Nossa Senhora das Mercês, reunindo não apenas os fiéis de Cuité, mas toda a Forania do Curimataú.

COm informações: Seminarista Álvaro Alvino e Seminarista João Victor Demétrio
Fotos: Pascom Paroquial 

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)