Tem início a Visita Pastoral Canônica de Dom Dulcênio na Paróquia de São José, em Juazeirinho-PB

Postado em 07/08/24 às 23:429 minutos de leitura166 views

 

A Paróquia de São José, na cidade de Juazeirinho-PB, está em um momento de graça. Após a ordenação presbiteral de um de seus filhos, Padre José Claudino, e a recente ordenação do diácono Israel Pedro, que foi apresentado nesta quarta (07) para auxiliar nos serviços paroquiais, a paróquia agora acolhe a Visita Pastoral Canônica de Dom Dulcênio, Bispo Diocesano de Campina Grande-PB. A visita teve início nesta quarta-feira, 07 de agosto, e prossegue até o dia 11 de agosto. O senhor bispo, juntamente com o diácono Israel, chegaram à cidade por volta das 11h.

À tarde, das 14h30 às 15h, o bispo, acompanhado pelo Diácono Israel, pelo Pároco Padre Fernando e pelo Vigário Padre Danilo, estiveram na Escola Municipal Severino Marinheiro, onde foi recebido pelo corpo docente e pelos alunos. Em seguida, dirigiram-se à Escola Marechal Almeida Barreto, onde também foi calorosamente acolhido.

Na escola municipal, foi acolhido pela diretora Soraide Cadete e pelo corpo docente. No auditório, o bispo dirigiu a palavra para os alunos e, por fim, deu a benção. A diretora pediu que, mensalmente, a paróquia pudesse assumir um momento com os alunos. Em seguida, o bispo se dirigiu para escola estadual e às 14h20 foi recebido pela diretora, Josenilda (Neguinha), e pelo corpo docente. No ginásio, também se encontrou com os alunos, tendo a mediação do coordenador pedagógico Inácio. O bispo e o diácono Israel dirigiram palavras aos alunos e, por fim, o bispo deu uma benção para todos.

O bispo concluiu sua visita vespertina indo às comunidades de Ilha Grande e Pedra D'Água, sendo saudado com festa e alegria em ambas as localidades. Durante essas visitas, Dom Dulcênio explicou que seu propósito é conhecer a realidade pastoral da paróquia e conviver com o seu povo, seus diocesanos.

Às 16h15 foi acolhido na comunidade São Francisco (Ilha Grande) por uma grande quantidade de fiéis. Marcos Aurélio, coordenador do terço dos homens e coordenador do grupo jovem, Marcos Antônio, coordenador da catequese infantil e Cláudia, uma das coordenadoras da catequese de Crisma, partilharam ao bispo a realidade da comunidade e dos seus grupos.

Por fim, o bispo manifestou seu contentamento pela caminhada da comunidade e deu a benção a todos e seguiu para a próxima comunidade. Às 17h foi acolhido na comunidade de Nossa Senhora Desatadora dos nós (Pedra d'Água); os fiéis recepcionaram o bispo na frente da capela. O bispo rezou e ouviu as lideranças da capela e retornou para a casa paroquial.

Santa Missa na Matriz

À noite, Dom Dulcênio foi oficialmente acolhido na Igreja Matriz ao som dos sinos, onde presidiu a Santa Missa e nesta mesma ocasião, apresentou à Comunidade o Diácono Israel que exercerá seu ministério na Paróquia. Concelebraram a Missa, o Pároco, Padre Fernando, o Vigário Padre Danilo e na assistência litúrgica os diáconos Israel e Patrício.

Na sua homilia, o bispo frisou a importância da fé, destacando a figura da mulher cananéia. Conforme pregou, o diálogo entre Jesus e a mulher cananeia demonstra que a salvação trazida por Jesus é para todos. Ele destacou a fé da mulher, que não desistiu da graça, e incentivou os fiéis a se aproximarem de Cristo por meio da oração e de uma vida de intimidade com Deus.

Continuidade da Visita Pastoral

Na quinta-feira, 08, a manhã inteira será dedicada à Visitação aos Idosos e enfermos. À tarde, visita a Comunidade Sussuarana, Comunidade de Ipueiras e à noite se reúne com o Setor Vida e Família na Matriz.

Por: Ascom, com informações cedidas: Diácono Israel Pedro
Fotos e cobertura: Pascom Paroquial

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia



Comentários (0)