Dom Dulcênio Ordena Cinco Diáconos para a Igreja de Cristo

Atualizado em 05/08/24 às 23:569 minutos de leitura289 views


O dia 5 de agosto, de 2024, dia de Nossa Senhora das Neves, Padroeira do estado da Paraíba, será lembrado como um dia histórico para a Diocese de Campina Grande que ganhou 5 novos Diáconos transitórios, em Missa Solene realizada na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição em Campina Grande.

Os jovens Adriel Falcão, Israel Pedro, Lucas Pereira, Humberto Carneiro e Roberto Neves, foram ordenados Diáconos pela imposição das Mãos e oração Consecratória do Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, perante uma Catedral completamente lotada, em um momento de grande fé e alegria para a Igreja Particular de Campina Grande.

A celebração, reuniu clérigos locais e de outras dioceses, e uma grande multidão de fiéis, que se uniram para prestigiar esta significativa ocasião para a Igreja de Cristo, situada no Planalto da Borborema

Homilia

A homilia de Dom Dulcênio na ordenação diaconal, reflete um profundo sentido de gratidão e esperança. Este momento, cujas vidas e vocações dos 5 jovens que disseram Sim a Cristo e à Igreja, são destacadas como um momento de testemunho de fé e compromisso com a Igreja.

Neste dia, em que toda a Igreja na Província Eclesiástica da Paraíba celebrou à Nossa Senhora das Neves, a Diocese Campinense foi agraciada com a ordenação diaconal dos cinco jovens, e por essa razão, o bispo agradeceu a Deus por tamanha dádiva concedida para todos os diocesanos de Campina.

Nesse sentido o bispo convidou os fiéis a refletirem sobre a visão radiante da nova Jerusalém apresentada no Apocalipse (Ap 21, 1-5). Esta imagem simboliza a plenitude da felicidade e a paz que Deus promete aos fiéis. A nova Jerusalém é descrita como o povo de Deus, iluminado pelo amor de Cristo. O amor de Cristo, comparado ao amor do noivo por sua amada, transforma e ilumina a Igreja, que, por sua vez, deve refletir esse amor em suas ações.

“A nova Jerusalém é o povo de Deus envolvido pelo esplendor, ainda escondido, do amor de Cristo, que o torna radiante, como o amor do noivo torna radiante a sua amada. Quem é amado e se entrega ao amor, torna-se amor. É isso que deve acontecer entre nós. Jesus nos amou até o fim. Nossa Igreja deve transformar-se em amor, irradiando um mundo infeliz e desviado por interesses egoístas e mortíferos”, pregou.

Ao pregar sobre o Papel de Maria e a Prática da Palavra de Deus, o bispo destacou a importância da maternidade divina de Maria, e sublinhou que Jesus coloca um elogio ainda maior na prática da Palavra de Deus.

O Evangelho de Lucas (Lc 11, 27) revela uma mulher exaltando a mãe de Jesus, enquanto Jesus responde que "muito mais felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática". Este ensinamento valoriza a adesão fiel e prática aos desígnios de Deus, exemplificada por Maria, que, além de ser Mãe de Cristo, foi uma fiel discípula, meditando e vivendo a Palavra de Deus em sua vida.

“‘Muito mais felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”, percebam, meus irmãos, as palavras de Nosso Senhor encerram uma enorme profundidade. Aquela Senhora punha em relevo a maternidade divina de Maria, o mais importe dos quatro dogmas que lhe dizem respeito. Com efeito, nem sequer uma inteligência angélica seria capaz de imaginar a existência, dentro da natureza humana, de uma Mãe de Deus, privilégio único para o qual Ele predestinou a Virgem Santíssima desde toda eternidade”, disse.

Ao final da sua homilia, o bispo expressou a sua gratidão aos novos diáconos — Adriel, Humberto, Israel, José Roberto e Lucas — por sua disposição em servir. Ele pediu a oração de todos para que possam cumprir com dignidade e fervor suas novas responsabilidades.

Sobre os novos diáconos Clique aqui e conheça a biografia de deles.

O diaconato

O diácono corresponde ao primeiro grau da Ordem, tem por missão auxiliar o Bispo e os sacerdotes em diversas funções, e desempenhará de modo preciso o Serviço da Palavra, da Liturgia e o serviço da Caridade.

Onde exercerão o Ministério

* Adriel David da Silva Falcão para Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Sumé;

* Humberto Carneiro Monte Junior para Paróquia de São Sebastião em Picuí;

* Israel Pedro de Oliveira Junior para a Paróquia de São José, em Juazeirinho;

* José Roberto Gomes das Neves para a Paróquia de São Severino Bispo de Cubati, residindo na cidade de São Vicente do Seridó, futura Paróquia.

* Lucas Pereira dos Santos para a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Serra Branca.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Diocesana

Comentários (0)