18º Domingo do Tempo Comum: “Tornemo-nos Aquele que recebemos”, pregou o Bispo de Campina Grande

Atualizado em 04/08/24 às 21:5011 minutos de leitura128 views


Neste 18º Domingo do Tempo Comum, 04 de agosto, dia dedicado aos Padres, o Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, presidiu a tradicional Missa do Lar na Catedral às 10h. A celebração contou com a presença do Padre Luciano Guedes, o diácono Anderson, seminaristas e diversos fiéis; pela manhã, mais cedo, o Bispo encerrou a Assembleia Regional de Catequese, no Centro Marista de Formação, em Lagoa Seca-PB, encontro que reuniu líderes da Catequese do Regional NE 2 da CNBB entre os dias 02 e 04. Já no final da tarde desde domingo, o Bispo presidiu a Missa de encerramento no Congresso Diocesano da Renovação Carismática Católica.

Homilia

A homilia de Dom Dulcênio para este domingo trouxe por tema "Tornemo-nos Aquele que recebemos", oferece uma rica interpretação teológica e prática da Eucaristia, explorando três aspectos principais: O Valor em receber Jesus; o Significado do Pão da Vida e o Chamado à transformação pessoal.

Durante a homilia, Dom Dulcênio refletiu sobre a figura de Jesus como o Pão Vivo e exortou os fiéis a seguirem o exemplo de Cristo em suas vidas, buscando se tornar mais semelhantes a Ele. Nas celebrações, destacou a importância de viver os valores cristãos e fortalecer a fé através da comunhão e da prática do amor.

Dom Dulcênio questionou inicialmente, o mérito de receber o Corpo e o Sangue de Cristo. A questão central é se o recebimento da Eucaristia é apenas um benefício espiritual ou se há uma transformação real e profunda que deve ocorrer no comungante. Assim, o bispo sugere que, embora a Eucaristia seja um presente gratuito de Deus, ela não deve ser encarada apenas como uma recompensa ou um benefício, mas como um meio para a verdadeira transformação espiritual.

“Quando comunga, o fiel une-se mais Àquele que recebe. Esta união, porém, exige-lhe cada vez mais, além da santidade de vida, como um louvor a Deus, estar-Lhe ainda mais unido, numa comunhão sempre mais crescente, de maneira que, continuamente, alimenta-se e sacia-se de Deus, mas que anseia tê-Lo mais. Este nosso desejo ardentíssimo que corresponde ao desejo mais ardente de Deus por nós, e é o que podemos retribuir-Lhe por tão grande caridade”, pregou.

O Bispo de Campina Grande destacou que a Eucaristia é um dom puramente divino, sem mérito humano. Mesmo os santos não teriam direito a comungar se não fosse pela misericórdia infinita de Deus. O Papa Leão XIII é citado para sublinhar que a Eucaristia é um desejo ardente de união entre Deus e a humanidade. Esta perspectiva reforça a ideia de que a Eucaristia é uma expressão máxima da graça e do amor de Deus.

Ao comparar a fome física dos israelitas no deserto e a fome espiritual do ser humano, o bispo explicou ser necessário um alimento eterno. Assim como Deus forneceu o maná no deserto, Ele nos dá a Eucaristia para saciar nossa fome mais profunda, aquela que anseia por um sentido duradouro e uma conexão eterna com Deus.

“Certeza maior do que a fome do homem é a saciedade à qual Deus, em Si mesmo, nos convida. Os interlocutores de Jesus caíram na mesma tentação dos seus antepassados no deserto; a humanidade atual também vai no mesmo pensamento: todos querem um Deus que lhes seja útil; esperam um Deus subserviente. E Ele, superando as nossas expectativas, impelindo-nos à fé, oferece-nos, gratuitamente, a Si mesmo como manjar de inigualável sabor (cf. Sb 16,20), que dá sentido a todos os âmbitos do ser humano”.

O Bispo concluiu a sua homilia lembrando que ao receber o Corpo e o Sangue de Cristo, somos chamados a nos tornar o que recebemos, vivendo de acordo com os ensinamentos e o exemplo de Cristo, e permitindo que nossa vida seja um reflexo do amor e da santidade de Deus.

Por: Ascom
Fotos: Comissão de Catequese do Regional, Pascom Catedral e Ministério de Comunicação Social da RCC com Pascom Diocesana

Momentos da Assembleia Regional de Catequese:

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia


Missa do Lar na Catedral às 10h:

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Santa Missa no Congresso Diocesano da Renovação Carismática Católica:

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)