Festividades da Padroeira: Missa e Crisma são realizadas na Comunidade de Santa Ana, no Congo-PB

Atualizado em 25/07/24 às 23:547 minutos de leitura137 views


A Comunidade de Santa Ana, localizada na cidade do Congo-PB e pertencente à região pastoral da Paróquia de São Pedro, em Caraubas-PB, encontra-se em festa para homenagear sua padroeira, Santa Ana. Na noite desta quinta-feira, 25 de julho, o Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, presidiu uma Missa em preparação para a grande festa de Santana e São Joaquim.

O momento foi marcado pela Crisma de 31 jovens e adultos da comunidade. O Padre Joseque, Administrador Paroquial, acolheu Dom Dulcênio e disse ser motivo de muita alegria contar com a presença do Bispo nas festividades da Padroeira.

Durante sua reflexão, o bispo ressaltou a importância da devoção a Santa Ana, convidando todos os fiéis presentes a venerá-la com amor e fervor. Ao pregar, o Pastor refletiu sobre como podemos incorporar os ensinamentos dos avós de Jesus em nossa própria vida, especialmente no contexto familiar e religioso.

De acordo com as instruções trazida por Dom Dulcênio, São Joaquim e Santa Ana tem uma importância tamanha na história da Salvação, haja vista geraram àquela que viria a se tornar a Mãe de Deus. O que os destaca, de acordo com o bispo, é a educação que deram a Santíssima Virgem Maria, preparando-a para seu papel crucial, ao dizer sim à vontade de Deus.

Ana e Joaquim, conforme pregou, são exemplos de vida piedosa e ensinamentos que moldaram Maria, permitindo que ela se tornasse a mãe do Salvador. Seus gestos de misericórdia e bondade foram fundamentais na formação de Maria e têm um impacto duradouro nas gerações subsequentes.

“Eles educaram a Mãe do Salvador e ensinaram-na a ser verdadeira filha do povo de Deus; a seguir os mandamentos e as tradições da Antiga Aliança. Por isso, a liturgia da memória de São Joaquim e Santa Ana destaca dois elementos importantes: o valor da pessoa que se eterniza pelos seus feitos, por aquilo que foi e produziu e as oportunidades tidas e aproveitadas.

Com isso, os textos sugerem que ajamos de modo que nossos atos façam a diferença no mundo, e que saibamos perceber e aproveitar as chances que Deus constantemente nos dá”, pregou.

Adiante, o Prelado falou sobre o discipulado que implica no seguimento de Cristo, ressaltando que da mesma forma que Maria seguiu as tradições ensinadas por seus pais, o povo eleito da nova aliança, é convidado a a seguir o Cristo de perto, de maneira profunda e transformadora.

Ao trazer a sua homilia para os dias atuais, o Bispo de Campina Grande ressaltou a importância dos idosos na sociedade e na família, fazendo eco às palavras do Papa Bento XVI e do Papa Francisco sobre o valor e o respeito devido aos idosos. É um apelo para que os avós sejam exemplos e fontes de sabedoria espiritual e humana para seus netos.

“Essa memória aos avós de Jesus, representa forte testemunho e um chamado a refletir sobre a referência neste século incerto e carente de pontos de espelho. Que os avós de hoje sejam exemplos para seus netos e tenham diante de si o exemplo de São Joaquim e Santa Ana”, disse.

E continuou: “Eu tenho a convicção, de que não valorizando nossos avós, hoje, seremos esquecidos amanhã, se lá chegarmos. Por isso, antes de chorarmos de tristeza, façamos sorrir nossos avós de hoje e de amanhã. Tudo passa: também a juventude. Lembro, outrossim, que eles, (os avós) já, foram jovens. Portanto, é preciso pensar: como estamos contribuindo nas instruções em casa? Hoje sou pai, hoje sou mãe; amanhã seremos avós. Estou contribuindo na educação humano-familiar-religiosa dos meus?”

Findou a sua reflexão pedindo a todos que cultivem uma vida espiritual atento às oportunidades que Deus nos oferece diariamente. É um convite para que todos percebam e aproveitem essas oportunidades, seguindo o exemplo de fé e dedicação de Santa Ana e São Joaquim.

Por: Ascom
Fotos: Pascom da Igreja de Santa Ana, no Congo-PB


Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)