Diácono José Claudino é Ordenado Sacerdote na Matriz de Juazeirinho-PB

Atualizado em 19/07/24 às 23:417 minutos de leitura155 views

O dia 19 de julho, será conhecido como um dia histórico para a Diocese de Campina Grande e a Paróquia de São José, em Juazeirinho-PB, onde foi realizada a Ordenação Sacerdotal do Diácono José Claudino. A Missa Solene foi presidida por Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo Diocesano, na igreja Matriz de São José, localizada no centro da cidade.

A Missa de ordenação atraiu uma grande multidão, que lotou as dependências da Igreja. Entre os presentes estavam dezenas de padres, diáconos, religiosos e seminaristas, juntamente com autoridades locais que prestigiaram a ordenação.

Na homilia de Dom Dulcênio, duas palavras-chave foram destacadas na reflexão: alegria e amor, e nortearam toda a pregação do bispo que explicou as leituras bíblicas e o significado do ministério que o Neo Sacerdote José Claudino assumirá.

Alegria:

Dom Dulcênio ressalta a alegria presente na ordenação de um novo padre, destacando que José Claudino foi escolhido pelo Espírito Santo para trazer boas notícias aos pobres e aos que sofrem. Essa alegria não é apenas pessoal, mas também comunitária, pois toda a Igreja Particular de Campina Grande se alegra com a adição de um novo ministro que levará consolo e esperança aos necessitados. O prelado enfatizou que ser portador de boas notícias é um privilégio e um dever do sacerdote, que deve agir não apenas com palavras, mas com ações concretas de amor e serviço.

“Que grande alegria nós sentimos diante de uma boa notícia! Saber que Deus escolheu um entre nós para dar boas notícias aos que sofrem: é uma alegria redobrada! Alegria de quem a recebe e alegria de quem anuncia. Essa grande alegria começa hoje: José Claudino será ungido e enviado a todos, aos pobres e ricos, especialmente aos que sofrem para dizer-lhes que seus sofrimentos terão um fim. Como é bom ser portador de boas notícias! Na realidade, não é só o Ministro consagrado, ordenado, que dá uma boa notícia; a boa notícia é resultado daquilo que nós nos propomos fazer de bom aos nossos irmãos e irmãs”, pregou.

Amor:

O amor é descrito como essencial e central no Evangelho, sintetizando toda a mensagem de Jesus Cristo. Dom Dulcênio cita São Francisco de Assis, que expressou a ideia de que é mais nobre amar do que ser amado. Ele também faz referência às palavras de Jesus sobre o amor, especialmente no mandamento de amar uns aos outros como ele nos amou. Esse amor é descrito como algo que transcende o humano, sendo um amor divino que busca servir e transformar a vida dos outros, seguindo o exemplo de Cristo.

“Caridade significa amor sobrenatural, amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos por amor de Deus. Diácono José Claudino, o Mestre está dizendo para você, especificamente: “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e produzirdes fruto e para que o vosso fruto permaneça...”. “Isto vos ordeno: amai-vos uns aos outros”. Ouçamos mais uma vez Jesus que nos alerta: Amando-os, é a mim que amais; desprezando-os é a mim que desprezais!”, disse.

Para o diácono José Claudino, Dom Dulcênio enfatiza que ele foi escolhido e chamado por Deus para ser amigo de Jesus, destacando a importância e a responsabilidade dessa amizade divina. O Bispo encoraja-o a viver conforme os ensinamentos de Jesus, especialmente em seu papel de ensinar e levar a mensagem de Deus aos homens.

“Deus te chama de amigo! Encurta distância, anula abismos, iguala situação, origem e destino, para dizer: você é meu amigo! Quer, você, ser amigo de Jesus? Isto representa a felicidade suprema! Para mim, uma das maiores provas de amor, ao mesmo tempo, a Deus e ao próximo, é ensinar a doutrina, é dar Deus aos homens e os homens a Deus. Foi a missão que Cristo cumpriu na terra, é a missão que o Pe. José Claudino cumprirá e é a missão que nos deixou a todos, especialmente a nós sacerdotes de sua Igreja: ide e ensinai!”, findou.

Sobre o Neo Sacerdote José Claudino

O Padre José Claudino Limeira, nascido aos 28 dias do mês de abril do ano de 1993. Filho de Martinho Limeira Vieira (in memoriam) e Marinete Claudino Limeira (in memoriam), o mais moço de cinco irmãos.  É originário da comunidade Nossa Senhora da Piedade, em Ipueiras, Paróquia São José, Juazeirinho – PB.

Enquanto diácono, exerceu seu ministério na Paróquia da Santíssima Trindade, no bairro do Catolé, em Campina Grande-PB, ao tempo em que foi Vice Reitor do Seminário Diocesano São João Maria Vianney, no bairro do Alto Branco. Agora, como Padre, foi designado para ser Administrador Paroquial da Paróquia de São Miguel Arcanjo, em Barra de São Miguel-PB com posse a ser realizada em 30 de julho, às 19 horas.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial e Pe. Haroldo

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia