Semana Nacional da Família acontecerá a partir do dia 11 de agosto

Atualizado em 18/07/24 às 11:253 minutos de leitura67 views

Já está disponível para a aquisição o subsídio Hora da Família 2024, produzido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) para a celebração da Semana Nacional da Família, entre os dias 11 e 17 de agosto. O material também será utilizado para viver a Semana Nacional da Vida, em outubro. Neste ano, o tema para a Semana Nacional da Família está em sintonia com a Campanha da Fraternidade, e vai aprofundar a relação “Família e Amizade”, com o lema “Amizade, uma forma de vida com sabor do Evangelho“.

“Quero convidar as famílias do Brasil a se organizarem em suas paróquias, bairros ou comunidades para preparar bem este momento especial. Preparamos este subsídio que apoiará as comunidades nesta celebração que ajudará a todas as famílias”, disse o bispo eleito de Ponta Grossa e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Bruno Elizeu Versari.

A Semana Nacional da Família ocorre no Mês Vocacional, em agosto, e tem início no segundo domingo, dia 11. Para a celebração, são oferecidos oito encontros: um para cada dia da semana e um roteiro para o Dia dos Pais. Confira:

• Celebração para o Dia dos Pais
• 1º Encontro – Educação: um compromisso a ser vivido!
• 2º Encontro – Amizade é a capacidade de alargar o meu convívio de amigos
• 3º Encontro – As redes sociais devem ser nossas amigas
• 4º Encontro – Diante do amigo Jesus, sabemos que não estamos sós
• 5º Encontro – Amizade inclusiva: aprender a amar em momentos difíceis
• 6º Encontro – Toda a criação deve viver a harmonia da fraternidade
• 7º Encontro – Diálogo conjugal: cresce a amizade!.

Para adquirir, acesse a loja virtual da CNPF aqui. Cada exemplar custa R$ 5.

Material gráfico

A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) também disponibilizou um pacote de arquivos que pode apoiar as comunidades, paróquias e dioceses nas confecções das artes para as redes sociais, banners e convites.

Acesse aqui o material.

Semana Nacional da Vida

Neste ano, a Semana Nacional da Vida terá como tema “Idosos, memória viva da nossa história” e como lema “Na velhice darão frutos” (Salmos 92, 15). O material, o subsídio Hora da Vida, é um convite a refletir sobre o valor da vida em todas as circunstâncias, tendo a convicção de que “a vida é um grande presente que ninguém pode tirar, ninguém pode interromper”.
O trecho do material dedicado à Semana da Vida favorece a reflexão sobre a importância dos idosos na vida das famílias.

“Os idosos têm muito a nos ensinar, seja com sua sabedoria adquirida pelos anos ou com a presença de quem tem uma história a partilhar”, salienta o bispo de Campo Mourão e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, dom Bruno Elizeu Versari.

Além da riqueza dos ensinamentos dos mais experientes, dom Bruno recorda a contribuição de muitos idosos na educação dos filhos e netos. Para o bispo, eles também são convidados a ajudar na evangelização em suas comunidades.

Confira os temas para cada dia da Semana Nacional da Vida:

• 1º Encontro – Pessoa idosa, espiritualidade e vocação
  • 2º Encontro – O protagonismo da pessoa idosa na comunidade humana
  • 3º Encontro – Promover, proteger e cuidar das pessoas idosas no ambiente em que vivem
  • 4º Encontro – Preparação para um Envelhecimento saudável
  • 5º Encontro – A pessoa idosa na comunidade eclesial
  • 6º Encontro – Conviver é Contribuir: “Penso Sobretudo na Evangelização” (São João Paulo II)
  • 7º Encontro – Ser um eterno aprendiz!

Além dos sete encontros para cada dia da semana, é oferecido o roteiro da “Celebração da vida”, para o Dia do Nascituro, em 8 de outubro.

FONTE: Vida e Família