Padre Antonio Nelson celebra 20 anos de Sacerdócio

Atualizado em 17/07/24 às 11:007 minutos de leitura141 views


Padre Antonio Nelson celebrou 20 anos de sua Ordenação Presbiteral na noite de 16 de julho, coincidindo com a memória litúrgica de Nossa Senhora do Carmo. A celebração ocorreu na igreja Matriz de Santa Ana, em Alagoa Nova, onde ele é pároco. A missa foi marcada pela presença de Sacerdotes, o diácono Joatan que atua na Paróquia local, muitos fiéis, vindos tanto da zona urbana e rural do município quanto da Área Pastoral de São Sebastião, em Matinhas, além de familiares e representantes de outras paróquias onde o Padre Antonio Nelson já serviu.

A celebração foi presidida pelo próprio Padre Antonio Nelson, com a concelebração de vários padres da Diocese de Campina. O Diácono Joatan e alguns seminaristas também participaram da assistência litúrgica. A homilia foi proferida pelo Padre José Assis Pereira, que refletiu sobre o perfeccionismo sacerdotal e o clericalismo, enfatizando que os padres, apesar de seu vínculo especial com Cristo, são seres humanos com suas próprias limitações e desafios.

De acordo com o pregador, existe uma distância, um desnível entre o padre ideal e a realidade efetiva, há uma propaganda eclesiástica em cima da figura do padre que o coloca como um ser humano perfeito, mas não é bem assim; conforme disse, o padre real tem seus conflitos e suas limitações: "Não se deveria esquecer que a importância desse ministério é que o seu vínculo com Cristo Sacerdote e Pastor se encarna numa humanidade frágil", disse.

Outro aspecto lembrado na homilia do Padre Assis, foi o clericalismo; segundo o padre, os sacerdotes ainda incorrem no erro de ler a si próprios e ao seu ministério numa concepção sagrada do sacerdócio que de alguma forma os reveste com uma "aura divina" colocando-os num pedestal em comparação com as outras pessoas.

"Ainda podemos pensar num ministério presbiteral centralizador como o de um único homem no comando? Isso reflete a vontade de Jesus, a visão do evangelho em que todos são irmãos?" refletiu.

Ainda dirigiu-se com louvor ao Padre Nelson e agradecido a Deus rendeu graças pelos 20 anos de ministério sacerdotal, do Pároco de Alagoa Nova: "A Igreja na festa de Nossa Senhora do Carmo, convida-nos a entoar um cântico de louvor e ação de graças ao Altíssimo, pelas maravilhas que operou na sua e nossa Mãe e aqui celebramos a ação de graças pelos 20 anos de ministério presbiteral do Padre Antonio Nelson".

Ao término da celebração, a comunidade expressou sua gratidão ao Padre Antonio Nelson por meio de uma mensagem e de uma lembrança entregue em seu nome. Um momento de confraternização foi organizado posteriormente pelo Conselho de Pastoral Paroquial, reunindo amigos, familiares e visitantes no Centro Pastoral Santa Ana.

Sobre o Padre Nelson

Padre Antonio Nelson da Silva, nascido em 22 de julho de 1969 no Rio de Janeiro, é um sacerdote brasileiro com uma vasta trajetória acadêmica e eclesiástica. Graduou-se em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Paraíba em 1997 e, posteriormente, completou seus estudos de Filosofia e Teologia no Seminário Arquidiocesano da Paraíba "Imaculada Conceição", sendo ordenado Diácono em 2004 e Sacerdote no mesmo ano.

Além de sua formação inicial, ele se especializou em Direito e Processo Matrimonial Canônico pela Universidade Católica de Pernambuco. Participou de cursos internacionais, incluindo um realizado em Milão, Itália, focado na formação integral do Sacerdote Católico. Mais tarde, em Roma, aprofundou-se no Direito Matrimonial pelo Tribunal Apostólico da Rota Romana.

Ao longo de sua caminhada, exerceu diversas funções pastorais e administrativas, incluindo períodos como Administrador e Ecônomo do Seminário Diocesano São João Maria Vianney em Campina Grande e várias responsabilidades paroquiais e diocesanas. Desde janeiro de 2021, é Pároco da Paróquia de Santa Ana em Alagoa Nova, dedicando-se ao cuidado espiritual e pastoral dos fiéis dessa comunidade.

Com informações: Raphael Cavalcante
Fotos: Pascom Paroquial 

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)