Na Paróquia de Cabaceiras-PB: Padre André da Silva Morais é empossado como novo Pároco

Atualizado em 13/07/24 às 00:518 minutos de leitura231 views

Na noite desta sexta-feira, 12 de julho, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e São Bento, em Cabaceiras-PB, recebeu oficialmente seu novo pároco, o Padre André da Silva Morais. A Missa com o Rito de Posse Canônica foi presidida por Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo Diocesano de Campina Grande-PB, que expressou sua alegria ao empossar o jovem padre nesta comunidade paroquial.

Padre André retorna recentemente de Roma, onde completou seu mestrado em História da Igreja, e agora assume sua nova missão. A Missa de posse foi realizada na igreja matriz, reunindo padres, diáconos, seminaristas, religiosos, bem como a presença de fiéis vindos de diversos pontos da Paraíba para testemunhar este momento de fé. Autoridades civis de Cabaceiras e São Domingos, municípios assistidos pela paróquia, também marcaram presença no evento solene.

Homilia

A homilia do Bispo nesta missa de posse tratou inicialmente de um agradecimento publico feito por Dom Dulcênio ao Padre João Jorge pelo seu serviço na paróquia. Adiante, pregou a palavra de Deus e orientou o Padre André acerca da sua nova missão.

Ao falar sobre a perseverança na Missão, o bispo destacou que o Padre André por sua dedicação e formação, incluindo seus estudos em Roma, é um ser perseverante e vencedor. E ao mencionar a história de José do Antigo Testamento, ressaltou como o personagem, através de sua fé e perseverança, conseguiu superar as dificuldades e reunir-se com seu pai Jacó, após um longo período de separação.

O Pastor Diocesano, ao pregar sobre a obra de Salvação iniciada por Jesus Cristo, encorajou ao Padre André e toda a comunidade a perseverarem diante das adversidades e a encontrarem consolo no serviço a Deus.

“Padre André, os continuadores dessa obra de salvação do mundo somos nós, por expressa e amorosa escolha de Jesus. Teremos de encontrar dificuldades que o Senhor expressa ou denomina com o apelido de “lobos”; porém, superando a força das adversidades e dos inimigos, sentiremos a ajuda de Deus. A pregação do Evangelho provocará ódio ou pelo menos desprezo daqueles que não são de Cristo, mas há de ser para nós motivo de grande consolo saber que somos perseguidos, odiados ou menosprezados, ou tidos em menor consideração por amor ao Senhor”, pregou.

Adiante, Dom Dulcênio trouxe alguns conselhos pastorais e exortou a comunidade a apoiar e não atrapalhar o ministério do novo pároco. Ele destacou a importância da oração pelos sacerdotes e a necessidade de tratá-los com respeito e compreensão.

“Caríssimos paroquianos, não façam comparação do Padre A em relação ao Padre B ou C. Cada um oferece característica própria, mas lhe garanto que a essência sacerdotal é a mesma. Aos Cristãos leigos, faço um apelo, saído do amor que tenho à Igreja, a nossa Diocese e, consequentemente à Paróquia de vocês; apoiem o seu sacerdote, não lhe entrave o ministério; antes, tome-lhe a defesa e ajudem-no em seu trabalho apostólico”, disse.

Por fim, pediu aos fiéis que rezassem pelo novo Pároco, e por todos os Sacerdotes a fim de que sejam dignos Ministros e busquem o exemplo de São João Maria Vianney, sacerdote simples e humilde.

Sobre a Paróquia

A paróquia de Nossa Senhora da Conceição e São Bento de Cabaceiras, foi criada a no ano de 1835, ligada a Diocese de Olinda que neste período era administrada por vosso reverendíssimo Bispo Dom Frei João da Purificação Marques Perdigão 17° bispo de Olinda-PE. O mesmo nomeou como vigário, o padre Plácido da Silva Santos para administrar a então recém formada paróquia que tinha a capela de Nossa senhora da Conceição construída a exatos 100 anos antes do mencionado evento, como sua matriz e herdou seu nome como nome da Paróquia, apenas com Nossa Senhora da Conceição, que era o título mariano de devoção dos fundadores da cidade de Cabaceiras-PB.

Com curtas e longas permanências de párocos e com a incrementação de São Bento como padroeiro da Paróquia, passou por ela 37 sacerdotes, Fazendo de Pe. André da Silva Morais o 38° pároco a contribuir com a vida cristã dos Cabaceirenses. Atualmente a Paróquia possui 20 comunidades, abrangendo as zonas urbana e rural dos municípios de Cabaceiras e São Domingos.

Sobre o Padre André

Padre André da Silva Morais, de 44 anos, foi ordenado em 25/04/2014. Ele tem uma sólida experiência pastoral, tendo atuado como Vigário da Paróquia de Santa Ana, em Soledade, e como Administrador Paroquial na Paróquia de Santa Ana e São Joaquim, em Barra de Santana. Recentemente, concluiu um mestrado em História da Igreja em Roma, Itália.

Nesta sexta-feira, 12 de julho, ele foi empossado como o novo Pároco de Cabaceiras-PB, assumindo uma nova responsabilidade pastoral na região.

Por: Ascom, com informações Seminarista Victor e Luana Castro (historiadora) e Diana (Secretária Paroquial)
Fotos: Luan Cavalcanti