Retiro do Clero Diocesano de Campina Grande: Reflexões e Renovação

Atualizado em 11/07/24 às 23:156 minutos de leitura82 views

Durante esta semana, de 08 a 12, o Clero Diocesano de Campina Grande está imerso em seu retiro anual de espiritualidade, sob a orientação e liderança de Dom Dulcênio, Bispo da diocese. O retiro está acontecendo no Convento de Santo Antônio, em Lagoa Seca e é caracterizado pelo silêncio introspectivo, orações fervorosas, meditações profundas e celebrações.

O retiro conta com a presença e colaboração de Dom Osvino José Both, Arcebispo Emérito do Ordinariado Militar do Brasil, que tem guiado os sacerdotes em suas reflexões. Dom Osvino tem enfatizado a importância vital da missão dos padres na igreja, incentivando-os a refletir sobre o significado profundo de serem líderes do povo de Deus.

Algumas reflexões:

Dom Osvino traz reflexões profundas sobre a missão da Igreja e dos sacerdotes, especialmente dentro da Diocese de Campina Grande. Suas reflexões estão enraizadas na teologia sacramental e na missão evangelizadora da Igreja Católica, conforme definidas pelo Concílio Vaticano II.

1. Missão da Igreja e dos Sacerdotes: O pregador destaca que a missão da Igreja, incluindo a Diocese de Campina Grande, é fundamentalmente missionária e salvífica. A Igreja é vista como o instrumento do plano salvífico de Deus, estabelecido por Cristo e continuado pelo Espírito Santo. Os sacerdotes, tanto os bispos quanto os presbíteros, são chamados a participar dessa missão através da sua ordenação sacramental.

2. Sacramento da Ordem: Ele explora o conceito do sacramento da Ordem como um sinal eficaz de Cristo na Igreja, especialmente o episcopado e o presbiterado. Os bispos, como sucessores dos apóstolos, têm uma autoridade especial transmitida pelo Espírito Santo, enquanto os presbíteros participam do mesmo sacerdócio de Cristo, agindo na pessoa de Cristo Cabeça. Ambos são responsáveis por santificar, ensinar e governar o Povo de Deus em comunhão hierárquica.

3. Celibato e Vocação: Dom Osvino aborda o celibato como um dom que permite uma dedicação total ao serviço de Cristo e da Igreja. Esse compromisso é visto como uma resposta ao chamado divino, destacando que é uma escolha livre e feita por amor a Deus, similar ao matrimônio que é uma vocação igualmente sagrada.

4. Evangelização e Pastoral: A evangelização é central na vida da Igreja e dos sacerdotes. O prelado enfatiza a importância de uma pastoral eficaz que promova uma vida cristã sólida, baseada na santidade, oração, eucaristia, sacramento da reconciliação e na Palavra de Deus. Ele encoraja uma espiritualidade de comunhão, valorizando a adoração e a devoção mariana, além de atender às necessidades familiares e sociais dos fiéis.

5. Fundamentos Teológicos: As reflexões de Dom Osvino são fundamentadas nos ensinamentos do Concílio Vaticano II, que reafirmam a missão apostólica da Igreja, a importância do sacramento da Ordem para a vida eclesial e a necessidade contínua de evangelização em um mundo em constante mudança.

Essas reflexões não apenas destacam os papéis sacramentais e pastorais dos sacerdotes, mas também destacam a importância de uma vida espiritual profunda e comprometida com a asusa do Evangelho.

Por: Ascom, com informações Padre Márcio Henrique
Fotos: Padre Haroldo Andrade

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia