Clero Diocesano de Campina Grande vivencia Retiro Espiritual Anual

Atualizado em 09/07/24 às 20:204 minutos de leitura208 views

O Clero Diocesano de Campina Grande deu início ao seu retiro anual de espiritualidade na noite de segunda-feira, 08 de julho, estendendo-se até sexta-feira, dia 12. O evento acontece no Convento de Santo Antônio, Ipuarana, em Lagoa Seca e é marcado por momentos de profunda reflexão e comunhão espiritual.

O Arcebispo Emérito do Ordinariato Militar, Dom Osvino José Both, é o pregador deste retiro, que foi fraternalmente acolhido por Dom Dulcênio, Bispo Diocesano de Campina Grande-PB. Dom Dulcênio expressou sua gratidão pela presença do ilustre pregador, destacando a importância deste encontro para aprofundar a espiritualidade e fortalecer os laços fraternos entre os membros do clero.

Na primeira palestra, Dom Osvino José Both explorou as profundidades do livro "DEUS OU NADA", do Cardeal Robert Sarah, enfocando a certeza do amor incondicional de Deus por cada indivíduo. O pregador enfatizou que o amor divino transforma e eleva aqueles que se abrem a ele, lembrando que nossa dignidade humana está em viver esse amor em todos os aspectos da vida.

No segundo dia do retiro, Dom Osvino conduziu a reflexão sobre "Como podemos conhecer a Deus que nos ama incondicionalmente?" Ele ressaltou a importância da comunicação divina ao longo da história, desde a criação até a revelação plena em Jesus Cristo, e como a fé cristã é um dom que nos capacita a aceitar e viver a verdade revelada por Deus.

Ainda neste segundo dia, durante sua meditação, o Arcebispo lembrou aos presentes que cada padre da Diocese de Campina Grande é um colaborador dos Sucessores dos apóstolos de Jesus Cristo, enviado para anunciar a Boa Nova e pastorear os fiéis. Ele reafirmou a importância da diocesaneidade, que se manifesta no amor à diocese, na comunhão fraterna entre os padres e no zelo pastoral pelo povo de Deus.

O pregador também destacou que a fraternidade sacerdotal nasce da fé e da ordenação, formando um vínculo sacramental e espiritual entre os presbíteros, que deve se manifestar em ajuda mútua e colaboração pastoral. “O padre diocesano, em sintonia com o Bispo, é responsável por conduzir, animar e santificar a comunidade paroquial. Seu ministério deve ser ético, competente, criativo e misericordioso, sempre visando o bem comum e o crescimento espiritual dos fiéis. Ele deve atuar com amor, bondade e dedicação, refletindo a imagem do Bom Pastor e sendo um sinal visível do amor misericordioso de Deus", destacou.

O retiro continua a fortalecer o compromisso dos padres diocesanos com sua vocação pastoral, incentivando-os a viver em comunhão e serviço à Igreja, sob a orientação e liderança de seu Bispo.

Com informações e fotos: Padre Márcio Henrique e Padre Haroldo Andrade