Missa e Crisma na Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Esperança, é realizada neste sábado

Atualizado em 07/07/24 às 00:436 minutos de leitura141 views

Na noite deste sábado, 06 de julho, a Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Esperança-PB, ficou repleta de fiéis que se reuniram para a Missa e Celebração do Sacramento da Crisma de 230 jovens do setor cidade. A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, concelebrada pelo Pároco, Padre Evanilson, e os vigários, Padre Onaldo e João de Deus. O diácono Mauricio e alguns seminaristas também estiveram presentes, enriquecendo a liturgia com seus trabalhos.

Dom Dulcênio celebrou esta Missa já refletindo o 14º Domingo do Tempo Comum e em sua homilia, refletiu sobre importância da Sabedoria de Deus manifestada em cada um de nós. A princípio, o bispo começa destacando a admiração dos conterrâneos de Jesus diante de sua sabedoria. Isso nos leva a refletir sobre como nossa fé nos impulsiona a acolher e nos comprometer com Deus.

Também explicou que Jesus é apresentado como a encarnação da Sabedoria de Deus. Ele não adquiriu sabedoria como um ser humano comum, mas é a própria Sabedoria Eterna, consubstancial ao Pai. Isso é afirmado com base no Credo Niceno-Constantinopolitano.

“Ele, humana e cronologicamente, não recebeu a sabedoria de nenhum mortal. Mas, esta sabedoria não a possui meramente, mas é expressão do Seu Ser: Cristo é a Sabedoria Eterna, por meio de Quem tudo foi criado, e que, na plenitude dos tempos, encarnou-Se para, salvando-nos, implantar em nosso coração os germes, as fagulhas de Sua Sabedoria, do Seu Ser enfim”, instruiu.

O Bispo ensinou ainda que a tratativa de Cristo, contida nas Sagradas Escrituras, não é apenas uma característica pessoal, mas um convite para que aqueles que O amam participarem dessa sabedoria. Citando o livro dos Provérbios, Dom Dulcênio destacou como aqueles que guardam os caminhos da Sabedoria são felizes.

Dom Dulcênio criticou a pseudo-sabedoria do mundo, que muitas vezes se afasta de Deus e busca apenas prazeres passageiros. Ele cita São Tiago para contrastar a sabedoria terrena, que pode ser egoísta, com a sabedoria que vem do alto, que é pura, pacífica, misericordiosa e frutífera.

Concluiu a sua homilia, encorajando os fiéis a viverem de tal maneira que aqueles ao seu redor se questionem sobre a origem da sabedoria que demonstram, reconhecendo que ela vem de Deus. É um apelo para que as obras e palavras dos cristãos revelem a presença e a ação de Deus em suas vidas.

“Que, em relação a nós, inseridos na vida de Cristo, também os que nos interpelam com os seus olhares igualmente se questionem: “De onde receberam eles tudo isto? Como conseguiram tanta sabedoria?”. E, com naturalidade, contemplando as nossas obras e palavras cristãs, inequivocamente, saibam que tudo o que somos vem de Deus; é Sua ação em nós, sensivelmente dóceis à Sua Palavra que nos orienta, que nos elucida, nos converte, nos cura e nos modela a Si; que participamos, com a nossa humanidade eivada pela graça divina, da sabedoria eterna do Cristo – e que é Cristo –, que habita em nós pelo Seu Espírito Santo”, findou.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial