Seminaristas concluem Retiro preparatório para a Ordenação diaconal

Atualizado em 04/07/24 às 11:533 minutos de leitura173 views

Dias de reflexão e oração: assim foram os dias 1 a 4 de julho de 2024, no retiro preparatório para a Ordenação diaconal dos seminaristas Adriel Falcão, Humberto Carneiro, Israel Pedro, José Roberto e Lucas Pereira. Os seminaristas tiveram sua ordenação aprovada e publicada no último dia 4 de junho, na Carta Circular 02/2024 e estão vivenciando este período de preparação.

Os dias de Retiro espiritual são previstos pelo Direito Canônico para aqueles que irão receber o ministério ordenado (cf. Cân. 1029). Desta vez, os seminaristas escolheram como lugar do retiro a sede do Regional NE2 da CNBB, no bairro da Boa Vista, em Recife – PE, e tiveram como pregador o arcebispo emérito de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido, O.S.B.

Durante os dias de espiritualidade, o pregador refletiu com os seminaristas sobre as sete cartas do Apocalipse, nos capítulos 2 e 3, sobre a mensagem do Espírito ao que se espera da Igreja. Para Dom Fernando, o retiro é uma ocasião importante para realizar uma revisão de vida, em seus erros e acertos, aprendendo a escutar o silêncio, perguntando-se sobre a relação pessoal com Deus e com os irmãos. O último dia do retiro foi dedicado à uma reflexão profunda sobre o rito da Ordenação diaconal.

Os seminaristas relataram a importância deste momento para sua vida e para o ministério que irão abraçar. Todos recordaram que o ministério ordenado não é privilégio, mas serviço, de modo que é preciso sempre retirar-se para, ouvindo a voz de Deus, disponibilizar-se cada vez mais para o crescimento do Reino de Deus na vida das pessoas.

A Ordenação diaconal dos cinco seminaristas está marcada para o dia 5 de agosto de 2024, memória da Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior e dia de Nossa Senhora das Neves, padroeira do Estado da Paraíba, com início previsto para as 17h na Catedral diocesana. Presidirá a celebração o Bispo diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos.

Informações e fotos: Sem. Humberto Carneiro

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia