Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Catingueira, completa 5 anos de criação

Atualizado em 28/06/24 às 00:4610 minutos de leitura168 views

A Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada no bairro da Catingueira, completou hoje, dia 27, cinco anos desde sua criação. A paróquia foi estabelecida por Dom Dulcênio, Bispo Diocesano de Campina Grande, que esteve presente na comunidade para celebrar este momento festivo durante o Tríduo comemorativo organizado pela própria comunidade paroquial.

A Missa em Ação de Graças que marcou essa celebração foi realizada nesta quinta-feira à noite, reunindo um grande número de fiéis na Matriz, com destaque para a investidura de 18 Ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, sendo 7 renovados e 11 novos ministros. O Pároco, Padre Rogério Epifânio, expressou sua gratidão a Deus pela comunidade e também pela presença do bispo, dos seminaristas e de todos os fiéis que contribuem para tornar a paróquia cada vez mais vibrante. Presente também nesta Missa auxiliando o Bispo esteve o Diácono Paulo Weidson.

Dom Dulcênio, Bispo Diocesano de Campina Grande, compartilhou sua alegria por presidir a missa em ação de graças pelos cinco anos da querida Paróquia dedicada à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Ele destacou as muitas graças e bênçãos que foram derramadas sobre a amada comunidade da Catingueira ao longo desses anos.

Homilia

A homilia de Dom Dulcênio nesta missa é um chamado profundo à vivência autêntica da fé cristã. O Bispo começa falando da leitura do Livro de 2º Reis que narra o episódio da invasão Babilônica a Israel como um exemplo histórico da consequência da infidelidade do povo escolhido à Aliança com Deus. Ele enfatiza que não basta professar a fé verbalmente; é crucial viver os ensinamentos divinos com autenticidade.

“Alguém poderia dizer, isso foi castigo de Deus, não, não se trata de castigo, mas foi o resultado de escolhas erradas, de procedimento que não eram bons. Muitas vezes confundimos os resultados de nossas ações com bençãos ou maldições envidas por Deus. Deus não é carrasco, não é vingativo, Ele sempre age em nossa vida, nos mostra o caminho certo, mas nos dá o livre-arbítrio para escolher o que queremos. Colhemos o que plantamos e, geralmente, colhemos em dobro. Como diz o proverbio popular: “Quem semeia vento colhe tempestade”. Depois não adianta pôr a culpa em Deus”, pregou.

Ao explicar o Evangelho de Mateus 7, 21-29, Dom Dulcênio destacou que Jesus ensina não apenas com autoridade, mas também com a expectativa de que seus seguidores pratiquem seus ensinamentos. Ele adverte contra o perigo de ser apenas ouvinte da Palavra de Deus sem colocá-la em prática, comparando aqueles que fazem isso a construtores que edificam suas vidas sobre a areia.

“Não basta ouvir a Palavra e estar de acordo com elas. Infelizmente esta é a atitude de muitos cristãos que arruínam suas vidas nos tempos de crise, por serem apenas ouvintes mas não seguidores de Deus. É preciso seguir os passos de Jesus, não basta só conhecer, é preciso viver a Palavra. A fé é um compromisso vital, que compromete toda vida, todos os ambientes da vida, tudo que faz com que a vida seja nossa vida e que abrange tudo aquilo no qual nós devemos injetar nossa vida”, pregou.

Também exortou a comunidade paroquial a não se contentar com atividades espirituais e formação teórica, mas a transformar essas experiências em ações concretas de fé e serviço ao próximo. Ele questiona se os líderes e membros da paróquia estão verdadeiramente vivendo de acordo com o que Deus espera deles.

“Como paroquianos, observem e analisem suas vidas como comunidade eclesial e paroquial; talvez esteja cheia do Senhor, mas “exteriormente” vocês não têm medo de que também se possa referir a você a terrível negativa de Cristo: Não os conheço? Quem escuta a palavra de Deus, mas não a põe em prática, não a vive, edifica sobre a areia”.

Um pouco da história

A Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, foi fundada em 1983, e ao longo desses 41 anos de vida pastoral, exerce um papel importante naquela localidade. De início a comunidade pertenceu à Paróquia das Graças, em seguida, durante muito tempo, foi administrada pelos Conêgos Lateranenses. Em 2017, no bispado de Dom Manoel Delson, a comunidade se tornou Área pastoral, passando a ser administrada por padres diocesanos. E em 27/06/2019, Dom Dulcênio erigiu canonicamente a Paróquia.

Hoje, a Paróquia é formada por 5 comunidades, sendo elas: a Igreja Matriz, situada no Bairro da Catingueira; a Comunidade Santo Antônio, no Bairro Catolé de Zé Ferreira; a Comunidade de N. Sra Virgem dos Pobres, no Bairro das Cidades; a Comunidade Santa Luzia, em construção no Conjunto Habitacional Acácio Figueiredo; com a construção do Conjunto Altos de Campina, foi doado um terreno para a construção da Capela de São José.

Com sua sede na Catingueira, a Paróquia abrange os bairros de Catolé de Zé Ferreira, Bairro das Cidades, os conjuntos habitacionais, Acácio Figueiredo, Colinas do Oeste, Altos de Campina, Pedro Gondim, Raimundo Suassuna e os condomínios Major Veneziano I, II, III e IV, estimando em média 50 mil habitantes.

Por: Ascom, com informações Pascom Paroquial
Fotos: João Neto (Pascom Diocesana)