Paróquia de São Pedro, em Campina Grande, nas festividades do seu Padroeiro acolhe Bispo para Missa e Crisma

Atualizado em 26/06/24 às 23:525 minutos de leitura241 views


O Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, presidiu Missa em preparação à Festa de São Pedro, que está ocorrendo na paróquia com o mesmo nome, localizada no bairro do Severino Cabral, em Campina Grande, na noite de quarta-feira, 26 de junho.

Durante a celebração, Dom Dulcênio foi acolhido pelo Pároco, Padre Severino Firmino, que agradeceu a sua presença em mais uma noite festiva. Um momento especial para toda comunidade paroquial foi a crisma presidida pelo bispo que Confirmou 54 jovens e adultos da paróquia; o diácono permanente Antônio Garcia e os seminaristas atuaram no serviço do Altar. 

A homilia de Dom Dulcênio na Paróquia de São Pedro, no bairro do Severino Cabral, focou, em sua primeira parte, no sacramento da Crisma, também conhecido como Confirmação, e seu significado para os cristãos. O bispo explicou que impor as mãos em nome de Deus é colocar alguém na esfera de Deus, comunicando o Espírito Santo aos cristãos, como fizeram os Apóstolos.

Ao continuar explicando, destacou que o termo "Crisma" refere-se à matéria usada no sacramento, enfatizando a agilidade e fortaleza espiritual que ele concede. "Confirmação", por sua vez, indica a consolidação e confirmação do que foi iniciado no Batismo.

“O termo “Crisma” provém da matéria empregada para este sacramento e acentua mais o efeito dessa matéria: a agilidade e a fortaleza do lutador. A palavra “Confirmação” significa: corroboração, consolidação. Indica, perfeitamente, o próprio fruto do sacramento: confirmar e consolidar o que já se começou no batismo”, instruiu.

Ao falar sobre o poder dado por Jesus aos Apóstolos e aos seus Sucessores, isto é, os bispos, Dom Dulcênio que sua função é de completar e Confirmar, por meio da imposição das mãos, a obra do Batismo, comunicando o Espírito Santo aos batizados. Adiante, frisou que o Espírito Santo continua a operar invisivelmente na santificação e na unidade da Igreja, infundindo o amor de Deus nos corações dos fiéis.

“Pelo dom o Espírito Santo, sereis marcados espiritualmente para que vos torneis de modo mais perfeito imagens do Cristo e membros de sua igreja. Deveis, pois, dar diante do mundo testemunho de sua Paixão e Ressurreição, de modo que vossa vida, como diz o Apóstolo, seja em toda parte o bom odor de Cristo. Sede, portanto, membros vivos dessa igreja e, guiados pelo Espírito Santo, procurai servir a todos, à semelhança do Cristo, que não veio para ser servido, mas para servir”, falou aos crismandos.

Na segunda parte da sua homilia, o bispo falou sobre o Padroeiro festejado, São Pedro, destacando a sua trajetória desde pescador na Galileia até se tornar o primeiro Apóstolo escolhido por Jesus Cristo. Ele é descrito como alguém forte na fé, dedicado ao Mestre, a ponto de tentar defendê-lo com uma espada, mas também alguém que, fraco diante da tentação, negou Jesus, mas se arrependeu profundamente.

Ao falar de São Pedro, lembrou especialmente do seu papel como o primeiro Papa da Igreja Católica. Dom Dulcênio agradeceu a Deus por fazer parte da Santa Igreja, protegida pela autoridade representada por São Pedro. Além disso, pediu orações pelo Papa Francisco, o atual sucessor de São Pedro e representante de Cristo na terra.

“Levante a heresia a cabeça contra ela; preguem contra ela a maldade e a mentira, nada poderão contra o rochedo de São Pedro. Por mais que enfureçam, jamais cantarão vitória. A Igreja triunfará e seus inimigos perecerão nas ondas. Rezemos pelo Pedro de hoje, o Papa Francisco, o legítimo sucessor de São Pedro e representante de Cristo sobre a terra. Que o Senhor o conserve, o vivifique, lhe dê felicidade sobre a terra e não o deixe cair nas mãos dos inimigos”, destacou.

Por: Ascom
Fotos: Letícia Bezerra (Pascom Diocesana)

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia
Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)