Seminário Diocesano de Campina Grande conclui Primeiro Semestre Letivo de 2024

Atualizado em 21/06/24 às 20:3410 minutos de leitura178 views

Na tarde e noite desta sexta-feira, 21 de junho, o Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, presidiu a Missa que marcou o encerramento do semestre letivo no Seminário Diocesano São João Maria Vianney, localizado no bairro do Alto Branco. A cerimônia reuniu padres, diáconos, seminaristas, além de funcionários e professores da Casa e Formação, todos reunidos para agradecer a Deus pelo término do primeiro semestre de estudos.

Dom Dulcênio expressou sua gratidão ao Reitor, formadores, diretores espirituais, corpo docente e funcionários, reconhecendo o sacrifício dedicado à formação dos futuros padres. Ele também destacou com especial alegria a conclusão dos estudos de cinco jovens que serão ordenados diáconos no próximo dia 05 de agosto: Adriel Falcão, Humberto Carneiro, Israel Pedro, Lucas Santos e Roberto Neves.

Desta mesma turma também concluíram seus estudos os seminaristas Jefferson Feitosa e Weslley Bonfim, da Diocese de Petrolina-PE, eles retornarão a sua diocese de origem para se prepararem para o diaconato.

Durante a homilia, o Bispo enfatizou a importância da prudência na vida dos presentes, especialmente dos jovens que estão prestes a entrar em período de férias. Ele exortou os seminaristas a aproveitarem esse tempo como uma oportunidade para crescer espiritualmente, dedicando atenção total ao cuidado da preciosa vocação que receberam de Deus.

“Quem vive na escuridão não consegue enxergar os verdadeiros valores e pautará a sua vida em coisas perecíveis, como, por exemplo, o dinheiro, o poder, o prestígio, a fama, etc. Quem tem o olho como uma lâmpada consegue visualizar com clareza os bens eternos, os verdadeiros tesouros, aqueles que nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões e assaltantes roubam. São os tesouros do Reino dos Céus”, refletiu o bispo.

Dom Dulcênio prosseguiu seus ensinamentos, dirigidos especialmente aos seminaristas, destacando a importância de seguir exemplos de santidade, focando suas vidas nos tesouros que são duradouros e significativos. E na providência desta celebração, a liturgia tratou da memória de São Luís Gonzaga, exemplo de santidade para os jovens, sobretudo, os que abraçaram a vocação do sacerdócio.

“Permitam-me tomar São Luís Gonzaga, apresentando para vocês seminaristas como modelo que se lhe deve dirigir, para aprender a virtude da castidade, tão agradável a Deus, tão estimada entre os homens; virtude, porém, a cuja prática se opõe toda a sorte de dificuldades. Parece que o inferno tem um interesse particular em afastar os jovens, e até os jovens seminaristas, cada vez mais dos bons princípios da moral, procurando neles implantar um desejo louco de liberdade, que na verdade é libertinagem, que quase sempre conduz ao caminho da impureza”, exortou.

O Pastor Diocesano ainda destacou que as férias que serão iniciadas pelos seminaristas é um período justo e necessário para o descanso, tempo para crescer na fé e firmar de modo mais convicto o chamado sublime do Senhor. Por essa razão, o prelado falou sobre a virtude da castidade como crucial para os seminaristas, aconselhando-os a evitar más influências.

Ao citar seu antigo Diretor Espiritual, Padre Gregório (de saudosa memória), ofereceu aos seminaristas 7 conselhos práticos para se manter firme na castidade, como evitar más leituras, ocupar-se produtivamente, cuidar da saúde física, escolher boas companhias e manter o temor de Deus presente.

“Aos passarinhos que batem as asas para voarem fora do Seminário, “da gaiola de proteção”, lembrem-se, não mais terão de perto fisicamente, o Padre Reitor, o Diretor Espiritual, os colegas, os professores, o seu Bispo para sussurrar nos seus ouvidos, vá por aqui, vá por ali... melhore nisso, melhore naquilo... Vocês cresceram e amadureceram, mas ainda não sabem tudo, sejam humildes, procurem ajuda nas dificuldades e, acima de tudo sejam fiéis à Santa Igreja”, disse.

Por fim, o bispo expressou sua gratidão aos responsáveis pelo seminário, e desejou bênçãos aos seminaristas que estão saindo para novos desafios como diáconos, reforçando sua disponibilidade contínua como amigo, pai espiritual e bispo.

“Eu, particularmente, sentirei muita falta de vocês, das brincadeiras, das ajudas, das nossas conversas, da presença amiga... mas, estou perdendo a presença de vocês como seminaristas e ganhando como Diáconos da Santa Igreja, Quero está sempre perto de vocês como amigo, pai e bispo.  Deus os abençoe”, desejou.

“Minha profunda e eterna gratidão ao Padre Leandro, o nosso Reitor, e com ele, os demais sacerdotes do passado e do presente. Padre Adauto, Padre Josandro, Diácono José Claudino, também aqueles que nos fazem com suas presenças pensar no futuro, Padre Edvar e Padre Acírio, sou feliz pela presença dos senhores no nosso seminário. Obrigado Senhor por tudo”, findou.

Mensagem dos seminaristas

Coube ao Seminarista Jefferson Feitosa, da Diocese de Petrolina, expressar em nome da turma todo o seu sentimento de gratidão a Deus, ao bispo Dom Dulcênio, a tratou de pai e agradeceu por toda acolhida e zelo para com os seminaristas de Petrolina; a mensagem também se dirigiu ao Padre Leandro Márcio, Reitor da Casa, a quem foi tido como um pai e um irmão cativante.

Ainda na mensagem de Jefferson, um agradecimento especial ao Padre Paulo Sérgio que foi escolhido pela turma para ser o homenageado. Por fim, uma gratidão à professora Rosa, aos seminaristas e aos familiares pelo apoio.

Mensagem do Padre Reitor

O Padre Leandro também expressou a sua gratidão, de forma muito particular ao bispo, pela presença cotidiana no Seminário; disse ser uma casa privilegiada por ter o bispo muito por perto. Também parabenizou e encorajou aos seminaristas concluintes a serem leais com o chamado de Deus.

Por: Ascom
Fotos: Rafael Augusto