Seminário Diocesano realiza Missa para comemorar os 23 anos de Vida Episcopal de Dom Dulcênio

Atualizado em 14/06/24 às 16:1210 minutos de leitura164 views


O Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, completará no próximo domingo (16), 23 anos de vida Episcopal, porém, as comemorações já começaram nesta sexta-feira (14), quando da ocasião, uma missa foi realizada na Capela do Seminário São João Maria Vianney, no bairro do Alto Branco. 

A Missa presidida pelo Bispo, concelebrada pelo Reitor Padre Leandro Márcio, pelo Vigário Geral da Diocese, Padre Luciano Guedes, e outros sacerdotes; presentes, os diáconos da casa, o Senhor Brito e o diácono Claudino.

Durante a homilia, o Padre Leandro destacou o lema episcopal do bispo, "Pro Mundi Vita" (Para a vida do Mundo), e falou sobre a vocação como um chamado de Deus. Enfatizou que a vocação é um olhar misericordioso de Deus, e que desde a infância, o prelado respondeu positivamente a esse chamado.

“Podemos entender a vocação como esse olhar misericordioso que Deus tem a cada um de nós; Deus nos vê diretamente e por isso, louvado seja Deus que chamou Dom Dulcênio para o Sacerdócio", disse.

O Padre Leandro relembrou a trajetória vocacional do Pastor Diocesano, mencionando a sua juventude, os seus 15 anos como padre até aceitar o episcopado aos 41 anos. Comparou sua experiência ao profeta Jeremias, que se considerava muito jovem, mas foi encorajado por Deus. O reitor também destacou o amor de Dom Dulcênio pelas vocações sacerdotais e o impacto positivo de seu testemunho na diocese.

"Talvez Dom Dulcênio, ao ser chamado para o Episcopado, muito novo, com 41 anos, o Senhor deve ter pensado como o profeta Jeremias, - 'eu ainda sou uma criança, eu ainda não sei falar-; mas, o Espírito Santo deve ter dito, 'Deixa de medo, pois quem falará sou Eu,  quem conduzirá sou Eu'", refletiu.

"Que o Senhor, Dom Dulcênio, continue sendo Eucaristia para o Mundo! Continue sendo Eucaristia para o mundo na sua capacidade de amar, quando as pessoas forem ao seu encontro, celebrando a Santa Missa. Continue sendo Eucaristia gastando a sua vida para o Senhor", disse.

Mensagem dos Seminaristas

Os seminaristas, representados por Douglas, expressaram sua gratidão ao bispo pela sua presença paterna e inspiradora, reforçando a importância do lema episcopal na vida de cada um deles. Eles reconheceram a autenticidade e o cuidado pastoral que os encoraja e fortalece em suas vocações.

"Para nós, seminaristas, a sua figura paterna e acolhedora é uma fonte inesgotável de inspiração. Em cada visita ao seminário, cada conversa, em cada conselho, percebemos a autenticidade do seu cuidado pastoral e a profundidade do seu amor pela igreja. O senhor não apenas nos instrui, mas nos encoraja e fortalece em nossa vocação, sempre lembrando-nos da importância de viver para os outros, assim como Cristo fez", disse o seminarista.

Palavras de agradecimento do Bispo

Dom Dulcênio, emocionado, agradeceu a todos e reconheceu que tudo o que há de bom em sua vida provém da misericórdia de Deus. Ele expressou gratidão ao clero e aos seminaristas, incentivando-os a serem autênticos e responsáveis em sua caminhada vocacional, ressaltando a importância da oração e da formação contínua: "Reconheço as minhas limitações, reconheço as minhas faltas; tudo o que de bom existe vem de Deus", disse.

Após a Santa Missa, as comemorações continuaram com um almoço fraterno em homenagem a Dom Dulcênio, marcando a ocasião especial de seus 23 anos de vida episcopal. Durante o almoço, também foram comemorados os aniversários dos seminaristas dos meses de abril, maio e junho.

Por: Ascom
Fotos: Rafael Augusto 

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)