Comunidade de São Pio X apresenta crianças da Catequese e acolhe Crianças atípicas para acompanhamento especial

Atualizado em 11/06/24 às 13:213 minutos de leitura126 views

A Comunidade de São Pio X realizou uma Missa especial no último domingo, dia 09, presidida pelo Padre Mércio Aurélio, Vigário Paroquial da Catedral que marcou a apresentação das crianças da Catequese que deram início ao processo catecumenal para a primeira Comunhão. Entre essas crianças, seis são atípicas.

Gustavo Lucena, Moderador Geral da Comunidade de São Pio X, destacou que a equipe de Formação da Comunidade, ao estudar o Diretório Diocesano para a Catequese, percebeu a preocupação da diocese em incluir pessoas atípicas no processo catequético. Reconhecendo a necessidade de uma atenção especial, Gustavo procurou Leandra Farias, uma profissional, membro Associado da comunidade, especializada em trabalhar com crianças atípicas, para desenvolver um programa de catequese inclusiva.

Formou-se então um grupo de oito voluntários, todos católicos e com experiência em terapia com crianças especiais, para atuar como catequistas mediadores. Esses voluntários estudaram o Diretório da Catequese e materiais da CNBB, adaptando-os para o trabalho na comunidade.

O programa funciona da seguinte maneira: na Missa do dia 09, 40 crianças foram apresentadas e receberam o crucifixo, sinalizando a primeira fase dentro do processo catequético. Essas crianças foram divididas em três turmas, cada uma com duas crianças atípicas, acompanhadas por dois catequistas mediadores. Enquanto um catequista ensina toda a turma, o mediador facilita o entendimento para as crianças especiais.

Dos oito voluntários, três se dedicam a elaborar um plano de curso específico, criando materiais adaptados para essas crianças. As aulas de catecismo ocorrem no Centro de Formação Antônio Lucena, que faz parte da Comunidade de São Pio X, paróquia da Catedral, e possui toda a estrutura necessária para acolher pessoas atípicas.

Confira o relato de algumas mães

Por: Ascom, com informações, fotos e vídeo: Gustavo Lucena

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia