Chega ao fim a Visita Pastoral Canônica na Paróquia de Jesus Libertador

Atualizado em 09/06/24 às 13:0710 minutos de leitura122 views

O Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fonte de Matos, concluiu sua Visita Pastoral Canônica à Paróquia de Jesus Libertador, localizada no bairro das Malvinas. Esta visita, iniciada no dia 4 de junho, permitiu ao bispo conhecer detalhadamente a dimensão pastoral e estrutural da paróquia.

Durante sua estadia, Dom Dulcênio se reuniu com diversas comunidades e lideranças de grupos, serviços e movimentos da paróquia. Ele também visitou casas de famílias para abençoar idosos e enfermos, proporcionando momentos que serão lembrados pela comunidade paroquial e pelos moradores do bairro das Malvinas.

A visita foi encerrada na manhã de domingo, 9 de junho, com a celebração da Santa Missa no décimo Domingo do Tempo Comum. A Missa foi concelebrada pelo pároco, Padre Sherminson Phérikllys, com a assistência do diácono Walter e dos seminaristas.

Homilia

Em sua homilia, o bispo pregou acerca da centralidade da vontade de Deus na vida humana, sublinhando a destruição do pecado por Cristo na cruz e a importância de reconhecer e viver a vitória pascal. O prelado instruiu os fiéis no tocante à luta entre o bem e o mal, e o papel crucial da adesão à vontade divina para alcançar a vida plena e a felicidade.

Nesse sentido, ao falar sobre o pecado e a morte destacou que enfrentamos tentações e situações adversas que podem nos levar a esquecer o triunfo de Cristo. A narrativa do Gênesis é ilustra a fuga do homem de Deus após a queda, e a consequente culpa mútua entre Adão, Eva e a serpente.

“Se o radical do mal é o diabo, anterior e mormente, a raiz do bem é Aquele que é a Bondade Suma, absoluta. Se existe a corrente do mal, que leva à morte quem a segue e permanece nas suas estruturas pérfidas, por primazia, existe Deus, no Qual se concentram as riquezas da virtude e da paz, de maneira que estar com Ele não nos causa nenhum desconforto ou ameaça”, disse.

O Pastor Diocesano também pregou que Deus sempre vai ao encontro do homem, mesmo na sua condição de queda e falha, Deus não abandona a sua criação - Deus, em Sua graça, cobre essa vergonha e deseja estar ao lado dos seres humanos para sempre, como Seus eleitos – refletiu.

Também destacou que existe neste tempo presente um mal, um câncer chamado relativismo, o qual tratou como uma força maligna que mina a fé e a verdade divina. A relativização das verdades eternas leva ao caos e à desordem. Citando o Cardeal Joseph Ratzinger, que veio a se tornar o Papa Bento XVI, a mensagem alerta contra a "ditadura do relativismo", que rejeita o definitivo e promove uma fé baseada no ego e nas vontades pessoais. A fidelidade ao Evangelho e à Igreja é defendida como essencial para manter a integridade da fé cristã.

“Na onda do relativismo, muitos cristãos embarcam e se perdem porque deixam a certeza Cristo de lado, tornam o Seu Evangelho desclassificado de “fora de moda”, de cafona, de incorreto, distorcendo as verdades eternas apresentadas pela Igreja como única intérprete legítima do Seu Fundador. Como Pastor da Igreja, digo: Cristo, a Igreja e o Evangelho não devem ser acoplados ao bel-prazer de ninguém, porque são objetivos em Deus mesmo. Formulem outra fé, que não a de Cristo, que será fracassada. Se querem uma igreja desfigurada, saiam da de Cristo. Aqui não é o lugar de vocês. Aqui, vocês não são o centro; não dão as ordens. Não nos importam as suas grotescas e distorcidas opiniões. E sim o próprio Deus!”, exortou.

Por fim, citou o exemplo da Virgem Maria, exemplo perfeito de adesão à vontade de Deus. Sua obediência e docilidade a tornaram a Mãe de Deus e modelo para todos os cristãos. Deste modo, incentivou os fiéis a seguirem o exemplo de Maria para se tornarem amigos de Deus e alcançarem a felicidade verdadeira.

Homenagens e agradecimentos

O Pároco, Padre Pherikllys, agradeceu imensamente ao Bispo e disse ter sido uma experiência diferente conviver com o Pastor, segundo o Padre, a figura do pai foi muito sentida na presença de Dom Dulcênio durante esses dias. A Catequese organizou uma singela homenagem ao bispo com as crianças que cantaram e distribuíram rosas ao Bispo, ao padre, ao diácono e seminaristas.

O bispo agradeceu, de forma bem emocionada a todos, e disse que a referida comunidade é um sinal da esperança em Jesus Cristo; destacou ter sido dias ricos de muitas graças; agradeceu as famílias que o acolheram e disse que guardará no coração todos os momentos.

Sobre a Visita Pastoral Canônica

A Visita Pastoral Canônica é uma visita oficial realizada pelo bispo a uma determinada paróquia para verificar sua realidade pastoral. Prevista pelo Código de Direito Canônico (cânones 396-398), esta visita tem como objetivo analisar e avaliar os trabalhos pastorais, além de fortalecer a fé dos membros da comunidade. Esta prática remonta às primeiras comunidades cristãs, onde os bispos visitavam as comunidades por eles fundadas.

Sobre a Paróquia

A Paróquia de Jesus Libertador, foi criada em 21 de novembro de 2015, sendo desmembrada da Paróquia da Sagrada Família e ficando situada ao norte do bairro das Malvinas; ao longo de quase 10 anos, a Paróquia têm prestado um serviço relevante à sociedade e sente os desafios de uma população crescente, principalmente pelos novos conjuntos habitacionais e condomínios construídos na região. Atualmente conta com quatro comunidades, sendo elas: a matriz Jesus Libertador, Nossa Senhora das Dores, Santo Expedito e Santo Antônio. A igreja matriz está passando uma grande reforma para ampliar e acolher melhor os fiéis.

Por: Ascom com apoio na matéria Pascom paroquial
Fotos: Rafael Augusto