Penúltimo dia da Visita Pastoral na Paróquia Jesus Libertador: Encontro do Bispo com Crianças e Jovens e abertura da Festa de Santo Antônio

Atualizado em 09/06/24 às 00:1315 minutos de leitura103 views

A Visita Pastoral Canônica na Paróquia Jesus Libertador, nas Malvinas, está chegando ao fim, deixando marcas e memórias inesquecíveis para a comunidade. Este evento, considerado um tempo de graça e de relevância histórica para os fiéis, tem sido uma oportunidade para acolher e interagir com o Pastor Diocesano, Dom Dulcênio.

Neste sábado, 08 de junho, o Bispo dedicou sua manhã para um encontro especial com as crianças da Catequese. Durante este momento significativo, Dom Dulcênio discutiu quem é Jesus e a sua missão, trocou ideias, conversou, cantou, respondeu dúvidas e abençoou as crianças. Este encontro foi muito valorizado pelo Bispo, que reconhece a importância fundamental das crianças e como elas podem ser tocadas pela graça de Deus em eventos como este.

Na parte da tarde, o Pastor Diocesano visitou a comunidade de Santo Antônio, onde se reuniu com os jovens. Esta paróquia é conhecida por ser bastante ativa no trabalho com a juventude, que compareceu em grande número para receber o Bispo. Durante o encontro, o prelado rezou e partilhou o Evangelho de Marcos 10, 17, abordando o tema: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?”.

O Bispo refletiu sobre a passagem do encontro de Jesus com o jovem rico, destacando a importância de seguir a Deus acima de tudo. Ele enfatizou que, embora possa parecer loucura perder a vida por Jesus, é, na verdade, um ato de amor à causa daquele que dá sentido a tudo: Jesus Cristo.

Além de trazer relatos edificantes sobre jovens que doaram as suas vidas e hoje servem à Igreja na condição de Padres, o Senhor Bispo enfatizou que a nossa resposta ao chamado de Deus nunca pode ser o não. Reconheceu o trabalho da Juventude e disse que eles fazem um bem enorme.

Neste momento com os jovens participou também a Irma Lízia, religiosa da Congregação das Filhas de São Francisco de Sales, que estão situadas na Paróquia do Seminário, no bairro do Alto Branco e la cumprem – segundo a irmã – missões no campo da catequese e demais ações pastorais no intuito de ajudar o padre à paróquia. A Irmã também refletiu com os jovens acerca da vida eterna.

Santa Missa

À noite, ainda na comunidade de Santo Antônio, Dom Dulcênio fez a abertura da Festa de Santo Antônio com o hasteamento da bandeira da comunidade, um momento histórico e de grande importância para a capela. Este evento marcou o início das festividades, celebrando a fé e a união da comunidade sob a bênção do Bispo.

A homilia pregada pelo bispo reflete profundamente sobre a fé e a maneira como os seres humanos podem fazer suas vidas valerem a pena, enfatizando a importância de seguir a vontade de Deus.

Dom Dulcênio iniciou questionando em que consiste a fé do homem e como este pode dar sentido à sua vida. Ele afirma que, entre as várias respostas possíveis, a única que garante sucesso é fazer a vontade de Deus.

A reflexão avança para o relato de Adão e Eva, destacando que foi a desobediência à vontade divina que os levou ao pecado. Este primeiro ato de desobediência iniciou um processo que inclui a soberba, o medo, a autoacusação e o castigo da perda da amizade com Deus.

O bispo explicou que o processo do pecado, iniciado com Adão e Eva, repete-se na vida de todos quando fazem más escolhas. Apesar desse ciclo, a humanidade encontrou graça diante de Deus através do sacrifício de Jesus Cristo, que com sua paixão, morte e ressurreição, abriu as portas do paraíso. Jesus propôs um estilo de vida voltado à vontade de Deus.

Jesus, o Libertador

Missão Libertadora de Jesus chama atenção de alguns de seus parentes que não compreenderam sua missão, mas Maria é destacada como exemplo de quem sempre fez a vontade de Deus.

“Ela, Maria, sempre fez a vontade de Deus, foi a Mãe de Jesus na ordem natural e “Canonizada” por Jesus neste Evangelho como a Mãe na ordem da fé. [...]. Maria voltando constantemente o seu olhar da fé para o invisível, sempre transpunha as tribulações em busca da glória eterna e incomensurável, na esperança da morada celeste”, pregou.

Por fim, exortou a assembleia pedindo aos fiéis que sigam o exemplo de Nossa Senhora, a Virgem crente. Maria, que acreditou conforme profetizado por Isabel, serve como modelo e nos ensina a não pecar.

“Ela, a feliz que acreditou, tal como profetizou Isabel, muito nos tem a ensinar, muito nos exemplifica, pois, no esforço de não pecarmos, a graça de Deus virá sempre em nosso auxílio, alegrando-nos quando das dificuldades e incompreensões desta jornada rumo à felicidade plena na Pátria dos bem-aventurados”, concluiu

Programação para o Domingo 09/06

-8h00: Missa de encerramento da visita pastoral na Matriz.

Por: Ascom com apoio da Pascom Paroquial
Fotos: Rafael Augusto com Pascom

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia