Encontros com idosos, Apostolado da Oração, OVS, Setor Família e demais atividades marcam o 4º dia da Visita Pastoral

Atualizado em 07/06/24 às 23:4212 minutos de leitura112 views

Nesta sexta-feira, 07, a Paróquia de Jesus Libertador, em mais um dia de Visita Pastoral Canônica, registrou uma agenda repleta de atividades com um dia cheio de encontros significativos e momentos de fé, destacando a importância da comunidade e da colaboração mútua na vida e missão da Igreja.

Pela manhã, o Padre Pherikllys, o diácono Walter e o Bispo Dom Dulcênio, exploraram os limites geográficos da Paróquia, percorrendo toda área abrangente à comunidade paroquial no intuito de tornar conhecido ao bispo as realidades urbanas; a Paróquia que está situada no bairro das Malvinas tem uma circunscrição que abrange em torno de 35 mil pessoas. Ainda neste mesmo percurso visitou os familiares do Seminarista Vinicius.

Na segunda atividade do dia, o Bispo visitou a Secretaria e vistoriou os livros de Tombos, o Pároco foi orientado pelo bispo, e ainda nesta manhã, apresentou um pouco mais da obra que está sendo executada na Matriz.

À tarde, as atividades continuaram com um encontro significativo na Matriz, onde foi servido um chá para os idosos. O evento também reuniu o Apostolado da Oração e os animadores da Obra das Vocações Sacerdotais (OVS).

Durante o encontro, Dom Dulcênio destacou a importância da OVS, enfatizando que todos são responsáveis pelo sustento da Igreja através da oração e lembrando que a formação dos futuros sacerdotes necessita de apoio material.

O Prelado também pediu aos grupos que amassem a Jesus Cristo, a igreja, fossem verdadeiras e autenticas testemunhas do Senhor, e vivessem o hoje sem se preocuparem com o dia de amanhã.

Santa Missa e homilia

Ainda à tarde, Dom Dulcênio presidiu a Santa Missa na Matriz, reunindo o Apostolado da Oração que acolheu 6 novos membros, recebendo das mãos do Bispo a Fita Vermelha. Foi um momento de grande fé e devoção, especialmente significativo por ser a primeira sexta-feira do mês, e a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

Na homilia pregada, Dom Dulcênio iniciou lembrando do Jubileu dos 350 anos das revelações do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, e discorreu toda a sua homilia acerca do amor e a humildade do Coração Sacratíssimo de Jesus, virtudes exemplares e agradáveis ao Pai.

Ao instruir à Assembleia, o bispo disse que Jesus revela a Santa Margarida Maria que quanto mais nos retiramos em nosso nada, mais Ele se abaixa para nos encontrar.

“A humildade é uma virtude sublime, que, brotando do próprio Deus e exemplificado por Ele mesmo, é agradável ao Seu Coração sublime, exercendo sobre este mesmo Coração uma atração indizível. Neste sentido, reprisemos o que foi dito pelo Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, ao que hoje diz também a nós: “Quanto mais te retiras em teu nada, tanto mais a minha grandeza se baixa para te encontrar”.

Ao continuar, pregou que a humildade, nascendo no seio de Deus, é maior e mais necessária que a dor, sendo a dor fruto do pecado. No céu, onde não há pecado nem dor, os eleitos são mais humildes que nunca, exemplificando a presença contínua dessa virtude.

Também refletiu que a humidade é o alicerce das virtudes, firmando-se na verdade. Ela nos coloca no lugar certo diante de Deus, permitindo-nos praticar atos agradáveis a Ele. A humildade sincera e perfeita destrói todos os obstáculos espirituais, unindo a alma a Deus. Ainda refletiu sobre a humildade e paciência, sobre a paz, e a força contra o mal, e concluiu pedindo ao Sagrado Coração de Jesus a Sua humildade.

“Não apenas pedindo, mas vigiando-nos com veemência, estaremos mais unidos a Deus. Assim, aniquilaremos continuamente a ação da natureza, afastando-nos de tudo o que se opõe à ação divina e receberemos, ininterruptamente, graças elevadas, que nos permitem pensar em Deus com frequência, produzindo atos ardentes de amor. Será a nossa vida prelúdio do Céu, onde os eleitos, vendo descoberta a ação poderosa que Deus exerce sobre eles, comunicando-lhes inteligência, amor, felicidade e vida, não se comprazem em si mesmos, mas se unem num ato ininterrupto de contemplação, de reconhecimento e de caridade”, findou.

Encontro com o Setor Família

À noite, o Bispo se reuniu com o Setor Família, na Comunidade Santo Antônio, no conjunto Chico Mendes. Dom Dulcênio acolheu cada grupo do setor, conheceu seus trabalhos e deixou uma mensagem de esperança em Jesus Cristo.

Ao trazer relatos de sua vida sacerdotal, o bispo disse que desde muito tempo sempre trabalhou com o setor família, e descobriu que todos os grupos têm a sua importância na evangelização; enfatizou aos casais que busquem a vida sacramental, dedicando-se à família (Igreja doméstica), à vida da igreja (comunidade paroquial) com espiritualidade, compromisso e amor à causa.

Programação para a sábado, 08/06

- 9h: Encontro com as crianças da catequese na Matriz. Tema: “Quem é Jesus.”;

- 16h30: Encontro com os jovens e com a Comunidade Santo Antônio. Momento de animação, momento de oração e em seguida uma palavra do bispo aos jovens com o tema: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?” (Mc 10, 17b);

- 19h30: Santa Missa de abertura da Festa de Santo Antônio.

Por: Ascom com apoio da Pascom Paroquial
Fotos: Rafael Augusto e Pascom

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia