No segundo dia de Visita Pastoral, Bispo vai aos enfermos e se reúne com a Comunidade N. Sra das Dores

Atualizado em 05/06/24 às 23:5517 minutos de leitura131 views

No segundo dia da Visita Pastoral Canônica à Paróquia de Jesus Libertador, localizada no bairro das Malvinas, em Campina Grande, o Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, acompanhado pelo Pároco Padre Phérikllys, o diácono Walter e alguns Ministros Extraordinários da Comunhão, vivenciou uma manhã intensa de visitas aos idosos e enfermos assistidos pela comunidade paroquial.

Ao todo 10 casas foram visitadas na área abrangente das comunidades de Santo Antônio, no Conjunto Chico Mendes; Nossa Senhora das Dores, nos conjuntos do Alameda e Sonho Meu; e a comunidade de Santo Expedito, no conjunto Grande Campina. Providencialmente, em uma das casas visitadas, a Senhora Maria das Graças, estava completando ano e segundo a família, o maior presente foi receber a visita do Bispo Diocesano.

A visita aos enfermos é um momento significativo nas Visitas Pastorais, pois é repleta de emoção e bênçãos de Deus. Em nome do Senhor Jesus, o bispo abençoa os idosos, ministra a Unção dos Enfermos, realiza confissões e distribui a Sagrada Comunhão, oferecendo-lhes apoio espiritual e conforto. Nesta ocasião, duas áreas da paróquia foram visitadas pelo bispo e, ao todo, 10 residências abriram suas portas para recebê-lo.

À tarde, Dom Dulcênio visitou a Comunidade de Nossa Senhora das Dores, onde foi calorosamente acolhido pelos fiéis. Na comunidade, ele se reuniu com os animadores e conheceu a realidade pastoral da capela e toda a sua estrutura. Além de orientar os leigos, o prelado também ouviu a história da comunidade e os desafios da evangelização naquela região do bairro das Malvinas.

O bispo demonstrou interesse no trabalho da catequese e incentivou um esforço maior no trabalho com as famílias e os jovens, pedindo aos grupos união e que vivam a missão, saindo do templo para evangelizar às periferias existenciais.

Ainda na mesma região, o Bispo dirigiu-se à Comunidade Ventre de Maria, compreendida dentro do nicho das Novas Comunidades Católicas. Dom Dulcênio conheceu a sede, toda a estrutura, parabenizou pelos esforços e orientou o fundador a sempre caminhar em sintonia com o pároco e com a Diocese.

À noite, na mesma Comunidade de Nossa Senhora das Dores, Dom Dulcênio presidiu a Santa Missa, encerrando assim um dia repleto de atividades e bênçãos para a comunidade paroquial.

Em sua homilia, o Pastor diocesano lembrou aos fiéis o sentido da fé católica, que é o grande mistério da Paixão, morte e ressurreição de Cristo, “se Jesus não tivesse ressuscitado, vã seria nossa fé. Não teria sentido estar aqui celebrando, porque estaríamos celebrando um Deus morto”, afirmou o bispo.

A partir do Evangelho de Marcos 12, 18-27, falou sobre a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, verdade de fé que dá sentido à caminhada da igreja; conforme pregou, é este mesmo Jesus, vivo e ressuscitado que conduz a igreja no decorrer dos séculos; o bispo pregou que Cristo está vivo, está entre nós, caminha junto à igreja e continua realizando a sua obra de salvação.

O bispo ainda afirmou que todos nós podemos ressuscitar desde que trabalhemos para não sermos condenados por nossas próprias atitudes neste mundo, “Deus é tão bom que nos criou com a liberdade de escolher entre o bem e o mal [...] Diante de ti, ponho a vida e a morte, somos nós, na liberdade dada por Deus que escolhemos se queremos a vida ou a morte”. Afirmou o bispo.

Programação para a quinta-feira 06/06

- 9h: Visita aos enfermos
- Livro de tombo, livro de atas do Conselho Paroquial.
- 15h: Encontro com a Comunidade Santo Expedito
- 19h: Santa Missa na Capela de Santo Expedito