CEB’s realizam Encontro Diocesano da Juventude em Campina Grande

Atualizado em 02/06/24 às 23:285 minutos de leitura113 views

No dia 1° de junho, a Comissão Diocesana das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) realizou o Encontro Diocesano de Juventude na residência das Irmãs Dominicanas, em São José da Mata, Campina Grande. Com o tema “CEBs: um jeito jovem de ser Igreja em Saída” e lema “Os Jovens e a alegria do Evangelho”, o evento foi iniciado com uma acolhida e a oração do Ofício Divino das Comunidades.

O diácono Antônio Lisboa, da Forania Norte (Paróquia do Rosário), foi o responsável pela exposição do tema principal, inspirado no livro do Papa Francisco “A alegria do Evangelho” (Evangelii Gaudium). Ele abordou três princípios teológicos, relembrando a criação do homem e da mulher no sexto e sétimo dia, conforme o livro do Gênesis, destacando que Deus nos criou para vivermos em coletividade. Ressaltou a mensagem de Jesus Cristo sobre a vida plena e a importância de levar o Evangelho ao mundo, enfatizando a diversidade dos dons e a missão recebida pelo Batismo.

Mais de 30 jovens participaram do encontro, expressando sua fé e desejo de anunciar o Evangelho. Igor mencionou o interesse dos jovens em experimentar as pastorais dentro da Igreja, enquanto Emilly destacou a importância de vivenciar a espiritualidade do Templo como um encontro verdadeiro com Jesus.

Foi acordado fortalecer as missões das CEBs com visitas às Foranias e o apoio da juventude. Everaldo, articulador diocesano, enfatizou a importância da participação dos jovens e apresentou os resultados do 15° Encontro Interclesial realizado em Rondonópolis/MT, apoiado pelo Bispo Dom Dulcênio.

Alvina, representante estadual das CEBs, destacou a relevância da participação de Dom Gabriel, Bispo Referencial das CEBs, que enfatizou a importância das comunidades para a existência das paróquias. Durante o encontro, Padre João (Pe. Jota) trabalhou com os jovens formando seis núcleos de juventude para atuarem em suas comunidades, com atividades planejadas para 29 de julho.

O encontro foi encerrado com a celebração da Santa Missa, presidida por Padre João e concelebrada por Padre Pociano, com a participação de toda a juventude, do Diácono Lisboa, irmã Silvana e membros da comissão organizadora. A principal missão estabelecida foi a sensibilização para o fortalecimento e engajamento das CEBs em todas as paróquias da Diocese.

Com informações e fotos: Alvina, Everaldo, José e Suzana