CEB’s realizam Encontro Diocesano da Juventude em Campina Grande

Atualizado em 02/06/24 às 23:285 minutos de leitura84 views


No dia 1° de junho, a Comissão Diocesana das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) realizou o Encontro Diocesano de Juventude na residência das Irmãs Dominicanas, em São José da Mata, Campina Grande. Com o tema “CEBs: um jeito jovem de ser Igreja em Saída” e lema “Os Jovens e a alegria do Evangelho”, o evento foi iniciado com uma acolhida e a oração do Ofício Divino das Comunidades.

O diácono Antônio Lisboa, da Forania Norte (Paróquia do Rosário), foi o responsável pela exposição do tema principal, inspirado no livro do Papa Francisco “A alegria do Evangelho” (Evangelii Gaudium). Ele abordou três princípios teológicos, relembrando a criação do homem e da mulher no sexto e sétimo dia, conforme o livro do Gênesis, destacando que Deus nos criou para vivermos em coletividade. Ressaltou a mensagem de Jesus Cristo sobre a vida plena e a importância de levar o Evangelho ao mundo, enfatizando a diversidade dos dons e a missão recebida pelo Batismo.

Mais de 30 jovens participaram do encontro, expressando sua fé e desejo de anunciar o Evangelho. Igor mencionou o interesse dos jovens em experimentar as pastorais dentro da Igreja, enquanto Emilly destacou a importância de vivenciar a espiritualidade do Templo como um encontro verdadeiro com Jesus.

Foi acordado fortalecer as missões das CEBs com visitas às Foranias e o apoio da juventude. Everaldo, articulador diocesano, enfatizou a importância da participação dos jovens e apresentou os resultados do 15° Encontro Interclesial realizado em Rondonópolis/MT, apoiado pelo Bispo Dom Dulcênio.

Alvina, representante estadual das CEBs, destacou a relevância da participação de Dom Gabriel, Bispo Referencial das CEBs, que enfatizou a importância das comunidades para a existência das paróquias. Durante o encontro, Padre João (Pe. Jota) trabalhou com os jovens formando seis núcleos de juventude para atuarem em suas comunidades, com atividades planejadas para 29 de julho.

O encontro foi encerrado com a celebração da Santa Missa, presidida por Padre João e concelebrada por Padre Pociano, com a participação de toda a juventude, do Diácono Lisboa, irmã Silvana e membros da comissão organizadora. A principal missão estabelecida foi a sensibilização para o fortalecimento e engajamento das CEBs em todas as paróquias da Diocese.

Com informações e fotos: Alvina, Everaldo, José e Suzana 

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)