Páscoa dos Militares é realizada na Catedral de Nossa Senhora da Conceição

Atualizado em 17/05/24 às 14:0110 minutos de leitura189 views

Na manhã desta sexta-feira, 17 de maio, a Catedral de Nossa Senhora da Conceição, localizada no centro de Campina Grande, foi palco da Missa em celebração à Páscoa dos Militares. A cerimônia foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, e concelebrada pelo Padre Luciano Guedes, Padre Shérmishon Phérikllys (Assistente Eclesiástico do Exército), Padre João Paulo (assistente do 10º Batalhão da Polícia Militar), e Padre Deivson Silva (Capelão do 1º Grupamento de Engenharia e Construção de João Pessoa/PB), pertencente ao Clero da Arquidiocese da Paraíba.

Participação Militar

O evento contou com a presença de representantes do 31° Batalhão de Infantaria Motorizado, da Polícia Militar, e do Corpo de Bombeiros, acompanhados de seus familiares. A cerimônia começou com o hasteamento da bandeira do Brasil por um soldado do exército e a execução do Hino Nacional Brasileiro pela banda da Polícia Militar.

Reflexão do Bispo

Antes da homilia, Dom Dulcênio fez menção a Marcony, Arcebispo do Ordinariato Militar, transmitindo a sua mensagem a todos os militares. Acerca da homilia, Dom Dulcênio refletiu sobre a presença de Jesus em nosso meio, partindo do Evangelho que narra a história dos discípulos de Emaús. O bispo ressaltou que Jesus, ao perceber a tristeza dos discípulos, inicia um diálogo manso e compreensivo.

"Assim, percebemos que, nesta jornada deste mundo para o céu, o Senhor se importa conosco, interessa-se com os nossos pensamentos por vezes problemáticos em se tratando de fé e esperança, e deseja escutar de nós as nossas queixas. Digo, sem medo de errar: este é o movimento da oração. O ato de orar é o de estabelecer um franco diálogo com Deus, falando-lhe da nossa vida, mesmo que o achemos distante de nós (o que nunca acontece!), ao que Ele nos fala à vida. Mesmo que os olhos do nosso coração estejam vendados pela tristeza, pelo desânimo, pelas crises, saibamos que Cristo está conosco, conhece-nos, alenta-nos, instrui-nos, resignifica-nos Consigo”, pregou.

O bispo destacou a importância da Eucaristia como meio de reconhecer a presença de Nosso Senhor Ressuscitado no mundo, citando Santo Agostinho para afirmar que Cristo deseja ser reconhecido na fração do pão.

Dom Dulcênio concluiu sua homilia pedindo aos militares e seus familiares que não caminhem como "mortos-vivos" com Jesus, mas que, ressurgidos interiormente, testemunhem a presença do Ressuscitado. "Com ele ressurgidos, interiormente ressurgidos, reconheçamos-lo, o testemunho do Ressuscitado."

Essa celebração destacou a importância da fé e da presença divina na vida dos militares, reforçando valores espirituais e a importância da oração na jornada de cada um.

Sobre a Páscoa dos Militares

A Celebração Páscoa dos Militares é o mais eminente evento religioso das Instituições Militares das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e Auxiliares (Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares) do país.

A Comemoração da Páscoa dos Militares existe desde o ano de 1945, após a Segunda Guerra Mundial. O evento ocorre em período diferente do calendário litúrgico, pois os militares passaram a Páscoa lutando na guerra. A igreja autorizou que a celebração ocorresse em data posterior e a tradição se repete até hoje.

Por: Ascom
Fotos: Rafael Augusto