Rosa Amélia lança Livro História da Paróquia do Bom Jesus dos Martírios

Atualizado em 08/05/24 às 16:0811 minutos de leitura120 views

A Câmara Municipal da cidade de Boa Vista, promoveu na noite da última sexta-feira, 03 de maio, uma Sessão Especial do Lançamento do livro “História da Paróquia do Bom Jesus dos Martírios – Boa Vista-PB – 1838-2023”, de autoria da Professora Rosa Amélia Vitorino Guimarães, que por muitos anos atuou como Coordenadora Diocesana e facilitadora da Pastoral da Pessoa Idosa.

Na referida Sessão conduzida pelo Presidente da Câmara, vereador Fernando Aires, estiveram presentes alguns parlamentares, o Prefeito da cidade André Gomes, a primeira Dama, Carol Gomes, o Pároco, Padre Saulo Rodrigues, o Padre Acírio de Medeiros que pastoreou a comunidade entre os anos de 1985 a 1992, além do casal Egberto e Conceição Araújo (professores e historiadores) também Anselmo Guimarães e Gabriella Guimarães (marido e filha da autora).

O Plenário da Casa Parlamentar ficou repleto de parentes, amigos, cidadãos Boavistenses, membros da Paróquia do Bom Jesus dos Martírios que prestigiaram este momento ditoso na vida autora. A Sessão transcorrida num clima de muita fraternidade com as falas delegadas aos convidados que formaram à mesa, contou e claro a fala de agradecimento de Rosa Amélia.

A Filha da professora Rosa, Gabriella Vitorino Guimarães (Profª Drª da Universidade Federal Rural da Amazônia, na área da Engenheira de Produção), leu o prefácio do livro que foi escrito pelo Padre Rômulo Remígio Viana, que atualmente é Vigário Paroquial na Paróquia de Nossa Senhora da Guia, em Queimadas-PB; Padre Rômulo não pôde estar presente por questões de saúde; no prefácio, o sacerdote destaca que o livro provocará boas reflexões no leitor a partir dos passos dados pela igreja de Boa Vista e também pela sociedade no decorrer desses 185 anos.

Além do Padre Rômulo que prefaciou, outro sacerdote diocesano que também contribuiu nas páginas iniciais dessa obra, foi Padre Jorge Rodrigues, Pároco da Santíssima Trindade, no bairro do Catolé, que fez a apresentação no livro; segundo o Padre, a professora Rosa é uma irmã de Caminhada de longas datas e que ao receber o convite para fazer a apresentação no livro foi um feliz surpresa.

Dentre as falas, o Pároco, Padre Saulo, lembrou que a produção do livro de Rosa Amélia, desenvolvido em 6 meses, é um presente à Paróquia e a toda cidade de Boa Vista, que agora passa a contar com parte de sua história materializada em um livro muito significativo.

“Em uma de nossas andanças pelas comunidades, provoquei Rosa para que o livro estivesse aqui vivo, é uma honra celebrar o lançamento deste livro tão significativo que narra a história da nossa igreja local; ao folhearmos essas páginas repletas de memórias, testemunhas e conquistas, somos transportados a momentos que moldaram não apenas a história dessa paróquia, mas também as nossas vidas, a vida de gerações passadas e futuras. Cada capítulo é uma janela para o passado, uma recordação preciosa que nos conecta com as raízes daquilo que nos sustenta. Este livro não é apenas uma colação de fatos, datas, é um testemunho vivo do espírito de união, da força da fé, da dedicação incansável daqueles que ajudaram a construir e a moldar essa comunidade ao longo dos anos”. Disse o Reverendo.

O Prefeito de Boa Vista, André Gomes, lembrou que cada página do livro é uma volta ao passado, e uma oportunidade de resgatar as memórias locais com muito orgulho da tradição católica em torno do padroeiro Bom Jesus dos Martírios. “Foi, sem dúvidas, uma noite de muita nostalgia. Um momento saudosista para eternizar as memórias da nossa terra, reforçar nossa fé e se orgulhar dos talentos boa-vistenses”, disse o Prefeito.

Rosa ao agradecer a presença das pessoas, que em grande número preencheram as dependências do Plenário da Câmara, disse estar muito feliz pela conquista desta produção; paulatinamente agradeceu a todos que colaboraram, desde o poder legislativo e poder executivo, bem como reverendos que permitiram o acesso aos livros de Tombo para as pesquisas, por fim, desejou que a produção continue com as novas gerações.

Quem desejar assistir a Sessão Especial clique abaixo:

Sobre a Autora

Rosa Amélia Vitorino Guimarães é natural da Cidade de Boa Vista, Cariri Paraibano. É Casada com Anselmo Crispim Guimarães (jornalista) com quem teve dois filhos, Leonardo Vitorino Guimarães e Gabriella Vitorino Guimarães. Rosa é Professora Graduada pela Universidade Federal da Paraíba e Pós-Graduada pela Universidade Estadual da Paraíba. Exerceu o magistério na Rede Municipal de Ensino de Campina Grande-PB. Por muitos anos foi Coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa na Diocese de Campina Grande e atualmente, é membro da Cáritas Diocesana e da Comissão Diocesana de Pastoral para as Pastorais Sociais.

Onde encontrar o livro?

O livro História da Paróquia do Bom Jesus dos Martírios encontra-se à venda na secretaria da Paróquia de terça-feira à sábado, no valor de 80,00 (à vista ou pix); mais informações: 83 987242248.

Por: Ascom
Fotos: Ewerton Marinho