Festa de São José Operário: Bispo preside Missas em Areial e em Picuí

Postado em 01/05/24 às 23:477 minutos de leitura103 views

Neste dia 01 de maio, Dia do Trabalhador, a Igreja faz menção à Festa de São José Operário, Padroeiro dos Trabalhadores, na Diocese de Campina Grande, as paróquias celebraram suas missas e em especial aquelas que carregam o patronato do Pai de Jesus realizaram seus momentos mais festivos e especiais.

Na Paróquia de São José, em Areial-PB, o Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, presidiu Missa festiva, sendo acolhido pelo Pároco, Padre Danilo César e o diácono Jader, que acolheram também o Padre Douglas Júnior para esta celebração, e todo o povo de Deus que lotou as dependências da Igreja Matriz.

Neste mesmo dia à noite, o bispo também esteve na Paróquia de São Sebastião, em Picuí-PB, onde foi acolhido pelo Pároco, Padre Claudeci e pelo diácono Wanderley, lá presidiu a Crisma de 114 jovens e adultos. Um pouco mais cedo, à tarde, a paróquia também realizou a Crisma na Comunidade da cidade de Frei Martinho-PB, com a presidência do Vigário Geral, Padre Luciano Guedes que crismou 61 jovens e adultos.

Homilia pregada às Paróquias

Na homilia proferida, o bispo iniciou a sua fala destacando que neste dia, ao comemorar São José Operário, se reconhece, de modo eminente, a dignidade do trabalho humano como dever e aperfeiçoamento do homem e da mulher, exercício benéfico de seu domínio sobre o mundo criado, serviço à comunidade, prolongamento da Obra do Criador e contribuição ao plano da Salvação.

Falou ainda sobre a santidade e a dignidade que podem ser encontradas no labor diário, especialmente quando realizado com dedicação e oferecido a Deus. Lembrou do trabalho de São José como carpinteiro e sua relação com Jesus, mostrando como até mesmo as tarefas mais simples podem ser elevadas pela presença de Deus em nossas vidas.

“Qualquer trabalho nobre pode chegar a ser uma tarefa que aperfeiçoa aquele que o realiza, bem como toda a sociedade, e pode converter-se em meio de ajudar aos outros através da comunhão que existe entre todos os membros do Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja. Mas, para isso, é necessário não esquecer o fim sobrenatural que devem ter todos os atos da vida, mesmo os que se apresentam como muito duros ou difíceis”, disse.

E prosseguiu: “Pensemos hoje, junto a São José, no valor que damos às nossas ocupações, no esforço que pomos em acabá-las com perfeição, na pontualidade, na competência profissional, na serenidade -não contraposta à urgência- com a qual as realizamos... se o nosso trabalho for sempre humanamente bem feito, poderemos dizer com a liturgia da Missa de hoje, em homenagem a São José, padroeiro dos trabalhadores: ‘Ó Deus, fonte de todos os benefícios, olhai as oferendas que vos apresentamos na festa de São José, e fazei que estes dons se transformem em fonte de graça para aqueles que vos invocam’”.

Dom Dulcênio também lembrou a importância de São José como modelo de vida tanto para aqueles que seguem um caminho contemplativo quanto para aqueles que se dedicam ao trabalho ativo. Sua intercessão é invocada não apenas para obter graças específicas, mas também para nos conduzir no caminho da santidade em todas as áreas de nossas vidas.

“Peçamos a São José, para que nos ensine a realizar bem o ofício que nos ocupa tantas horas: as tarefas domésticas, a missão na Diocese, na Paróquia, o laboratório, o arado, o computador, o trabalho de carregar pacotes, de cuidar da portaria de algum edifício, de limpar, de ensinar, dentre tantos outros. São José enquanto trabalhava, tinha Jesus diante de si: peçamos a São José que nos ensine a ter essa presença de Deus que ele teve enquanto exercia seu ofício. Não esqueçamos também de Maria, a quem vamos dedicar este mês de maio com muito amor”, disse.

“Recorram, meus irmãos, a ele, ao modelo de vida ativa, aqueles que devem santificar-se no trabalho manual e na duríssima fadiga. Recorram todos a São José, para obter a pureza do corpo, da alma e do espírito. À sua vigilância, foi confiada a própria inocência, Jesus Cristo e a Virgem das virgens, Maria Santíssima. Recorram todos a São José, para obter uma morte santa, recompensa de uma vida pura”, findou.

Por: Ascom
Fotos: Pascons Paroquiais

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia