Missa de Páscoa na Catedral: Jesus Ressuscitou! Aleluia!

Postado em 31/03/24 às 14:554 minutos de leitura78 views

A Missa de Páscoa na Catedral de Campina Grande na manhã deste domingo, 31, foi presidida por Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo Diocesano, reunindo os diáconos da catedral, Anderson e Ricardo, além dos seminaristas e o povo de Deus para celebrar a ressurreição de Cristo.

Nesta missa, o Vigário Geral da Diocese, Padre Luciano Guedes, que concelebrou com o bispo, proferiu a homilia desta Solenidade. Sua mensagem foi uma profunda reflexão acerca do fato histórico da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo e o seu impacto na vida da igreja.

O Padre Luciano Guedes iniciou a sua homilia com seus cumprimentos de Páscoa, saudando a todos os presentes e os que acompanhavam a missa à distância pelo rádio e pela internet. O primeiro ponto trazido em sua homilia foi uma citação a Santo Agostinho, que ao falar da Páscoa cravou que Cristo é a nossa esperança.

Ao comentar o Evangelho de João 20, 1-9, o padre explicou que se trata do relato que descreve o momento em que Maria Madalena visita o túmulo de Jesus após sua crucificação e descobre que o túmulo está vazio.

Segundo o Pároco, a boa nova provocou, no primeiro instante, um temor e um espanto tão fortes que Maria saiu correndo para dá a notícia. “Maria viu a pedra retirada, Maria correu para dá a notícia. É o primeiro ato de fé, gerado pela solicitude de uma mulher discípula”, disse.

Ao meditar na ressurreição, o Vigário Geral lembrou que este fato é a chave de interpretação para toda a nossa existência, que dá sentido e gera esperança na vida eterna: “A ressurreição do senhor é uma realidade central da nossa fé católica, pregada desde o começo do cristianismo, é a prova suprema da divindade de Jesus”, pregou.

“A ressurreição não é uma teoria, é uma realidade histórica revelada por Jesus Cristo que abriu um caminho novo entre a terra e o céu. Não é um mito, um sonho, uma utopia, a ressurreição é um fato único e irrepetível. Vivemos neste mundo em viagem para a pátria definitiva. Cristo ressuscitou para levar consigo os homens fazendo participantes da sua glória”, disse.

O Padre Luciano ainda lembrou que Jesus ressuscitou para que ele mesmo viva em nós, a todo tempo e em todo lugar, doravante, a morte não tem mais poder sobre o homem e o mundo, e 2024 anos depois, Jesus continua agindo e contando com homens e mulheres que continuem testemunhando a sua presença em nosso meio.

Por fim, o Pároco da Catedral falou sobre o jubileu dos 75 anos da Diocese a ser vivenciado nesta Páscoa e disse que a Igreja de Campina Grande tem muito a agradecer a Deus por esse tempo de caminhada e pelas ações do ressuscitado que se manifesta no clero, nos leigos e nos diversos feitos desta igreja particular fincada no Planalto da Borborema.

Por: Ascom
Fotos: Setor Diocesano de Fotografias.